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Questões Sobre Universo - Ciências - concurso

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Questão 1

“A força gravitacional expressa a atração física entre os corpos – e varia de acordo
com a massa. Um exemplo cotidiano da ação dessa força é a maré oceânica, resultado da interação
gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol, que faz a Terra se deformar diariamente. […]. A aceleração
da gravidade varia sutilmente em cada ponto da Terra, de acordo com o relevo e a densidade das
rochas do seu interior, já que a distribuição de massa na Terra é heterogênea”. Fonte: Fioravanti, C.
2011. Medições apuradas deformam a esfera perfeita vista do espaço. Revista Pesquisa FAPESP. p.
44-47. Sobre as forças gravitacionais, é correto afirmar que:

  • A)A Terra se mantém em uma órbita elíptica em torno do Sol devido à força gravitacional exercida pelo Sol.
  • B)A Lua atrai a Terra na mesma direção que a Terra atrai a Lua, mas com menor intensidade e em sentidos opostos.
  • C)Apenas a Terra atrai a Lua, e essa atração determina a ocorrência de marés.
  • D)A superfície da Terra é deformada pela força gravitacional diferencial exercida pelo Sol.
  • E)A força de atração entre dois corpos é uma grandeza vetorial e, por isso, tem sentido e direção, mas não tem módulo.
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A alternativa correta é A)

A resposta correta é A) A Terra se mantém em uma órbita elíptica em torno do Sol devido à força gravitacional exercida pelo Sol. Isso ocorre porque a força gravitacional é uma força universal que atua entre todos os corpos com massa, e a Terra e o Sol são dois corpos com massas significativas. A força gravitacional exercida pelo Sol sobre a Terra é a responsável por manter a Terra em sua órbita elíptica, e não o contrário, ou seja, a Terra não mantém o Sol em sua órbita.Já a opção B) é parcialmente correta, pois a Lua atrai a Terra e a Terra atrai a Lua, mas não é verdade que a atração seja na mesma direção. A atração gravitacional entre a Terra e a Lua é mútua, mas a direção da força gravitacional depende da posição dos corpos no espaço. Além disso, a intensidade da força gravitacional também depende da massa dos corpos e da distância entre eles.A opção C) é completamente errada, pois a atração gravitacional entre a Terra e a Lua é mútua, e não apenas a Terra atrai a Lua. Além disso, a ocorrência de marés é resultado da interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol, e não apenas da atração da Terra sobre a Lua.A opção D) é parcialmente correta, pois a superfície da Terra é deformada pela força gravitacional diferencial exercida pelo Sol, mas não é a única força responsável por essa deformação. A gravidade também é influenciada pela Lua e pela própria rotação da Terra.Por fim, a opção E) é completamente errada, pois a força de atração entre dois corpos é uma grandeza vetorial que tem sentido, direção e módulo. O módulo da força gravitacional depende da massa dos corpos e da distância entre eles.Em resumo, a força gravitacional é uma força fundamental que atua entre todos os corpos com massa, e é responsável por uma série de fenômenos naturais, como a órbita dos planetas, a ocorrência de marés e a deformação da superfície da Terra. É importante entender como essa força atua e como ela é influenciada pelas massas e distâncias entre os corpos no espaço.

Questão 2

Na história das Ciências são notáveis as novas teorias, especialmente a partir do século XVI, quando
começa a surgir a Ciência Moderna, cujos resultados ampliam as relações entre Ciência e Tecnologia. A
Ciência Moderna se inicia com os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) na:

  • A)Astronomia.
  • B)Física Quântica.
  • C)Botânica.
  • D)Geociência.
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A alternativa correta é A)

Na história das Ciências são notáveis as novas teorias, especialmente a partir do século XVI, quando começa a surgir a Ciência Moderna, cujos resultados ampliam as relações entre Ciência e Tecnologia. A Ciência Moderna se inicia com os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) na:

  • A)Astronomia.
  • B)Física Quântica.
  • C)Botânica.
  • D)Geociência.

Esses três científicos contribuíram significativamente para o entendimento do universo e das leis que o regem. Copérnico, por exemplo, propôs o modelo heliocêntrico, onde a Terra e os outros planetas orbitam em torno do Sol, revolucionando a compreensão da estrutura do sistema solar. Kepler, por sua vez, descobriu as leis do movimento planetário, demonstrando que as órbitas dos planetas são elípticas e não circulares. Já Galileu, com suas observações telescópicas, forneceu evidências empíricas para a teoria heliocêntrica e contribuiu para o estabelecimento da física moderna.

