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Questões Sobre Lei nº 10.520/2002 - Modalidade de Licitação Pregão - Direito Administrativo - concurso

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131) De acordo com a Lei nº 10.520/02, qual alternativa não corresponde a uma das etapas da fase preparatória de um pregão?

  • A) A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.
  • B) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.
  • C) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.
  • D) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.

Gabarito: LETRA D.

 

A questão versa sobre a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta incorreta, conforme exigência da questão.

 

a)  A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.

 

Correto. De fato, a justificativa do objeto e a definição do objeto do certame, das exigências de habilitação, dos critérios de aceitação das propostas, das sanções por inadimplemento e das cláusulas do contrato, serão feitas na fase preparatória do pregão (interna), não havendo previsão legal para fornecimento. Com efeito, estas exigências constam do art. 3º, inciso I, da Lei nº 10.520/2002:

 

Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;


b)  A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.

 

Correto. Na fase interna, a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição. Vejamos:

 

Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

[...]

II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

 
c)  A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  

Correto. Na fase interna, a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o PREGOEIRO, conforme o art. 3º, inciso IV, da Lei do Pregão:

 

Art. 3º. [...]

IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

   

Além disso, a equipe de apoio DEVERÁ ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração. Vejamos:

 

Art. 3º. [...]

§ 1º  A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

 

Detalhe: Note que, com a edição da Lei nº 14.133/21 - Nova Lei de Licitações e Contratos, a modalidade de licitação pregão passou a ser inteiramente regulada pelo novo diploma. No entanto, a condução da modalidade de licitação pregão, de acordo com a nova lei, continuará sendo conduzida pelo pregoeiro, que é o agente de contratação (figura nova) na modalidade pregão e também será auxiliado por equipe de apoio. Vejamos:

 

Art. 8º A licitação será conduzida por agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.

§ 1º O agente de contratação será auxiliado por equipe de apoio e responderá individualmente pelos atos que praticar, salvo quando induzido a erro pela atuação da equipe.

[...]

§ 5º Em licitação na modalidade pregão, o agente responsável pela condução do certame será designado pregoeiro.

 


d)  O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.

 

Incorreto. Na verdade, esta medida é adotada na fase externa. Com efeito, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis. Vejamos:

 

Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

[...]

V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

 

Por sua vez, pela Lei nº 14.133/21 - Nova Lei de Licitações e Contrato, os prazos mínimos para apresentação das propostas não levam mais em consideração a modalidade, mas sim o tipo de objeto e o critério de julgamento. Vejamos que para o Pregão (aquisição de bens) continua o prazo mínimo de 8 dias:

 

Art. 55. Os prazos mínimos para apresentação de propostas e lances, contados a partir da data de divulgação do edital de licitação, são de:

I - para aquisição de bens:

a) 8 (oito) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto;

b) 15 (quinze) dias úteis, nas hipóteses não abrangidas pela alínea “a” deste inciso;

II - no caso de serviços e obras:

a) 10 (dez) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto, no caso de serviços comuns e de obras e serviços comuns de engenharia;

b) 25 (vinte e cinco) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto, no caso de serviços especiais e de obras e serviços especiais de engenharia;

c) 60 (sessenta) dias úteis, quando o regime de execução for de contratação integrada;

d) 35 (trinta e cinco) dias úteis, quando o regime de execução for o de contratação semi-integrada ou nas hipóteses não abrangidas pelas alíneas “a”, “b” e “c” deste inciso;

III - para licitação em que se adote o critério de julgamento de maior lance, 15 (quinze) dias úteis;

IV - para licitação em que se adote o critério de julgamento de técnica e preço ou de melhor técnica ou conteúdo artístico, 35 (trinta e cinco) dias úteis.

 

Portanto, gabarito LETRA D.

132) Para aqu1s1çao de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão. Analise as afirmativas e assinale a ERRADA.

  • A) O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.
  • B) É vedada a exigência de pagamento para fornecimento do edital, ainda que para pagamento das custas com impressão.
  • C) Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
  • D) Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.
  • E) A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É vedada a exigência de pagamento para fornecimento do edital, ainda que para pagamento das custas com impressão.

A presente questão demandou conhecimentos fundamentalmente ligados a texto expresso de lei, razão pela qual os comentários também devem se ater aos apontamentos legais cabíveis para elucidar cada alternativa.

 

Dito isso, vejamos as opções propostas pela Banca, individualmente:

 

a) Certo:


Cuida-se de afirmativa em perfeita conformidade à regra do art. 6º da Lei 10.520/2002, que abaixo transcrevo:

 

"Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital."


Sem reparos, portanto, ao teor deste item.

