Questões Sobre Lei nº 10.520/2002 - Modalidade de Licitação Pregão - Direito Administrativo - concurso
1) Analise o gráfico organizacional abaixo para responder à questão.
(Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/. Acesso em 15/01/2016.)
O gráfico representa o procedimento simplificado de qual modalidade de licitação?
- A) Concorrência
- B) Tomada de Preços
- C) Pregão
- D) Convite
A alternativa correta é letra C) Pregão
A resposta é letra “C”.
O pregão é caracterizado pela inversão de fases.
Uma das grandes vantagens comparativas do pregão em relação às demais modalidades de licitação é a inversão de fases, em que a fase de julgamento precede a de habilitação.
Na prática, significa um ganho de agilidade, eficiência e rapidez no certame, pois o número de documentos a serem analisados pelo condutor da licitação é significativamente menor, já que são analisados os requisitos de habilitação apenas do proponente classificado em primeiro lugar.
Só um detalhe! Além da inversão das fases julgamento e habilitação, perceba que, de regra, a última etapa da licitação pregão é a homologação, e este ato é feito, regularmente, pela autoridade competente. E a adjudicação é viabilizada, ordinariamente, pelo pregoeiro.
2) A Lei n.º 10.520/02 institui o pregão como nova modalidade de licitação, com disciplina e procedimento próprios, visando a acelerar o processo de escolha de futuros contratados da Administração Pública em hipóteses determinadas e específicas. Como característica própria do pregão que possibilita essa celeridade, destaca-se que:
- A) a comissão de licitação é formada por três membros;
- B) a fase de julgamento antecede a fase de habilitação;
- C) a compra de bens é possível no valor máximo de oitenta mil reais;
- D) o pregoeiro não pode negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor;
- E) a homologação do procedimento é anterior à adjudicação do objeto da licitação ao vencedor.
A alternativa correta é letra B) a fase de julgamento antecede a fase de habilitação;
A resposta é letra “B”.
Uma das grandes vantagens comparativas do pregão em relação às demais modalidades de licitação da Lei 8.666/1993 é a inversão de fases, em que a fase de julgamento precede a de habilitação. Na prática, significa um ganho de agilidade e eficiência no certame, pois o número de documentos a serem analisados pelo pregoeiro é significativamente menor, dado que são analisados os requisitos de habilitação apenas do proponente classificado em primeiro lugar.
Os demais itens estão errados. Abaixo:
Na letra “A”, o procedimento é conduzido por um Pregoeiro.
Na letra “C”, não há limite de valores para o uso do Pregão.
Na letra “D”, um dos deveres do Pregoeiro é negociar diretamente com a empresa, para tentar valores melhores para a Administração.
Na letra “E”, distintamente da Lei 8.666, a homologação é a última etapa do procedimento. Inclusive, a adjudicação costuma ser ato do pregoeiro.
3) Considere:
I. No âmbito do Ministério da Defesa, a função de pregoeiro deve ser desempenhada por militar, sob pena de ser decretada a nulidade do certame.
II. A Lei Geral de Licitações aplica-se apenas subsidiariamente ao pregão.
III. As compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito dos Estados, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços, deverão obrigatoriamente adotar a modalidade pregão.
Nos termos da Lei nº 10.520/2002, está correto o que consta em
- A) II, apenas.
- B) I, II e III.
- C) I e II, apenas.
- D) III, apenas.
- E) I e III, apenas.
A alternativa correta é letra A) II, apenas.
A resposta é letra “A” (F, V e F).
I. No âmbito do Ministério da Defesa, a função de pregoeiro deve ser desempenhada por militar, sob pena de ser decretada a nulidade do certame.
FALSO. Abaixo, trecho do art. 3º da Lei do Pregão:
Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
§ 2º No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.
Perceba que a disposição não impõe que seja militar. Ao revés, trata-se de uma faculdade normativa.
II. A Lei Geral de Licitações aplica-se apenas subsidiariamente ao pregão.
VERDADEIRO. A Lei do Pregão é minúscula, e, exatamente por isto, a Lei 8.666/1993 será aplicada de forma supletiva ou subsidiária. Dispõe a Lei do Pregão:
Art. 9º Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
III. As compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito dos Estados, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços, deverão obrigatoriamente adotar a modalidade pregão.
FALSO. A questão fala em “Estados”. Fica difícil avaliar a sua correção, não é verdade? Não, não é verdade! A questão pode ser respondida com base na Lei 8.666/1993. Esta norma é geral, e, por esta Lei, aplica-se a modalidade concorrência para a formação do registro de preços. Atualmente, pode-se, também, utilizar o pregão, para bens e serviços comuns.
4) Com base na Lei n.º 10.520/2002, julgue o item a seguir, relativo à contratação de bens e serviços de TI.