A partir dessas contribuições, a Ciência Moderna começou a se desenvolver em diversas áreas, como a Física, a Química, a Biologia e a Matemática. A Física, em particular, sofreu uma transformação significativa com a obra de Isaac Newton, que estabeleceu as leis do movimento e da gravitação universal. Essas leis permitiram a previsão de fenômenos naturais com grande precisão, o que contribuiu para o estabelecimento da Ciência Moderna como uma ferramenta poderosa para o entendimento do mundo.

Além disso, a Ciência Moderna também se caracterizou pela busca por uma compreensão mais profunda da natureza, com a formulação de teorias como a teoria da evolução, que explica a diversidade de espécies na Terra, e a teoria da relatividade, que descreve a natureza do espaço e do tempo. Essas teorias, entre outras, permitiram que a humanidade avançasse em seu conhecimento sobre o universo e suas leis.

Em resumo, a Ciência Moderna se inicia com os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu, que contribuíram para o estabelecimento de uma nova compreensão do universo e suas leis. A partir daí, a Ciência se desenvolveu em diversas áreas, com a formulação de teorias e leis que permitiram uma compreensão mais profunda da natureza e do mundo que nos rodeia.

Questão 3

Leia as afirmativas a seguir:

I.
Vygotsky e Wallon defendem o pressuposto de que o
desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado.

II.
Um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve
adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.

III.
A Via Láctea é composta por estrelas, astros menores, gás,
poeira e matéria escura.
Marque a alternativa CORRETA:

  • A)Nenhuma afirmativa está correta.
  • B)Está correta a afirmativa I, apenas.
  • C)Está correta a afirmativa II, apenas.
  • D)Está correta a afirmativa III, apenas.
  • E)Todas as afirmativas estão corretas.
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A alternativa correta é D)

Here is the completed text in Portuguese (Brazil) with HTML formatting:

Leia as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky e Wallon defendem o pressuposto de que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado.
II. Um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
III. A Via Láctea é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A)Nenhuma afirmativa está correta.
  • B)Está correta a afirmativa I, apenas.
  • C)Está correta a afirmativa II, apenas.
  • D)Está correta a afirmativa III, apenas.
  • E)Todas as afirmativas estão corretas.

Afirmativa I apresenta uma visão controversa sobre o desenvolvimento e aprendizado. Embora Vygotsky seja conhecido por sua teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal, não há evidência de que ele defendesse que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado. Wallon, por outro lado, teve uma abordagem mais focada na importância do meio ambiente no desenvolvimento.

Afirmativa II apresenta uma visão limitada e rígida sobre a avaliação do conhecimento. A assimilação ativa de conhecimentos deve ser uma prática flexível e adaptável, que permita ao indivíduo absorver e processar informações de maneira eficaz. Um sistema classificatório e inflexível de avaliação pode ser contraproducente e limitar o potencial de aprendizado.

Afirmativa III, por outro lado, é uma afirmação científica comprovada. A Via Láctea, nossa galáxia de origem, é composta por estrelas, astros menores, gás, poeira e matéria escura. Essa composição é amplamente reconhecida pela comunidade científica e é sustentada por uma vasta quantidade de evidências observacionais e experimentais.

Portanto, a alternativa correta é D) Está correta a afirmativa III, apenas.

Questão 4

Em 2019 uma chuva de meteoros Geminidas pôde ser vista
no Espírito Santo, principalmente na região norte do
estado.
Os meteoros sio:

  • A)astros bem menores que os asteroides e, em geral, se desintegram na atmosfera terrestre.
  • B)corpos celestes oriundos do Cinturão de Asteroides.
  • C)astros que, vindos do espaço, atingem a superfície da Terra.
  • D)meteoroides que atingiram a superfície do nosso planeta.
  • E)asteroides que apresentam forma esférica ao entrar na atmosfera terrestre.
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A alternativa correta é A)

Além disso, os meteoros Geminidas são um dos mais intensos e espetaculares espetáculos celestes que podemos observar no céu noturno. Eles são conhecidos por seu brilho intenso e rápida movimentação, podendo atingir velocidades de até 35 km/s.

A origem dos meteoros Geminidas é atribuída ao asteroide 3200 Phaethon, que é um asteroide Apolo que se aproxima muito do Sol. Quando o asteroide se aproxima do Sol, a radiação solar faz com que pequenos fragmentos se desprendam de sua superfície, criando uma trilha de detritos que eventualmente entram na atmosfera da Terra.