 

b) Errado:

 

Na verdade, a lei ressalva a possibilidade de cobrança, para fornecimento do edital, a fim de cobrir os custos de reprodução gráfica, como se vê do art. 5º, III, da Lei do Pregão:

 

"Art. 5º  É vedada a exigência de:

 

(...)

 

III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso."

 

Dessa forma, aqui se encontra a assertiva incorreta da questão.

 

c) Certo:

 

O presente item tem apoio expresso no que preconiza o art. 9º da Lei 10.520/2002, litteris:

 

"Art. 9º  Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993."

 

d) Certo:


De fato, a lei franqueia a possibilidade de realização do pregão por meio de recursos de tecnologia da informação. É o chamado pregão eletrônico, como se depreende do art. 2º, §1º, da citada Lei federal:

 

"Art. 2º (...)

§ 1º  Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica."

 

e) Certo:

 

Por fim, correta a presente opção, na medida em que espelha a regra do art. 3º, §1º, da Lei do Pregão, in verbis:

 

"Art. 3º (...)

§ 1º  A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento."


Gabarito: Letra B

133) A Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns definidos e explicitados pela própria lei. Em relação à temática, estão corretas as seguintes colocações sobre o processo do pregão, com exceção do disposto na alternativa:

  • A)  Está prevista uma fase preparatória, na qual, entre outras questões, deverá ser definido, de forma precisa, suficiente e clara, o objeto da competição.
  • B)  A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora do pregão, o pregoeiro e a respectiva equipe de apoio.
  • C)  Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle.
  • D)  Após a declaração pelo pregoeiro do licitante vencedor do certame, não haverá qualquer possibilidade de recurso pelos demais licitantes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  Após a declaração pelo pregoeiro do licitante vencedor do certame, não haverá qualquer possibilidade de recurso pelos demais licitantes.

Analisemos as proposições da Banca, em busca da única equivocada, considerando as disposições da Lei 10.520/2002 (Lei do Pregão):

 

a) Certo:

 

Nada há de incorreto no teor da presente assertiva, que tem apoio expresso no que dispõe o art. 3º, II, da Lei 10.520/2002, in verbis:

 

"Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

 

(...)

 

II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;"

 

b) Certo:

 

Sem reparos a serem aqui indicados, porquanto a proposição corresponde, com fidelidade, ao que está estabelecido no art. 3º, IV, primeira parte, da citada Lei federal, litteris:

 

"Art. 3º (...)

IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor."

 

c) Certo:

 

Uma vez mais, o caso é de assertiva em estrita conformidade a texto expresso de lei, vale dizer, ao art. 8º do da Lei do Pregão, que abaixo transcrevo:

 

"Art. 8º  Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, nos termos do regulamento previsto no art. 2º."


Sendo assim, não há equívocos a serem assinalados nesta opção.

 

d) Errado:

 

Por fim, aqui se encontra o item incorreto da questão. Ao contrário do que está dito, após a declaração do vencedor, qualquer licitante pode manifestar intenção de recorrer, de maneira imediata e motivada, sendo-lhe concedido, para tanto, o prazo de 3 dias para ofertar suas razões recursais.


A propósito, a regra do art. 4º, XVIII, da citada Lei federal:

 

"Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

 

(...)

 

XVIII - declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos;"

 

Equivocado, portanto, afirmar a inexistência da possibilidade de interposição de recurso após o ato que declara o vencedor.

 

Gabarito: Letra D

134) Conforme a Lei nº. 10.520/02, é incorreto afirmar que:

  • A) O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.
  • B) No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.
  • C) Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
  • D) Tal lei pode ser substituída amplamente pela contratação direta, desde que as leis daquele Município prevejam tal troca.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Tal lei pode ser substituída amplamente pela contratação direta, desde que as leis daquele Município prevejam tal troca.

Gabarito: LETRA D.

 

A questão versa sobre a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta incorreta, conforme exigência da questão.

 

a)  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

 

Correto. De fato, via de regra, a validade das propostas é de 60 dias, sem previsão de prorrogação, salvo se o edital fixar um prazo. Vejamos:

 

Art. 6º  O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

 

Por sua vez, de acordo com a Lei nº 14.133/21 - Nova Lei de Licitações e Contrato, o prazo de validade não está previamente estabelecido devendo ser indicado no edital de licitação. Vejamos:

 

Art. 90. A Administração convocará regularmente o licitante vencedor para assinar o termo de contrato ou para aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e nas condições estabelecidas no edital de licitação, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas nesta Lei.

[...]

§ 3º Decorrido o prazo de validade da proposta indicado no edital sem convocação para a contratação, ficarão os licitantes liberados dos compromissos assumidos.


b)  No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.

 

Correto. De fato, é possível que, no âmbito do Ministério da Defesa, sejam exercidas funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio por militares. Vejamos:

 

Art. 3º. [...]

