Questões Sobre Lei nº 10.520/2002 - Modalidade de Licitação Pregão - Direito Administrativo - concurso
161) A modalidade pregão é adequada e legalmente prevista para
- A) alienação de bens inservíveis, de valores inferiores a R$ 100.000,00.
- B) aquisição de bens de valores inferiores a R$ 100.000,00, independentemente da natureza deles.
- C) aquisição de bens e serviços, independentemente do valor, desde que sejam de natureza comum, passíveis de descrição objetiva.
- D) contratação de serviços de natureza comum, de pouca complexidade, não se admitindo aquisição de bens, em razão da ausência de fase avaliatória.
- E) alienação ou aquisição de bens passíveis de serem objetivamente descritos, sem identificação de marca e de fácil identificação no mercado.
A alternativa correta é letra C) aquisição de bens e serviços, independentemente do valor, desde que sejam de natureza comum, passíveis de descrição objetiva.
A letra A está incorreta. O leilão é que é a modalidade de licitação, entre quaisquer interessados, destinado, de regra, à venda de bens móveis inservíveis, produtos legalmente apreendidos ou penhorados.
A letra B está incorreta. A modalidade pregão não se vincula a um teto de valor máximo ou mínimo. Sua sua utilização é definida pela natureza do objeto a ser licitado: bens e serviços comuns.
A letra C está correta e as letras D e E estão incorretas. Como já afirmado, o pregão possui âmbito bem delimitado: só pode ser realizado para aquisições de bens e serviços comuns. Interessante anotar que o uso do pregão independe do valor envolvido, ou seja, diferentemente de algumas modalidades de licitação, o pregão não tem, por enquanto, um “teto”, um valor máximo; logo, sua utilização é definida pela natureza do objeto a ser licitado: bens e serviços comuns.
162) Conforme a legislação pertinente, a licitação na modalidade pregão
- A) deverá ser conduzida por equipe de apoio integrada exclusivamente por servidores públicos.
- B) veda a negociação direta entre a administração e os participantes da licitação.
- C) deverá proporcionar prazo de, no mínimo, oito dias úteis para a apresentação de propostas.
- D) tem de basear-se no critério da melhor técnica para o julgamento e a classificação das propostas.
- E) demanda, obrigatoriamente, a participação presencial dos concorrentes.
A alternativa correta é letra C) deverá proporcionar prazo de, no mínimo, oito dias úteis para a apresentação de propostas.
A resposta é letra “C”.
O prazo de publicidade do instrumento convocatório do pregão é de, no mínimo, 8 dias úteis.
Os demais itens estão errados.
Na letra “A”, a condução é por pregoeiro, e pode ser auxiliado por equipe de apoio. Em relação à composição, a equipe de apoio deve ser integrada, em sua maioria, por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da Administração, e preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.
Na letra “B”, a lei do Pregão dispõe, expressamente, sobre a possibilidade de negociação. Ocorre comumente quando o preço da proposta mais bem classificada estiver acima do valor estimado pela Administração.
Na letra “D”, o critério eleito pelo legislador foi o menor preço.
Na letra “E”, o pregão poderá utilizar meios eletrônicos. Inclusive, o pregão eletrônico é preferencial ao presencial.
163) Durante a realização de licitação por meio de pregão, verifica-se que o licitante que apresentou a melhor proposta não atende às exigências habilitatórias previstas no edital. Nesse caso, deverá o Pregoeiro
- A) impor ao licitante a sanção de impedimento de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e descredenciá-lo do sistema de fornecedores.
- B) conceder o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para que o licitante forneça a documentação faltante, sob pena de inabilitação.
- C) declarar o pregão fracassado e iniciar processo de aquisição dos bens ou serviços licitados por dispensa de licitação.
- D) examinar as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital.
- E) declarar o pregão deserto e reiniciar o processo licitatório, marcando-se nova sessão pública no prazo mínimo de 8 (oito) dias úteis, sem necessidade de republicar o edital.