Quando esses fragmentos entram na atmosfera, eles se desintegram devido ao atrito com o ar, produzindo um brilho intenso e característico. É essa combinação de velocidade e brilho que faz com que os meteoros Geminidas sejam tão impressionantes.

A chuva de meteoros Geminidas é um evento anual que ocorre entre 4 e 16 de dezembro, com o pico de atividade geralmente ocorrendo em torno de 13 de dezembro. Durante esse período, é comum observar dezenas a centenas de meteoros por hora, dependendo da intensidade da chuva.

No entanto, é importante lembrar que a visibilidade dos meteoros Geminidas pode variar de ano para ano, dependendo de fatores como a lua cheia, a nuvem de detritos e a quantidade de partículas que entram na atmosfera.

Apesar disso, a chuva de meteoros Geminidas é um dos eventos mais populares e esperados do ano entre os astrônomos e entusiastas da astronomia, e é uma excelente oportunidade para se conectar com o universo e apreciar a beleza e a complexidade do céu noturno.

Questão 5

O modelo de universo mais aceito pela comunidade
científica, conhecido como modelo cosmológico
padrão, prevê que o universo teve início há cerca de
13,7 bilhões de anos a partir da explosão de um átomo
primordial, causando um cataclismo cósmico. Esse
instante inicial é denominado de Big Bang. Analise as
afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Proposta por Aristóteles, o Big Bang representa a ideia
de que o Sol está no centro do universo e de que a
Terra gira em torno dele.
II. A Teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de
Edwin Hubble (1889-1953) de que as galáxias estão se
afastando em todas as direções.
III. O universo é esférico, a Terra é circundada por objetos
celestes que descrevem órbitas geométricas e previsíveis.
IV. Os cosmólogos usam o termo Big Bang para se referir
à ideia de que o universo estava originalmente muito
quente e denso em algum tempo finito no passado.

  • A)Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • C)Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
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A alternativa correta é B)

É importante notar que as afirmativas apresentadas não condizem totalmente com o modelo cosmológico padrão. Afirmativa I, por exemplo, está completamente errada. Aristóteles propôs um modelo geocêntrico, onde a Terra está no centro do universo e os planetas e objetos celestes orbitam em torno dela. Já o Big Bang é um modelo que descreve a origem do universo a partir de uma singularidade, como mencionado anteriormente.


Já a afirmativa II é verdadeira. Edwin Hubble foi um astrônomo estadunidense que fez importantes contribuições para a compreensão do universo. Seus estudos sobre as galáxias distantes revelaram que elas estão se afastando em todas as direções, o que é uma evidência forte para o modelo do Big Bang.


A afirmativa III também não condiz com o modelo cosmológico padrão. Embora seja verdade que a Terra seja circundada por objetos celestes que descrevem órbitas, o modelo cosmológico padrão não descreve o universo como esférico. Além disso, as órbitas dos objetos celestes não são tão previsíveis quanto se imaginava antigamente, devido à complexidade dos movimentos celestes.


Já a afirmativa IV é verdadeira. O modelo do Big Bang propõe que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado, o que é conhecido como a singularidade. Com o passar do tempo, o universo se expandiu e esfriou, originando as estruturas que vemos hoje.


Portanto, apenas as afirmativas II e IV estão corretas, o que faz com que a alternativa B seja a resposta certa.

Questão 6

Atualmente, a explicação mais aceita para a origem do
Universo é a teoria do Big Bang (Grande Explosão),
onde ocorre a explosão de toda a matéria que estava
concentrada em um único ponto com altíssima
densidade. A partir deste momento, o Universo tende a
se expandir, formando as galáxias e estrelas. O sistema
onde encontra-se a Terra é chamado de Sistema Solar.
Sobre o Sistema Solar, analise as afirmativas abaixo e
assinale a alternativa correta.

I. São quatro os planetas terrestres (sólidos), Mercúrio,
Vênus, Terra e Marte e possuem este nome pois todos
os compostos voláteis existentes em suas estruturas
foram perdidos.

II. Os planetas terrestres são assim chamados pois são
formados pelos materiais menos voláteis, como silicatos
e metais.

III. Os planetas mais afastados do Sistema Solar são
compostos basicamente de gases, que conseguiram se
manter devido a baixa temperatura nestas regiões mais
afastadas.