§ 2º  No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares


c)  Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

 

Correto. É o que determina o art. 9º, caput, da Lei do Pregão:

 

Art. 9º  Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.


d)  Tal lei pode ser substituída amplamente pela contratação direta, desde que as leis daquele Município prevejam tal troca.

 

Incorreto. As hipóteses de contratação direta são definidas pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e, a partir de 2023, pela Lei nº 14.133/21, não havendo possibilidade de o município prever novas modalidades ou hipóteses de contratação direta.

 

Portanto, gabarito LETRA D.

135) Para a aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que poderá ser de dois tipos, segundo a legislação:

  • A) Instruído e presencial.
  • B) Presencial e eletrônico.
  • C) Instruído e eletrônico.
  • D) Presencial e por competência.
  • E) Por competência e instruído.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Presencial e eletrônico.

Gabarito: letra B.

 

Sobre o tema, esclarece Rafael Oliveira que o PREGÃO é a modalidade de licitação prevista na Lei nº 10.520/02 e na Lei nº 14.133/21 para aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado do futuro contrato.

 

Ainda, existem duas modalidades de pregão:

  • pregão presencial: é realizado em ambiente físico, com a presença dos interessados; e
  • pregão eletrônico: é executado em ambiente virtual por meio da internet (art. 2º, § 2º, da Lei nº 10.520/02 e Decreto nº 10.024/19). O pregão eletrônico deve ser adotado preferencialmente.

(OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende de. Curso de Direito Administrativo. 9ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2021. P. 755/757)

 

Nesse contexto, correta a alternativa B:

 

a)  Instruído e presencial.  – errada.


b)  Presencial e eletrônico.  – certa.


c)  Instruído e eletrônico. – errada.


d)  Presencial e por competência. – errada.


e)  Por competência e instruído. – errada.

136) No que tange à modalidade de licitação denominada pregão, está em desacordo com a Lei 10.520/2002 a afirmação de que:

  • A) O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.
  • B) A exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame, é vedada.
  • C) As normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 são aplicadas subsidiariamente para a modalidade de pregão.
  • D) A Administração Pública pode fazer exigência de garantia de proposta nas licitações realizadas pela modalidade Pregão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A Administração Pública pode fazer exigência de garantia de proposta nas licitações realizadas pela modalidade Pregão.

Gabarito: letra D.

 

Vamos analisar as alternativas com base na Lei 10.520/2002.

 

a) CERTO. Esse prazo obriga o licitante vencedor, que é obrigado a manter as mesmas condições que constavam na proposta vencedora, e também a Administração, que, em querendo contratar, deve fazê-lo no prazo determinado.

 

"Art. 6º. O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital."


b) CERTO. Assim como a exigência de garantia de proposta e pagamento de taxas e e emolumentos.

 

"Art. 5º  É vedada a exigência de:

 

I - garantia de proposta;

II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso."


c) CERTO. Essa regra de aplicação subsidiária consta do art. 9º da Lei do Pregão.

 

"Art. 9º  Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993."


d) ERRADO. Como já explicamos, a exigência de garantia de proposta é proibida nas licitações realizadas pela modalidade Pregão.

 

"Art. 5º  É vedada a exigência de:

 

I - garantia de proposta;"

 

Espero ter ajudado.

137) Um órgão público decidiu realizar uma licitação na modalidade de Pregão – Lei 10.520/02 – para a aquisição de materiais destinados à manutenção física e conservação de sua Sede. Nesta licitação:

  • A) Poderá ser realizado de forma eletrônica.
  • B) Aplica-se subsidiariamente a Lei 8.666/93.
  • C) Poderá limitar os critérios de julgamento a apenas menor preço e melhor técnica.
  • D) -Realiza-se primeiramente a avaliação do preço das propostas e, em seguida, o exame dos requisitos de habilitação da proposta vencedora.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: ANULADA.

 

A questão versa sobre a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta correta.

 

a)  Poderá ser realizado de forma eletrônica.

 

Correto. De fato, autoriza-se a realização do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, não se trata de um dever. Vejamos:

 

Art. 2º. [...]

§ 1º  Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

 

De seu turno, de acordo com a Lei nº 14.133/21 - Nova Lei de Licitações e Contrato, não há expressamente esta autorização, porém, dado os tempos atuais, sempre permite-se a utilização de recursos de tecnologia da informação, como ferramenta importante para a realização de certame licitatório com eficiência e celeridade.


b)  Aplica-se subsidiariamente a Lei 8.666/93.

 

Correto. É o que determina o art. 9º, caput, da Lei do Pregão:

 

Art. 9º  Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.


c)  Poderá limitar os critérios de julgamento a apenas menor preço e melhor técnica.

