A Lei Federal n.º 10.520/2002 instituiu modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Sobre o pregão, assinale a alternativa CORRETA.
- A) As normas da Lei Federal de Licitações (Lei n.º 8.666/1993) não se aplicam para a modalidade pregão, sendo que a Lei Federal n.º 10.520/2002 já constitui regramento próprio.
- B) Na fase externa do pregão, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, será de exatos cinco dias úteis.
- C) No pregão, para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de melhor técnica, observados os prazos máximos para fornecimento e as especificações técnicas.
- D) Os licitantes não poderão, em qualquer hipótese, deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e sistemas semelhantes.
- E) No pregão, é permitida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) No pregão, é permitida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica.
Vamos ao exame de cada opção, em busca da correta:
a) Errado:
Na realidade, a Lei 10.520/200 (Lei do Pregão) é expressa ao prever a aplicação subsidiária da Lei 8.666/93, como se vê do teor de seu art. 9º:
"Art. 9º Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993."
b) Errado:
Na realidade, o prazo a que se refere este item, que versa sobre apresentação das propostas, não pode ser inferior a 8 dias úteis, de modo que está errado dizer que deva ser, necessariamente, de exatos 5 dias úteis.
A propósito, eis o teor do art. 4º, V, da citada Lei do Pregão:
"Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;"
c) Errado:
Em verdade, deve ser adotado o critério de menor preço, consoante art. 4º, X, do aludido diploma legal, litteris:
"Art. 4º (...)
X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;"
d) Errado:
Esta alternativa diverge da norma do art. 4º, XIV, que possibilita, sim, aos licitantes a não apresentação dos documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf e de sistemas semelhantes.
É ler:
"Art. 4º (...)
XIV - os licitantes poderão deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf e sistemas semelhantes mantidos por Estados, Distrito Federal ou Municípios, assegurado aos demais licitantes o direito de acesso aos dados nele constantes;"
e) Certo:
Por fim, está correto este item, uma vez que alinhado ao que estabelece o art. 5º, III, da Lei 10.520/2002, em sua ressalva. Confira-se:
"Art. 5º É vedada a exigência de:
(...)
III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso."
Desta maneira, aqui reside a resposta da questão.
Gabarito: Letra E
Deixe um comentário