Para a aquisição de bens e serviços comuns, é vedada a exigência de garantia de proposta bem como a exigência de que os licitantes adquiram o edital para participarem do certame.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
ITEM CERTO. Sabemos que o pregão é usado para aquisição de bens e serviços comuns. Segundo a Lei n.º 10.520/2002:
Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Em tal modalidade de licitação há algumas proibições. Vejamos:
Art. 5º É vedada a exigência de:
I - garantia de proposta;
II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e
III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.
Percebe-se que a questão cobrou o conhecimento dos inciso I e II acima.
5) O Pregão Eletrônico apresenta as mesmas regras básicas do Pregão Presencial, acrescidas de procedimentos específicos. Dispensa a presença de um pregoeiro e dos demais licitantes. Sendo um procedimento virtual, todas as transações ocorrem através de uma plataforma eletrônica disponibilizada pela internet. Considerando-se suas características legais é certo afirmar:
- A) É obrigatória a identificação do licitante em qualquer fase da licitação, até a declaração do vencedor, em obediência ao princípio da publicidade.
- B) Na fase preparatória a autoridade competente além de justificar a necessidade de se contratar bens e serviços comuns, deverá também definir o objeto a ser licitado, as exigências para a habilitação dos licitantes e tudo o mais que for necessário para a realização do certame, a reserva de recursos orçamentários, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por descumprimento, as cláusulas do contrato e a fixação dos prazos para o fornecimento.
- C) A adjudicação é sempre feita pela autoridadesuperior, cessando a atuação do pregoeiro com a declaração do vencedor.
- D) As empresas devem previamente encaminhar sua documentação de habilitação para a instituição licitante, para que possam participar do pregão eletrônico.
- E) De acordo com a Lei, o pregão eletrônico deve ser utilizado para a contratação de obras de engenharia, locação imobiliárias e alienações em geral e demais compras ou serviços, que não estão dentro do conceito de bens e serviços comuns.
A alternativa correta é letra B) Na fase preparatória a autoridade competente além de justificar a necessidade de se contratar bens e serviços comuns, deverá também definir o objeto a ser licitado, as exigências para a habilitação dos licitantes e tudo o mais que for necessário para a realização do certame, a reserva de recursos orçamentários, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por descumprimento, as cláusulas do contrato e a fixação dos prazos para o fornecimento.
Gabarito: B.
Apesar de ser uma questão sobre Pregão, a fundamentação não será com base na lei 10.520/2002, mas sim no Decreto nº 5.450/2005.
Vamos analisar as alternativas.
a) ERRADO. Pelo contrário, a identificação do licitante é proibida, conforme o §5º do art. 24 do Decerto 5.450/2005.
"§ 5o Durante a sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante."
b) CERTO. Exato. É o que encontramos no inciso V do art. 9º do referido Decreto, que fala da fase preparatória do pregão eletrônico.
"Art. 9º Na fase preparatória do pregão, na forma eletrônica, será observado o seguinte:
I - elaboração de termo de referência pelo órgão requisitante, com indicação do objeto de forma precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição ou sua realização;
II - aprovação do termo de referência pela autoridade competente;
III - apresentação de justificativa da necessidade da contratação;
IV - elaboração do edital, estabelecendo critérios de aceitação das propostas;
V - definição das exigências de habilitação, das sanções aplicáveis, inclusive no que se refere aos prazos e às condições que, pelas suas particularidades, sejam consideradas relevantes para a celebração e execução do contrato e o atendimento das necessidades da administração; e
VI - designação do pregoeiro e de sua equipe de apoio".
c) ERRADO. A competência para adjudicar o objeto do pregão é do pregoeiro, segundo o inciso IX do art. 11.
"Art. 11. Caberá ao pregoeiro, em especial:
[...]
IX - adjudicar o objeto, quando não houver recurso;"
d) ERRADO. No pregão, seja ele presencial ou eletrônico, as fases são invertidas. Primeiro são julgadas as propostas e apenas depois são apresentados os documentos de habilitação.
e) ERRADO. Não, essa é uma hipótese de não utilização do pregão eletrônico, conforme o art. 6º do referido decreto:
"Art. 6º A licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, não se aplica às contratações de obras de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral."
Abraços,
Professor Igor Moreira.
6) Buscando celeridade e economicidade à Administração, foi criada, através da Lei 10.520/2002, a sexta modalidade de licitação, o pregão. O pregão pode existir na forma presencial ou eletrônica, está regulamentada pelo Decreto 5450/2005, considerando o conceito e a legislação sobre pregão, assinale a alternativa correta.
- A) Para exercer a função de pregoeiro o agente público deverá ser concursado para o cargo.
- B) A análise dos documentos de habilitação do licitante vencedor, será efetivada na primeira fase do pregão e para ser declarador vencedor, o licitante deverá apresentar todos os documentos previstos em edital.