 

Incorreto. Para o pregão sempre será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital. Com efeito, tipo de licitação adotado na modalidade pregão é EXCLUSIVAMENTE o menor preço, conforme o art. 4º, inciso X, da Lei do Pregão:

 

Art. 4º. [...]

X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

 

Por sua vez,  na Lei nº 14.1333/21 - Nova Lei de Licitações e Contratos, a modalidade de licitação pregão é OBRIGATÓRIA para a aquisição de para aquisição de bens e serviços comuns, sendo o critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto. Vejamos:

 

Art. 6º. [...]

XLI - pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto;


d) -Realiza-se primeiramente a avaliação do preço das propostas e, em seguida, o exame dos requisitos de habilitação da proposta vencedora.

 

Correto. Na comparação da lei do pregão com a lei nº 8.666/93, o pregão se difere por inverter as fases de habilitação e de julgamento. De fato, há inversão das fases ao proceder a análise dos documentos de habilitação apenas após encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas de preço, conforme autoriza o art. 4º, inciso XII, da Lei do Pregão:

 

Art. 4º. [...]

XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

 

Detalhe: na Lei nº 14.133/21 - Nova Lei de Licitações e Contratos, a inversão das fases de habilitação e apresentação das propostas é aplicada para todas modalidades. Vejamos:

 

Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:

I - preparatória;

II - de divulgação do edital de licitação;

III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;

IV - de julgamento;

V - de habilitação;

VI - recursal;

VII - de homologação.

 

Portanto, como existem 3 alternativas corretas, a questão foi corretamente ANULADA.

138) De acordo com a Lei nº 10.520/02, para a aquisição de bens e serviços comuns, as instituições públicas utilizarão qual modalidade de licitação?

  • A) Concorrência.
  • B) Concurso.
  • C) Convite.
  • D) Pregão.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Pregão.

De acordo com a Lei nº 10.520/2002, para a aquisição de bens e serviços comuns, as instituições públicas devem utilizar a modalidade de licitação denominada pregão. O pregão é uma forma de licitação que se destina à aquisição de bens e serviços comuns, onde o critério de julgamento é o menor preço. Essa modalidade tem como principais características a celeridade, simplicidade e a possibilidade de participação de fornecedores de todo o país, estimulando a ampla competitividade entre os interessados.

139) A modalidade pregão é juridicamente condicionada a princípios básicos e correlatos da administração pública. Quais estão entre esses princípios?

  • A) Impessoalidade, publicidade, maior preço, pessoalidade.
  • B) Legalidade, moralidade, impessoalidade, justo preço.
  • C) Proporcionalidade, menor preço, sigilo, imoralidade.
  • D) Celeridade, competividade, sigilo, honestidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Legalidade, moralidade, impessoalidade, justo preço.

A modalidade de pregão, regida pela Lei nº 10.520/2002, está condicionada aos princípios básicos da administração pública, que incluem, entre outros, a legalidade, moralidade, impessoalidade e justo preço.

1. Legalidade: Todas as ações da administração pública devem estar em conformidade com a lei.

2. Moralidade: Os atos administrativos devem ser pautados pela ética e pelos princípios morais, visando o bem comum.

3. Impessoalidade: A administração pública deve agir de forma neutra, sem privilegiar ou prejudicar pessoas específicas.

4. Justo preço: Os preços praticados na aquisição de bens ou serviços devem ser adequados e compatíveis com os praticados no mercado, assegurando a eficiência e a economicidade na utilização dos recursos públicos.

Portanto, a alternativa B está correta ao elencar os princípios básicos e correlatos da administração pública que estão relacionados à modalidade de pregão.

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140) A modalidade de licitação prevista na Lei nº 10.520/2002 é:

  • A) concorrência;

  • B) tomada de preços;

  • C) convite;

  • D) pregão;

  • E) regime diferenciado de contratação.

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A alternativa correta é letra D) pregão;

Segundo a Lei nº 10.520/2002, que institui no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências:

 

Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

Portanto, a única alternativa correta é a letra "D", gabarito da questão.

 

Vejamos os erros das demais alternativas:

 

A) concorrência;

INCORRETA. A concorrência encontra-se definida no parágrafo 1º, do art. 22, da Lei nº 8.666/93.

 

Art. 22.  São modalidades de licitação:

(...)

§ 1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

B) tomada de preços;

INCORRETA. A tomada de preços encontra-se definida no parágrafo 2º, do art. 22, da Lei nº 8.666/93.

 

Art. 22.  São modalidades de licitação:

(...)

§ 2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

C) convite;

INCORRETA. O convite encontra-se definido no parágrafo 3º, do art. 22, da Lei nº 8.666/93.

 

Art. 22.  São modalidades de licitação:

(...)

§ 3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

E) regime diferenciado de contratação.

INCORRETA. Alternativa sem correspondência na Lei 10.520/2002.

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