Questões Sobre Universo - Ciências - concurso
Questão 1
com a massa. Um exemplo cotidiano da ação dessa força é a maré oceânica, resultado da interação
gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol, que faz a Terra se deformar diariamente. […]. A aceleração
da gravidade varia sutilmente em cada ponto da Terra, de acordo com o relevo e a densidade das
rochas do seu interior, já que a distribuição de massa na Terra é heterogênea”. Fonte: Fioravanti, C.
2011. Medições apuradas deformam a esfera perfeita vista do espaço. Revista Pesquisa FAPESP. p.
44-47. Sobre as forças gravitacionais, é correto afirmar que:
- A)A Terra se mantém em uma órbita elíptica em torno do Sol devido à força gravitacional exercida pelo Sol.
- B)A Lua atrai a Terra na mesma direção que a Terra atrai a Lua, mas com menor intensidade e em sentidos opostos.
- C)Apenas a Terra atrai a Lua, e essa atração determina a ocorrência de marés.
- D)A superfície da Terra é deformada pela força gravitacional diferencial exercida pelo Sol.
- E)A força de atração entre dois corpos é uma grandeza vetorial e, por isso, tem sentido e direção, mas não tem módulo.
A alternativa correta é A)
Questão 2
começa a surgir a Ciência Moderna, cujos resultados ampliam as relações entre Ciência e Tecnologia. A
Ciência Moderna se inicia com os trabalhos de Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) na:
- A)Astronomia.
- B)Física Quântica.
- C)Botânica.
- D)Geociência.
A alternativa correta é A)
- A)Astronomia.
- B)Física Quântica.
- C)Botânica.
- D)Geociência.
Questão 3
I. Vygotsky e Wallon defendem o pressuposto de que o
desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado.
II. Um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve
adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
III. A Via Láctea é composta por estrelas, astros menores, gás,
poeira e matéria escura.
- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Está correta a afirmativa II, apenas.
- D)Está correta a afirmativa III, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é D)
Here is the completed text in Portuguese (Brazil) with HTML formatting:- A)Nenhuma afirmativa está correta.
- B)Está correta a afirmativa I, apenas.
- C)Está correta a afirmativa II, apenas.
- D)Está correta a afirmativa III, apenas.
- E)Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4
no Espírito Santo, principalmente na região norte do
estado.
- A)astros bem menores que os asteroides e, em geral, se desintegram na atmosfera terrestre.
- B)corpos celestes oriundos do Cinturão de Asteroides.
- C)astros que, vindos do espaço, atingem a superfície da Terra.
- D)meteoroides que atingiram a superfície do nosso planeta.
- E)asteroides que apresentam forma esférica ao entrar na atmosfera terrestre.
A alternativa correta é A)
Questão 5
científica, conhecido como modelo cosmológico
padrão, prevê que o universo teve início há cerca de
13,7 bilhões de anos a partir da explosão de um átomo
primordial, causando um cataclismo cósmico. Esse
instante inicial é denominado de Big Bang. Analise as
afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
de que o Sol está no centro do universo e de que a
Terra gira em torno dele.
Edwin Hubble (1889-1953) de que as galáxias estão se
afastando em todas as direções.
celestes que descrevem órbitas geométricas e previsíveis.
à ideia de que o universo estava originalmente muito
quente e denso em algum tempo finito no passado.
- A)Apenas as afirmativas I e II estão corretas
- B)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
- C)Apenas as afirmativas II e III estão corretas
- D)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
A alternativa correta é B)
É importante notar que as afirmativas apresentadas não condizem totalmente com o modelo cosmológico padrão. Afirmativa I, por exemplo, está completamente errada. Aristóteles propôs um modelo geocêntrico, onde a Terra está no centro do universo e os planetas e objetos celestes orbitam em torno dela. Já o Big Bang é um modelo que descreve a origem do universo a partir de uma singularidade, como mencionado anteriormente.
Questão 6
Atualmente, a explicação mais aceita para a origem do
Universo é a teoria do Big Bang (Grande Explosão),
onde ocorre a explosão de toda a matéria que estava
concentrada em um único ponto com altíssima
densidade. A partir deste momento, o Universo tende a
se expandir, formando as galáxias e estrelas. O sistema
onde encontra-se a Terra é chamado de Sistema Solar.
Sobre o Sistema Solar, analise as afirmativas abaixo e
assinale a alternativa correta.
I. São quatro os planetas terrestres (sólidos), Mercúrio,
Vênus, Terra e Marte e possuem este nome pois todos
os compostos voláteis existentes em suas estruturas
foram perdidos.