IV. Os planetas mais afastados (exteriores) são os maiores,
são eles, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

V. A gravidade nos planetas gigantes é baixa, por isso
mantém somente os gases em sua composição.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III, IV e V
  • B)I, II, III, e IV, apenas
  • C)I, II, III e V, apenas
  • D)I, II e III, apenas
  • E)II, III e IV, apenas
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A alternativa correta é D)

Portanto, as afirmativas que apresentam informações corretas sobre o Sistema Solar são as seguintes:

I e II: Sim, os planetas terrestres são quatro (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e são chamados assim porque são formados por materiais menos voláteis, como silicatos e metais.

III: Sim, os planetas mais afastados do Sistema Solar, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são compostos basicamente de gases, que se mantiveram devido à baixa temperatura nestas regiões mais afastadas.

No entanto, as afirmativas IV e V apresentam erros. IV é falsa porque Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta anão. Além disso, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno não são apenas os planetas mais afastados, mas também os maiores do Sistema Solar.

V é falsa porque a gravidade nos planetas gigantes não é baixa. Pelo contrário, é muito alta, o que permite que eles mantenham seus gases em sua composição.

Logo, as afirmativas corretas são I, II e III, portanto a resposta certa é a opção D).

É importante ressaltar que o conhecimento sobre o Sistema Solar é amplo e complexo, e é fundamental ter conhecimento sobre a formação e estrutura dos planetas para entender melhor o universo em que vivemos.

Além disso, é fundamental estar sempre atualizado com as novas descobertas científicas, pois elas podem mudar nossa compreensão sobre o universo e seus mistérios.

E é justamente essa curiosidade e busca pelo conhecimento que nos leva a continuar estudando e descobrindo mais sobre o universo e seu funcionamento.

Questão 7

Dentre as teorias de Origem do Universo,
uma delas pressupõe que uma única
força foi dividida em outras quatro
forças fundamentais do universo: a força
da gravidade, a força eletromagnética, a
força nuclear forte e a força nuclear fraca.
A qual teoria o enunciado se refere?

  • A)Teoria do Estado Estacionário.
  • B)Teoria do Big-Bang.
  • C)Teoria da Inflação Cósmica.
  • D)Teoria do Universo Oscilante.
  • E)Teoria da Biogênese.
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A alternativa correta é C)

A teoria que se refere é a Teoria da Inflação Cósmica, que sugere que o universo começou muito quente e denso, e que uma única força foi dividida em quatro forças fundamentais. Essa teoria foi desenvolvida nos anos 80 pelo físico americano Alan Guth, e desde então tem sido amplamente aceita pela comunidade científica.

A Teoria da Inflação Cósmica é uma extensão da Teoria do Big-Bang, que descreve a origem do universo a partir de uma singularidade muito quente e densa. De acordo com a Teoria do Big-Bang, o universo começou a se expandir cerca de 13,8 bilhões de anos atrás, e desde então tem seguido uma trajetória de expansão e resfriamento.

A Teoria da Inflação Cósmica adiciona uma nova camada de complexidade à Teoria do Big-Bang, sugerindo que o universo passou por uma fase de expansão muito rápida, conhecida como inflação, nos primeiros momentos após o Big-Bang. Durante essa fase, a energia do vácuo do universo foi convertida em partículas, que posteriormente se combinaram para formar as quatro forças fundamentais.

A divisão da força única em quatro forças fundamentais é um processo conhecido como simetria quebrada. Na Teoria da Inflação Cósmica, a simetria quebrada ocorre quando o universo alcança uma temperatura crítica, conhecida como temperatura de quebra de simetria. Nesse ponto, a força única se divide em quatro forças fundamentais, que são responsáveis pelas interações entre as partículas do universo.

A Teoria da Inflação Cósmica é suportada por uma série de evidências observacionais, incluindo a radiação cósmica de fundo, a distribuição de galáxias e a formação de estruturas no universo. Além disso, a teoria tem sido testada por meio de simulações computacionais e experimentos de alta energia.

Em resumo, a Teoria da Inflação Cósmica é uma teoria que descreve a origem do universo e a divisão da força única em quatro forças fundamentais. Essa teoria é suportada por evidências observacionais e experimentais, e é considerada uma das principais teorias que explicam a origem e a evolução do universo.

Questão 8

Considere o diálogo escrito por Brecht entre Galileu e seu jovem criado e aluno Andrea.

G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma
bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé,
atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?

