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Considere o diálogo escrito por Brecht entre Galileu e seu jovem criado e aluno Andrea. G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda? A – À esquerda. G – Como fazer para ele passar para a direita? A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro. G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está? A – À direita. G – E ele se moveu? A – Ele, não. G – O que é que se moveu? A – Eu. G – (berrando) Errado! A cadeira! A – Mas eu com ela! G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio-dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto? (Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_ galileu_2012_03_19. pdf) A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o

Considere o diálogo escrito por Brecht entre Galileu e seu jovem criado e aluno Andrea.

G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma
bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé,
atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?

A – À esquerda.

G – Como fazer para ele passar para a direita?


A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.

G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?

A – À direita.


G – E ele se moveu?

A – Ele, não.

G – O que é que se moveu?

A – Eu.

G – (berrando) Errado! A cadeira!

A – Mas eu com ela!


G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio-dia o
sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?

(Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_ galileu_2012_03_19. pdf)

A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o

Resposta:

A alternativa correta é C)

A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o heliocentrismo. Galileu está mostrando a Andrea que o Sol não se move, mas sim a Terra, e que a nossa percepção da realidade pode ser enganosa.

Essa cena do diálogo entre Galileu e Andrea é emblemática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo. A visão geocêntrica, que era a visão predominante na época, colocava a Terra no centro do universo e considerava que o Sol e os planetas giravam em torno dela. Já a visão heliocêntrica, defendida por Galileu e Copérnico, colocava o Sol no centro do sistema solar e os planetas giravam em torno dele.

A cena também destaca a importância da experimentação e da observação na construção do conhecimento científico. Galileu não está apenas explicando uma teoria abstrata, mas está mostrando a Andrea como podemos chegar a essa conclusão através de uma experiência simples, como a movimentação da cadeira.

Além disso, a cena também pode ser lida como uma crítica à dogmaticidade e à falta de questionamento das autoridades estabelecidas. Galileu está mostrando que a verdade não é algo que é imposto de cima para baixo, mas sim algo que pode ser descoberto através da observação e da experimentação.

Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da experimentação, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.


O diálogo também pode ser visto como uma metáfora para a relação entre o conhecimento e a realidade. Galileu está mostrando que a realidade não é algo que é objetivo e absoluto, mas sim algo que é construído através da nossa percepção e da nossa interpretação.

Essa ideia é ainda mais relevante quando consideramos que a peça de Brecht foi escrita em uma época em que a ciência estava passando por uma grande transformação. A visão heliocêntrica do universo estava começando a ganhar força, e a autoridade da Igreja Católica estava sendo questionada.

A cena do diálogo entre Galileu e Andrea pode ser vista como uma representação da luta entre a razão e a fé, entre a ciência e a religião. Galileu está defendendo a visão heliocêntrica do universo, que é baseada em observações e experimentos, enquanto a Igreja Católica está defendendo a visão geocêntrica, que é baseada em dogmas e autoridades.

Em resumo, a cena do diálogo entre Galileu e Andrea é uma representação dramática da luta entre a visão geocêntrica e a visão heliocêntrica do universo, e destaca a importância da razão, da observação e do questionamento na construção do conhecimento científico.

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