II. Os planetas terrestres são assim chamados pois são
formados pelos materiais menos voláteis, como silicatos
e metais.
III. Os planetas mais afastados do Sistema Solar são
compostos basicamente de gases, que conseguiram se
manter devido a baixa temperatura nestas regiões mais
afastadas.
IV. Os planetas mais afastados (exteriores) são os maiores,
são eles, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
V. A gravidade nos planetas gigantes é baixa, por isso
mantém somente os gases em sua composição.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III, IV e V
- B)I, II, III, e IV, apenas
- C)I, II, III e V, apenas
- D)I, II e III, apenas
- E)II, III e IV, apenas
A alternativa correta é D)
Portanto, as afirmativas que apresentam informações corretas sobre o Sistema Solar são as seguintes:
I e II: Sim, os planetas terrestres são quatro (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e são chamados assim porque são formados por materiais menos voláteis, como silicatos e metais.
III: Sim, os planetas mais afastados do Sistema Solar, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são compostos basicamente de gases, que se mantiveram devido à baixa temperatura nestas regiões mais afastadas.
No entanto, as afirmativas IV e V apresentam erros. IV é falsa porque Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta anão. Além disso, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno não são apenas os planetas mais afastados, mas também os maiores do Sistema Solar.
V é falsa porque a gravidade nos planetas gigantes não é baixa. Pelo contrário, é muito alta, o que permite que eles mantenham seus gases em sua composição.
Logo, as afirmativas corretas são I, II e III, portanto a resposta certa é a opção D).
É importante ressaltar que o conhecimento sobre o Sistema Solar é amplo e complexo, e é fundamental ter conhecimento sobre a formação e estrutura dos planetas para entender melhor o universo em que vivemos.
Além disso, é fundamental estar sempre atualizado com as novas descobertas científicas, pois elas podem mudar nossa compreensão sobre o universo e seus mistérios.
E é justamente essa curiosidade e busca pelo conhecimento que nos leva a continuar estudando e descobrindo mais sobre o universo e seu funcionamento.
Questão 7
uma delas pressupõe que uma única
força foi dividida em outras quatro
forças fundamentais do universo: a força
da gravidade, a força eletromagnética, a
força nuclear forte e a força nuclear fraca.
A qual teoria o enunciado se refere?
- A)Teoria do Estado Estacionário.
- B)Teoria do Big-Bang.
- C)Teoria da Inflação Cósmica.
- D)Teoria do Universo Oscilante.
- E)Teoria da Biogênese.
A alternativa correta é C)
A teoria que se refere é a Teoria da Inflação Cósmica, que sugere que o universo começou muito quente e denso, e que uma única força foi dividida em quatro forças fundamentais. Essa teoria foi desenvolvida nos anos 80 pelo físico americano Alan Guth, e desde então tem sido amplamente aceita pela comunidade científica.
A Teoria da Inflação Cósmica é uma extensão da Teoria do Big-Bang, que descreve a origem do universo a partir de uma singularidade muito quente e densa. De acordo com a Teoria do Big-Bang, o universo começou a se expandir cerca de 13,8 bilhões de anos atrás, e desde então tem seguido uma trajetória de expansão e resfriamento.
A Teoria da Inflação Cósmica adiciona uma nova camada de complexidade à Teoria do Big-Bang, sugerindo que o universo passou por uma fase de expansão muito rápida, conhecida como inflação, nos primeiros momentos após o Big-Bang. Durante essa fase, a energia do vácuo do universo foi convertida em partículas, que posteriormente se combinaram para formar as quatro forças fundamentais.
A divisão da força única em quatro forças fundamentais é um processo conhecido como simetria quebrada. Na Teoria da Inflação Cósmica, a simetria quebrada ocorre quando o universo alcança uma temperatura crítica, conhecida como temperatura de quebra de simetria. Nesse ponto, a força única se divide em quatro forças fundamentais, que são responsáveis pelas interações entre as partículas do universo.
A Teoria da Inflação Cósmica é suportada por uma série de evidências observacionais, incluindo a radiação cósmica de fundo, a distribuição de galáxias e a formação de estruturas no universo. Além disso, a teoria tem sido testada por meio de simulações computacionais e experimentos de alta energia.
Em resumo, a Teoria da Inflação Cósmica é uma teoria que descreve a origem do universo e a divisão da força única em quatro forças fundamentais. Essa teoria é suportada por evidências observacionais e experimentais, e é considerada uma das principais teorias que explicam a origem e a evolução do universo.