- C) A autoridade superior, designada de acordo com a organização jurídica administrativa do ente envolvido, funciona como segundo grau, nas decisões emanadas pelo pregoeiro, tendo o poder de reforma e revisão de todos os atos durante o certame.
- D) A equipe de apoio, por determinação legal equipara-se à Comissão de Licitação.
- E) A lei 10.520/02 estabelece a composição e número de membros da equipe de apoio ao pregoeiro.
A alternativa correta é letra C) A autoridade superior, designada de acordo com a organização jurídica administrativa do ente envolvido, funciona como segundo grau, nas decisões emanadas pelo pregoeiro, tendo o poder de reforma e revisão de todos os atos durante o certame.
Gabarito: C.
Vamos analisar as alternativas referentes ao pregão.
a) ERRADA. O art. 3º, IV da Lei 10.520 afirma que o pregoeiro deverá ser servidor do órgão ou entidade promotora da licitação. Isso pode levar alguns ao erro de marcar essa letra A como correta.
"IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor."
O problema é que a questão afirma que o pregoeiro será concursado "para o cargo". Pregoeiro não é cargo, e não existe concurso para pregoeiro, ele é designado, dentre os servidores do órgão ou entidade, para a função de pregoeiro.
Acrescente-se que o §2º do art. 3º nos informa que, no âmbito do Ministério da Defesa, essa função poderá ser desempenhada por militares.
"§ 2º No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares"
b) ERRADA. Negativo. O pregão é marcado, dentre outras coisas, pela inversão das fases. Primeiro há o julgamento das propostas, com a respectiva classificação; e depois vem a análise de documentos de habilitação.
Somente o primeiro colocado tem seus documentos analisados, se for aprovado, já tem o objeto do contrato adjudicado a ele. Caso não, serão analisados os documentos do segundo colocado, e assim por diante.
c) CORRETA. O Decreto 5.450/2005, que regulamentou o pregão eletrônico, dá, no seu art. 9º algumas atribuições do pregoeiro. Vejamos:
"Art. 9º As atribuições do pregoeiro incluem:
I - o credenciamento dos interessados;
II - o recebimento dos envelopes das propostas de preços e da documentação de habilitação;
III - a abertura dos envelopes das propostas de preços, o seu exame e a classificação dos proponentes;
IV - a condução dos procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta ou do lance de menor preço;
V - a adjudicação da proposta de menor preço;
VI - a elaboração de ata;
VII - a condução dos trabalhos da equipe de apoio;
VIII - o recebimento, o exame e a decisão sobre recursos; e
IX - o encaminhamento do processo devidamente instruído, após a adjudicação, à autoridade superior, visando a homologação e a contratação."
Ou seja, a condução do processo licitatório de pregão cabe ao pregoeiro, o qual é competente para tomada de decisões no decorrer do processo.
E segundo a regra de processo administrativo, o recurso contra decisões da autoridade administrativa caberá, se esta não a reconsiderar, à autoridade imediatamente superior.
"Art. 56. [...]
§ 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior."
d) ERRADA. Não há essa equiparação nem na Lei 10.520/2002 nem no Decreto 5.450/2005.
e) ERRADA. Da mesma forma, não há esse estabelecimento na lei A lei 10.520/02.
Abraços,
Professor Igor Moreira.
7) Atenção: A questão refere-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo.
O Governo do Estado de Pernambuco, ao realizar licitação na modalidade pregão, publicou aviso no diário oficial do respectivo Estado, convocando os interessados a participarem do certame. O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, foi de dez dias úteis. A propósito do tema e nos termos do que preceitua a Lei nº 10.520/2002, o prazo para a apresentação das propostas está
- A) correto, porque a Lei prevê o prazo fixo de dez dias úteis para a apresentação das propostas.
- B) correto, vez que tal prazo não deve ser inferior a oito dias úteis.
- C) incorreto, pois deve ser inferior a dez dias úteis.
- D) incorreto, porque não deve ser contado a partir da publicação do aviso, mas sim do início da fase interna da licitação.
- E) incorreto, pois deve ser sempre superior a quinze dias úteis.
A alternativa correta é letra B) correto, vez que tal prazo não deve ser inferior a oito dias úteis.
A resposta é letra “B”.
Questão que dispensa extensos comentários.
As modalidades de licitação, todas elas, contam com prazo de publicidade do instrumento convocatório. É para oportunizar que as empresas interessadas analisem o objeto pretendido pela administração e orcem seus preços para a administração.
Na Lei 8.666/1993, a única modalidade em que o prazo corre em dias úteis é o convite (mínimo de 5 dias úteis).
Já, na Lei do Pregão, o prazo é de, no mínimo, 8 dias úteis.
Logo, não há qualquer impropriedade no prazo de 10 dias úteis. O que a lei exige é mínimo de 8 dias úteis.