A – À esquerda.

G – Como fazer para ele passar para a direita?


A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.

G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?

A – À direita.


G – E ele se moveu?

A – Ele, não.

G – O que é que se moveu?

A – Eu.

G – (berrando) Errado! A cadeira!

A – Mas eu com ela!


G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio-dia o
sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?

(Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_ galileu_2012_03_19. pdf)

A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o

  • A)Antropocentrismo.
  • B)Geocentrismo.
  • C)Heliocentrismo.
  • D)Evolucionismo.
  • E)Criacionismo.
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A alternativa correta é C)

A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o heliocentrismo. Galileu está mostrando a Andrea que o Sol não se move, mas sim a Terra, e que a nossa percepção da realidade pode ser enganosa.

Essa cena do diálogo entre Galileu e Andrea é emblemática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo. A visão geocêntrica, que era a visão predominante na época, colocava a Terra no centro do universo e considerava que o Sol e os planetas giravam em torno dela. Já a visão heliocêntrica, defendida por Galileu e Copérnico, colocava o Sol no centro do sistema solar e os planetas giravam em torno dele.

A cena também destaca a importância da experimentação e da observação na construção do conhecimento científico. Galileu não está apenas explicando uma teoria abstrata, mas está mostrando a Andrea como podemos chegar a essa conclusão através de uma experiência simples, como a movimentação da cadeira.

Além disso, a cena também pode ser lida como uma crítica à dogmaticidade e à falta de questionamento das autoridades estabelecidas. Galileu está mostrando que a verdade não é algo que é imposto de cima para baixo, mas sim algo que pode ser descoberto através da observação e da experimentação.

Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da experimentação, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.


O diálogo também pode ser visto como uma metáfora para a relação entre o conhecimento e a realidade. Galileu está mostrando que a realidade não é algo que é objetivo e absoluto, mas sim algo que é construído através da nossa percepção e da nossa interpretação.

Essa ideia é ainda mais relevante quando consideramos que a peça de Brecht foi escrita em uma época em que a ciência estava passando por uma grande transformação. A visão heliocêntrica do universo estava começando a ganhar força, e a autoridade da Igreja Católica estava sendo questionada.

A cena do diálogo entre Galileu e Andrea pode ser vista como uma representação da luta entre a razão e a fé, entre a ciência e a religião. Galileu está defendendo a visão heliocêntrica do universo, que é baseada em observações e experimentos, enquanto a Igreja Católica está defendendo a visão geocêntrica, que é baseada em dogmas e autoridades.

Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da razão, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.

Questão 9

A Teoria do Big Bang ou grande explosão, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.

II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.

III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.

Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A alternativa correta é B)

Agora que você analisou as afirmativas, é hora de entender melhor o que aconteceu no momento do Big Bang e nos períodos subsequentes. É importante lembrar que a teoria do Big Bang não é apenas uma hipótese, mas sim uma teoria científica amplamente comprovada por evidências empíricas e observacionais.

Imagine você mesmo no momento do Big Bang, em um estado de densidade e temperatura extremamente elevados. Nesse momento, todas as partículas se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, como mencionado na afirmativa I. Era um estado de "caos primordial", onde as leis físicas que conhecemos hoje não se aplicavam.

Logo após a explosão, o universo começou a se expandir rapidamente, como descrito na afirmativa II. Essa expansão levou a uma diminuição da temperatura, o que permitiu que as partículas começassem a se combinar e formar os primeiros átomos. No entanto, isso não ocorreu imediatamente. Demorou cerca de 1 milhão de anos para que os primeiros átomos se formassem, como mencionado na afirmativa III.

É importante notar que a afirmação III não está relacionada diretamente às afirmativas I e II. Enquanto as afirmativas I e II descrevem o momento do Big Bang e a expansão subsequente do universo, a afirmativa III descreve um evento que ocorreu muito mais tarde, quando os primeiros átomos se formaram.

Agora que você entende melhor o que aconteceu no momento do Big Bang, é fácil ver por que a resposta certa é B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. As afirmativas I e II descrevem o momento da explosão e a expansão subsequente do universo, enquanto a afirmativa III descreve um evento que ocorreu muito mais tarde.

É importante lembrar que a compreensão da teoria do Big Bang é fundamental para entender a origem e a evolução do universo. É uma teoria que tem sido comprovada por uma vasta gama de evidências científicas e continua a ser uma área de pesquisa ativa na astrofísica moderna.

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