A Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, instituiu a modalidade de licitação denominada “pregão” para aquisição de bens e serviços comuns.
Sobre isso, é correto o que se afirma na alternativa:
- A) O prazo de validade das propostas será de 30 (trinta) dias, se outro não estiver fixado no edital.
- B) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, bem como as especificações que, mesmo excessivas, são necessárias para a competição.
- C) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 08 (oito) dias úteis.
- D) É permitida a garantia de proposta e a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição de participação no certame.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 08 (oito) dias úteis.
Gabarito: letra C.
Vamos analisar as alternativas, com base na Lei 10.520/2002.
a) ERRADO. O prazo, na verdade é de 60 dias. Esse prazo obriga o licitante vencedor, que é obrigado a manter as mesmas condições que constavam na proposta vencedora, e também a Administração, que, em querendo contratar, deve fazê-lo no prazo determinado.
"Art. 6º. O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital."
b) ERRADO. A primeira parte está certo. Porém, a lei proíbe as excessivas especificações, justamente para não inviabilizarem a competição.
"Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;"
c) CERTO. O pregão é uma modalidade que visa dar maior celeridade às licitações, tendo em vista que se destina a contratações mais frequentes, do dia a dia da Administração. Por isso os prazos são, quase sempre, mais curtos em comparação a outras modalidades.
"Art. 4º.
V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;"
d) ERRADO. Ao contrário, ambas são proibidas.
"Art. 5º É vedada a exigência de:
I - garantia de proposta;
II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame;"
Espero ter ajudado.
Deixe um comentário