8) No curso de determinado pregão promovido pelo Estado de Pernambuco, declarado o vencedor do certame, um dos licitantes, não se conformando com o resultado, manifestou, imediatamente, sua intenção de recorrer, porém não o fez de forma motivada. Nos termos da Lei nº 10.520/2002, a falta de manifestação motivada do licitante
- A) não inviabilizará o direito de recurso, vez que a intenção de recorrer não precisa ser motivada.
- B) importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor.
- C) não inviabilizará o direito de recurso, desde que o licitante interessado em recorrer apresente caução.
- D) importará a decadência do direito de recurso, porém não a adjudicação do objeto da licitação, pois existe fase anterior à adjudicação que precisa ser cumprida.
- E) não inviabilizará o direito de recurso, desde que o licitante interessado em recorrer apresente o respectivo recurso no prazo de quinze dias contados de sua manifestação.
A alternativa correta é letra B) importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor.
A resposta é letra “B”.
Na Lei de Licitações, há recursos para praticamente todas as etapas da licitação. E, em alguns casos, o efeito é suspensivo, o que atrasa, bastante, a conclusão do procedimento. Por isto, na Lei do Pregão, optou-se por um ÚNICO recurso. A fase recursal é única e ocorre ao cabo do procedimento.
Assim que o pregoeiro declara o vencedor do certame, abre aos interessados a possibilidade de manifestarem o interesse de recorrer. E as empresas interessadas contam com o prazo de 3 dias corridos para entregar as razões do recurso.
Agora, se a empresa não manifestar imediatamente o seu interesse, durante o procedimento, haverá decadência do seu direito, assim como previsto no item “B”.
Outro detalhe é que o ato de adjudicação, de fato, é de competência primária do pregoeiro. Agora, se houver recurso contra ato do pregoeiro, caberá à autoridade competente (superior do órgão ou entidade) decidir pela adjudicação e homologação.
9) No curso da sessão de determinado pregão, a empresa ZZ apresentou oferta no valor de R$ 300.000,00, sendo considerada a oferta de valor mais baixo. Três empresas ofertaram valores superiores à empresa ZZ, entre elas, a empresa YY, que apresentou oferta no valor de R$ 315.000,00. Nos termos da Lei nº 10.520/2002, a empresa YY
- A) poderá fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
- B) não poderá fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, podendo apenas a empresa ZZ assim o fazer, bem como as demais empresas cujos valores forem superiores a R$ 330.000,00.
- C) só poderá fazer novos lances verbais e sucessivos se for a segunda oferta de valor mais baixo. Isto porque apenas as duas ofertas de valores mais baixos podem fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
- D) só poderá fazer novos lances verbais e sucessivos se for a terceira oferta de valor mais baixo. Isto porque apenas as três ofertas de valores mais baixos podem fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
- E) não poderá fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, podendo apenas a empresa ZZ assim o fazer, bem como as demais empresas cujos valores forem superiores a R$ 350.000,00.
A alternativa correta é letra A) poderá fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
A resposta é letra “A”.
Questão bem tranquila!
No Pregão, temos uma etapa marcada pelo princípio da oralidade. Com outras palavras, há lances verbais e sucessivos. E, como o pregão é para ser mais célere entre as modalidades de licitação, há uma limitação para a participação nesta etapa. O legislador fixou em 10% sobre o menor valor.
Portanto, no caso concreto, aplica-se 10% sobre 300 mil, para concluirmos quais empresas poderão participar da próxima etapa. E, assim, facilmente, deparamo-nos com o valor de até 330 mil. Enfim, todas as empresas, com propostas até este valor, poderão participar.
Logo, como a empresa YY tem proposta de 315 mil, poderá sim participar, regularmente, da etapa de lances verbais e sucessivos.
10) A PMSP pretende adquirir bens e serviços comuns mediante processo de disputa, entre as empresas interessadas, por meio de propostas e lances em sessão pública.
Nessa situação hipotética, qualquer que venha a ser o valor do objeto do contrato, para adquirir os bens e serviços pretendidos, a PMSP deverá realizar um(a)
- A) parceria público-privada.
- B) convênio.
- C) concessão.
- D) pregão.
- E) concorrência.
A alternativa correta é letra D) pregão.
Gabarito: D.
Questão bem tranquila. Se a Prefeitura Municipal deseja adquirir bens e serviços comuns, a modalidade de licitação legalmente definida é só uma: o pregão.
Apesar de não estar prevista na Lei 8.666/93, o Pregão (regulado pela Lei 10.520/2002) é especificamente voltado a essa finalidade: adquirir bens e serviços comuns.
Essa é a finalidade expressa no art. 1º da Lei 10.520/2002, e o parágrafo único já esclarece sobre o que seriam os bens e serviços comuns.
"Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado."
Assim, temos a letra D como alternativa correta.