Continua após a publicidade..
A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos. A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.
A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o
mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e
dos conhecimentos científicos.
mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e
dos conhecimentos científicos.
A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.
- A)Nos eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, é possível ver a sombra projetada pelo planeta no satélite.
- B)As constelações, tais como o Cruzeiro do Sul, são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra.
- C)A estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, sendo que a maioria delas é ofuscada pela luz solar.
- D)O Sol e a Lua são atraídos em torno do polo magnético da Terra que está no centro do disco, denominado de Polo Norte.
- E)A Lua gira em um compasso diferente do Sol e quando ambos se cruzam a lua armazena radiação solar até ficar cheia.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Além disso, é fundamental que a divulgação científica seja feita de forma clara e acessível, para que as pessoas possam compreender facilmente os conceitos científicos e distinguir entre conhecimento científico e pseudociência. Isso porque a proliferação de informações falsas ou distorcidas pode ter consequências graves, como a perda de confiança na ciência e nos científicos, o que pode levar a decisões mal informadas e à perda de oportunidades.
Nesse sentido, é importante que os meios de comunicação e as redes sociais sejam utilizados de forma responsável, para que as informações científicas sejam disseminadas de forma clara e precisa. Além disso, é fundamental que os científicos e especialistas sejam ouvidos e respeitados, para que possam contribuir com sua expertise e conhecimento para a discussão dos temas científicos.
Portanto, é essencial que a sociedade como um todo se esforce para promover a cultura científica e a educação científica, para que as pessoas possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada. Isso pode ser feito através da implementação de programas de educação científica em escolas e universidades, bem como pela criação de espaços de discussão e divulgação científica.
Assim, a partir do exemplo citado, podemos concluir que o conhecimento científico é fundamental para a compreensão do mundo e da realidade. E, portanto, é essencial que a sociedade se esforce para promover a cultura científica e a educação científica, para que as pessoas possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada.
Em resumo, a divulgação científica é uma ferramenta importante para a promoção da cultura científica e da educação científica. E, portanto, é essencial que os meios de comunicação e as redes sociais sejam utilizados de forma responsável, para que as informações científicas sejam disseminadas de forma clara e precisa. Além disso, é fundamental que os científicos e especialistas sejam ouvidos e respeitados, para que possam contribuir com sua expertise e conhecimento para a discussão dos temas científicos.
E, no exemplo citado, podemos ver que a alternativa A) é a resposta correta, pois descreve um fenômeno natural que ocorre durante os eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite. Isso é um exemplo de conhecimento científico, pois é baseado em observações e experimentos que comprovam a teoria.
Já as outras alternativas apresentam informações que não são precisas ou que são baseadas em crenças ou superstições. Por exemplo, a alternativa B) afirma que as constelações são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra, o que não é verdade, pois as constelações visíveis dependem da localização e do horário.
Além disso, a alternativa C) afirma que a estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, o que não é verdade, pois a estrela Polar é uma estrela que parece fixa devido à sua proximidade com o polo norte celestial, mas na verdade ela também gira em torno do centro da galáxia.
As alternativas D) e E) também apresentam informações que não são precisas ou que são baseadas em crenças ou superstições. Portanto, é fundamental que as pessoas tenham acesso a informações científicas precisas e confiáveis, para que possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário