Questões Sobre Sistema Solar - Ciências - concurso
Questão 11
distante aproximadamente 150 milhões de
quilômetros de nós, e é responsável por manter
todo o Sistema Solar em
sua interação gravitacional: oito planetas e os
demais corpos celestes que o compõem, como
planetas anões, asteróides e cometas. O Sol
pode ser dividido em partes com diferentes
propriedades físicas: Núcleo, Zona radiativa,
Zona convectiva, Fotosfera, Cromosfera e
Coroa. As definições abaixo correspondem a
cada uma das propriedades físicas do Sol:
de quilômetros ao redor do Sol, sua
temperatura pode chegar a 1.000.000 ºC.
nela que toda a luz solar é irradiada.
processo de nucleossíntese representa
cerca de 25% da massa do Sol.
pelo núcleo é refletida por muitas vezes, e
essa leva milhares de anos para escapar de
seu interior.
por meio da convecção, nessa região
ocorrem erupções solares.
a transição entre a atmosfera solar e a coroa
solar.
e suas definições a resposta que representa
cada característica com seu conceito é:
- A)Núcleo – III, Zona radiativa – IV, Zona convectiva – V, Fotosfera – II, Cromosfera – VI e Coroa I.
- B)Núcleo – I, Zona radiativa – II, Zona convectiva III, Fotosfera – IV, Cromosfera – V e Coroa – VI.
- C)Núcleo – IV, Zona radiativa – V, Zona convectiva – VI, Fotosfera – II, Cromosfera – I e Coroa – III.
- D)Núcleo – III, Zona radiativa – I Zona convectiva – II, Fotosfera – V, Cromosfera – IV e Coroa – VI.
- E)Núcleo – II Zona radiativa – I, Zona convectiva – VI, Fotosfera – V, Cromosfera – IV e Coroa – III.
A alternativa correta é A)
Questão 12
Solar. Um filósofo grego conhecido por Aristóteles (384 a.C., 322 a.C.), defendia a ideia de que a Terra
era o centro do universo. Hipótese defendida também pelo filósofo grego Ptolomeu (século II a.C.) em
obra conhecida como “Almagesto”, onde ele descreve que planeta Terra estaria fixo no centro do
Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Essa teoria foi adotada por
teólogos cristãos medievais que rejeitavam qualquer outra hipótese que não colocasse a Terra em lugar
privilegiado. Um dos primeiros modelos do universo em que a Terra não estava no centro foi proposto
por um sacerdote cristão, o polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Utilizando as observações dos
astros disponíveis na época, Copérnico concluiu que o Sol estaria no centro do universo, com a Terra e
os demais planetas girando ao seu redor. Essa teoria foi comprovada por dois astrónomos, o alemão
Johannes Kepler e o italiano Galileu Galilei, os quais defenderam publicamente a teoria de Copérnico.
II. Kepler defendia que a velocidade de um planeta não está relacionada com a distância a que ele está
do Sol;
III. Com base em observações noturnas por meio de um telescópio, Galileu descobriu que o planeta
Júpiter possuía vários pequenos satélites, que orbitavam ao seu redor.
- A)Apenas os itens I e II estão corretos.
- B)Apenas os itens I e III estão corretos.
- C)Apenas os itens II e III estão corretos.
- D)Todos os itens estão corretos.
A alternativa correta é B)
Questão 13
Em alguns estados brasileiros, entre
os meses de outubro e fevereiro, ocorria
anualmente o adiantamento dos relógios em
uma hora, medida conhecida como horário
brasileiro de verão, que visava a economia de
energia elétrica.
Essa medida era adotada porque, nesse
período, a incidência de luz solar ao longo do
dia é mais
- A)curta.
- B)clara.
- C)longa.
- D)quente.
A alternativa correta é C)
Essa medida era adotada porque, nesse período, a incidência de luz solar ao longo do dia é mais longa. Isso significava que as pessoas poderiam aproveitar melhor a luz natural durante o dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e, consequentemente, economizando energia elétrica.
Além disso, o horário brasileiro de verão também ajudava a reduzir o consumo de energia em outros setores, como o industrial e o comercial. Com a mudança de horário, as indústrias e comércios podiam funcionar durante um período mais prolongado de luz natural, o que também contribuía para a economia de energia.
No entanto, é importante notar que o horário brasileiro de verão não era adotado em todos os estados brasileiros. Alguns estados, como o Amapá e o Pará, por exemplo, não adotavam essa medida devido às suas características geográficas e climáticas específicas. Nesses estados, a incidência de luz solar ao longo do dia não variava significativamente ao longo do ano, o que tornava desnecessária a mudança de horário.
Apesar disso, o horário brasileiro de verão foi uma medida importante para o país, pois contribuiu para a economia de energia elétrica e ajudou a reduzir os custos de produção de eletricidade. Além disso, também ajudou a conscientizar a população sobre a importância da economia de energia e do uso racional dos recursos naturais.
Questão 14
Assembleia Geral da União Astronômica
Internacional foi aprovada a nova definição de
planeta. Foram estabelecidos três critérios básicos
para essa definição. Escolha o item que não
contempla esses critérios.
- A)Orbitar o Sol.
- B)Não sofrer metamorfismos decorrentes da fusão e fracionamento gravitacional.
- C)Possuir massa suficiente para que a auto-gravitação supere a rigidez do material, tomando a forma esférica.
- D)Não possuir corpos de massa semelhante nas proximidades de sua órbita.
A alternativa correta é B)
Essa nova definição de planeta trouxe mudanças significativas na forma como os astrônomos entendiam esses corpos celestes. Até então, o conceito de planeta era mais amplo e não havia uma definição precisa. No entanto, com a aprovação desses três critérios básicos, foi possível estabelecer uma distinção clara entre planetas e outros tipos de objetos no sistema solar.
Um dos principais motivos para a reformulação da definição de planeta foi a descoberta de objetos como Plutão e Éris, que apresentavam características semelhantes às dos planetas, mas não se encaixavam perfeitamente na definição anterior. Com a nova definição, esses objetos passaram a ser classificados como planetas anões, uma categoria criada especialmente para eles.
A definição de planeta também trouxe implicações para a forma como os astrônomos estudam o sistema solar. Com a criação de uma definição mais precisa, foi possível estabelecer parâmetros mais claros para a identificação de planetas em outros sistemas planetários. Além disso, a nova definição permitiu que os astrônomos se concentrassem em estudos mais aprofundados sobre as características dos planetas e sua formação.
No entanto, a definição de planeta também gerou polêmica e debate na comunidade científica. Alguns astrônomos argumentaram que a nova definição era demasiado restrita e que excluía objetos que possuíam características planetárias. Outros defenderam que a definição era necessária para estabelecer uma distinção clara entre planetas e outros objetos no sistema solar.
Em resumo, a definição de planeta aprovada em 2006 pela União Astronômica Internacional trouxe mudanças significativas na forma como os astrônomos entendem os planetas e o sistema solar. Embora tenha gerado debate e polêmica, a definição permitiu que os astrônomos estabeleçam parâmetros mais claros para a identificação de planetas e se concentrassem em estudos mais aprofundados sobre as características dos planetas e sua formação.
- A) Orbitar o Sol.
- B) Não sofrer metamorfismos decorrentes da fusão e fracionamento gravitacional.
- C) Possuir massa suficiente para que a auto-gravitação supere a rigidez do material, tomando a forma esférica.
- D) Não possuir corpos de massa semelhante nas proximidades de sua órbita.
O item B) Não sofrer metamorfismos decorrentes da fusão e fracionamento gravitacional não contempla os critérios básicos estabelecidos pela União Astronômica Internacional para a definição de planeta.
Questão 15
ocorrem sob determinadas condições naturais. A época de
ocorrência, a duração e as circunstâncias desses eclipses
dependem da geometria variável do sistema Terra-Lua-Sol.
respectivamente, são
- A)nova e cheia.
- B)minguante e nova.
- C)minguante e crescente.
- D)cheia e crescente.
- E)nova e minguante.
A alternativa correta é A)
- A)nova e cheia.
- B)minguante e nova.
- C)minguante e crescente.
- D)cheia e crescente.
- E)nova e minguante.
Questão 16
menor planeta do sistema solar, respectivamente:
- A)Marte e Júpiter.
- B)Saturno e Urano.
- C)Saturno e Mercúrio.
- D)Júpiter e Mercúrio.
- E)Mercúrio e Vênus.
A alternativa correta é D)
Alright, let's dive into the fascinating world of our solar system! The question is, which option presents the largest and smallest planets, respectively?
The correct answer is D) Jupiter and Mercury. But before we get into that, let's take a brief look at each option:
- A) Mars and Jupiter - Mars is indeed a planet, but it's not the smallest. And Jupiter, as we'll see, is the largest. So, this option is close, but not quite there.
- B) Saturn and Uranus - Both of these planets are gas giants, but they're not the largest and smallest, respectively. Saturn is a beauty, with its stunning ring system, but it's not the biggest. And Uranus, well, it's an icy giant, but not the smallest.
- C) Saturn and Mercury - Again, Saturn is a great planet, but it's not the largest. And Mercury, as we'll see, is the smallest. So, this option is close, but not quite correct.
- D) Jupiter and Mercury - Ah, now we're talking! Jupiter is indeed the largest planet in our solar system, with a diameter of approximately 142,984 kilometers (88,846 miles). And Mercury, with a diameter of about 4,879 kilometers (3,031 miles), is the smallest. This option is the correct answer!
- E) Mercury and Venus - Mercury is the smallest, but Venus is not the largest. Venus is actually the second planet from the sun and has a thick atmosphere that traps heat, making it the hottest planet. But it's not the largest.
So, there you have it! The correct answer is D) Jupiter and Mercury. Now, let's take a closer look at these two planets:
Jupiter, the largest planet, is a gas giant, composed mostly of hydrogen and helium. It's a massive world, with a stormy atmosphere and some pretty cool features, like the Great Red Spot, a giant storm that's been raging for centuries.
Mercury, on the other hand, is a small, rocky planet, with a highly elliptical orbit that takes it close to the sun. It's a scorching hot world, with temperatures reaching up to 427°C (801°F) during the day, and dropping to -173°C (-279°F) at night.
And that's it! I hope you learned something new about our solar system and the largest and smallest planets, Jupiter and Mercury.
Questão 17
assinale a alternativa correta.
- A)Os planetas giram ao redor de uma estrela e possuem luz própria.
- B)Todos os astros possuem luz própria.
- C)Os planetas giram ao redor de uma estrela e não possuem luz própria.
- D)O Sistema Solar não conta com uma estrela central.
- E)As estrelas são astros que giram ao redor dos planetas.
A alternativa correta é C)
Here is the continued text in Portuguese, using HTML format:O Sistema Solar é um sistema planetário que compreende oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Além dos planetas, o Sistema Solar também é composto por outros astros, como luas, asteroides, cometas e meteoroides.
Os planetas, como mencionado na alternativa correta C), giram ao redor de uma estrela, que é o Sol. A luz que recebemos da estrela é fundamental para a vida na Terra e nos outros planetas. No entanto, os planetas não possuem luz própria, diferentemente das estrelas.
Já as estrelas, como o Sol, são astros que emitem luz e calor por meio de reações nucleares em seu interior. São os corpos celestes que iluminam e aquecem os planetas e outros astros que os circundam.
Portanto, a alternativa A) está errada, pois os planetas não possuem luz própria. Além disso, a alternativa B) também está errada, pois nem todos os astros possuem luz própria. A alternativa D) é outra opção incorreta, pois o Sistema Solar tem uma estrela central, que é o Sol. E a alternativa E) é absurda, pois as estrelas não giram ao redor dos planetas, mas sim os planetas que giram ao redor das estrelas.
Em resumo, o Sistema Solar é um sistema planetário que compreende oito planetas que giram ao redor de uma estrela, que é o Sol, e não possuem luz própria.
Questão 18
três elementos principais: o disco, o bojo e o halo.
III. Compreender a cidadania como participação social e política
não é um dos objetivos do Ensino Fundamental nas escolas
públicas.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Está correta a afirmativa II, apenas.
- D)Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é D)
Para responders à questão, é necessário analisar cada uma das afirmativas apresentadas.
Essa afirmativa é VERDADEIRA, pois atualmente o Sistema Solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Pluto, que anteriormente era considerado um planeta, atualmente é classificado como um planeta anão.
Essa afirmativa também é VERDADEIRA, pois a Via Láctea, que é a galáxia que abriga o Sistema Solar, tem um modelo espiral e é composta por três elementos principais: o disco, que é a região central e plana da galáxia; o bojo, que é a região central mais densa e esférica; e o halo, que é a região mais externa e esférica.
Essa afirmativa é FALSA, pois o Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo, entre outros, desenvolver a compreensão da cidadania como participação social e política, preparando os alunos para exercerem seus direitos e deveres em sociedade.
Questão 19
asteroides e outros tipos de corpos celestes.
II. O Sol é a única estrela do Sistema Solar.
III. O Pampa caracteriza-se, principalmente, por ser formado por
uma vegetação herbácea e arbustiva.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D)Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é E)
Vamos analisar cada afirmativa para escolher a resposta certa:
Questão 20
II. Os oito planetas que compõem o Sistema Solar são, em ordem
de proximidade com o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter,
Saturno, Urano e Netuno.
III. A garantia de padrão de qualidade é uma das bases da
educação brasileira.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
- D)Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é E)
Resposta: E) Todas as afirmativas estão corretas.