Questão 8
Considere o diálogo escrito por Brecht entre Galileu e seu jovem criado e aluno Andrea.
G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma
bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé,
atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?
A – À esquerda.
G – Como fazer para ele passar para a direita?
A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.
G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?
A – À direita.
G – E ele se moveu?
A – Ele, não.
G – O que é que se moveu?
A – Eu.
G – (berrando) Errado! A cadeira!
A – Mas eu com ela!
G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio-dia o
sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?
(Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_ galileu_2012_03_19. pdf)
A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o
- A)Antropocentrismo.
- B)Geocentrismo.
- C)Heliocentrismo.
- D)Evolucionismo.
- E)Criacionismo.
A alternativa correta é C)
A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o heliocentrismo. Galileu está mostrando a Andrea que o Sol não se move, mas sim a Terra, e que a nossa percepção da realidade pode ser enganosa.
Essa cena do diálogo entre Galileu e Andrea é emblemática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo. A visão geocêntrica, que era a visão predominante na época, colocava a Terra no centro do universo e considerava que o Sol e os planetas giravam em torno dela. Já a visão heliocêntrica, defendida por Galileu e Copérnico, colocava o Sol no centro do sistema solar e os planetas giravam em torno dele.
A cena também destaca a importância da experimentação e da observação na construção do conhecimento científico. Galileu não está apenas explicando uma teoria abstrata, mas está mostrando a Andrea como podemos chegar a essa conclusão através de uma experiência simples, como a movimentação da cadeira.
Além disso, a cena também pode ser lida como uma crítica à dogmaticidade e à falta de questionamento das autoridades estabelecidas. Galileu está mostrando que a verdade não é algo que é imposto de cima para baixo, mas sim algo que pode ser descoberto através da observação e da experimentação.
Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da experimentação, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.
O diálogo também pode ser visto como uma metáfora para a relação entre o conhecimento e a realidade. Galileu está mostrando que a realidade não é algo que é objetivo e absoluto, mas sim algo que é construído através da nossa percepção e da nossa interpretação.
Essa ideia é ainda mais relevante quando consideramos que a peça de Brecht foi escrita em uma época em que a ciência estava passando por uma grande transformação. A visão heliocêntrica do universo estava começando a ganhar força, e a autoridade da Igreja Católica estava sendo questionada.
A cena do diálogo entre Galileu e Andrea pode ser vista como uma representação da luta entre a razão e a fé, entre a ciência e a religião. Galileu está defendendo a visão heliocêntrica do universo, que é baseada em observações e experimentos, enquanto a Igreja Católica está defendendo a visão geocêntrica, que é baseada em dogmas e autoridades.
Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da razão, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.
Questão 9
A Teoria do Big Bang ou grande explosão, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.
II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.
III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta.
- B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
A alternativa correta é B)
Agora que você analisou as afirmativas, é hora de entender melhor o que aconteceu no momento do Big Bang e nos períodos subsequentes. É importante lembrar que a teoria do Big Bang não é apenas uma hipótese, mas sim uma teoria científica amplamente comprovada por evidências empíricas e observacionais.
Imagine você mesmo no momento do Big Bang, em um estado de densidade e temperatura extremamente elevados. Nesse momento, todas as partículas se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, como mencionado na afirmativa I. Era um estado de "caos primordial", onde as leis físicas que conhecemos hoje não se aplicavam.
Logo após a explosão, o universo começou a se expandir rapidamente, como descrito na afirmativa II. Essa expansão levou a uma diminuição da temperatura, o que permitiu que as partículas começassem a se combinar e formar os primeiros átomos. No entanto, isso não ocorreu imediatamente. Demorou cerca de 1 milhão de anos para que os primeiros átomos se formassem, como mencionado na afirmativa III.
É importante notar que a afirmação III não está relacionada diretamente às afirmativas I e II. Enquanto as afirmativas I e II descrevem o momento do Big Bang e a expansão subsequente do universo, a afirmativa III descreve um evento que ocorreu muito mais tarde, quando os primeiros átomos se formaram.
Agora que você entende melhor o que aconteceu no momento do Big Bang, é fácil ver por que a resposta certa é B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. As afirmativas I e II descrevem o momento da explosão e a expansão subsequente do universo, enquanto a afirmativa III descreve um evento que ocorreu muito mais tarde.
É importante lembrar que a compreensão da teoria do Big Bang é fundamental para entender a origem e a evolução do universo. É uma teoria que tem sido comprovada por uma vasta gama de evidências científicas e continua a ser uma área de pesquisa ativa na astrofísica moderna.