A alternativa correta é letra D) examinar as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital.
A resposta é letra “D”.
Vejamos o disposto na Lei 10.520/2002 (inc. XVI do art. 4º):
XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;
Ou seja, os demais já classificados serão chamados a honrar a proposta. E, no caso, não há a necessidade de honrarem a proposta da empresa anterior. É sua própria proposta.
164) Secretaria de educação municipal pretende adquirir material escolar para suas unidades de ensino. A fim de evitar problemas de qualidade nos produtos listados e objetivamente descritos como de natureza comum, fez constar do edital de pregão que publicou a obrigatoriedade de apresentação de amostras dos 5 principais itens pelos licitantes na sessão pública de apresentação de propostas. A exigência constante do edital
- A) onera excessivamente os licitantes, cabendo a exigência de apresentação de amostras por parte do vencedor do certame.
- B) garante a presença na sessão de abertura somente de licitantes com propostas consistentes, bem como permite que a escolha recaia sobre bens e serviços de melhor qualidade.
- C) é admitida quando o objeto do pregão se refere a apenas um bem, de fácil transporte ou quando o administrador escolhe apenas um dentre os listados no objeto do certame, não sendo legalmente permitido apresentação de variedade de amostras sobre itens diferentes.
- D) permite a inabilitação técnica dos licitantes que não cumprirem esse requisito formal, não sendo possível à Administração pública se fiar em compromissos de qualidade.
- E) não é admitida quando se tratarem de bens de natureza comum, considerando a pouca complexidade e fácil constatação de qualidade pelo administrador público.
A alternativa correta é letra A) onera excessivamente os licitantes, cabendo a exigência de apresentação de amostras por parte do vencedor do certame.
Gabarito: letra A.
a) onera excessivamente os licitantes, cabendo a exigência de apresentação de amostras por parte do vencedor do certame. – certa.
A questão cobra conhecimento acerca da jurisprudência do TCU, o qual, no âmbito do processo nº 014.909/2017-0 (relatoria Min. Bruno Dantas), assim se manifestou:
“(...) O enunciado da Súmula TCU 14 veda expressamente a possibilidade de se exigir laudos de qualquer espécie em qualquer fase de licitação. A exigência de que a empresa, para se habilitar no processo licitatório, apresente amostras acompanhadas de fichas técnicas e laudos microbiológicos fere o princípio da legalidade previsto no art. 30, da Lei de Licitação. Da mesma forma, fere o Princípio da Razoabilidade, previsto no art. 37, XXI, da CF. Segundo entendimento desta Corte, a exigência de amostra ou protótipos deve ser feita apenas ao licitante provisoriamente em primeiro lugar (e não aos três primeiros lugares) como ocorreu.”(grifou-se).
Nessa linha, a exigência de amostra onera sim os licitantes de forma excessiva, somente sendo exigível do vencedor do certame.
Correta, portanto, a alternativa, devendo ser assinalada.
b) garante a presença na sessão de abertura somente de licitantes com propostas consistentes, bem como permite que a escolha recaia sobre bens e serviços de melhor qualidade. – errada.
Conforme visto no comentário da alternativa A, o TCU entende ser incabível a exigência de amostras que não do licitante vencedor.
Incorreta, portanto, a alternativa.
c) é admitida quando o objeto do pregão se refere a apenas um bem, de fácil transporte ou quando o administrador escolhe apenas um dentre os listados no objeto do certame, não sendo legalmente permitido apresentação de variedade de amostras sobre itens diferentes. – errada.
Mais uma vez, de acordo com o entendimento do TCU, não é cabível a exigência de amostras que não do licitante vencedor. Nessa linha, erra a alternativa ao afirmar que é admitida quando o objeto do pregão se refere a apenas um bem, de fácil transporte ou quando o administrador escolhe apenas um dentre os listados no objeto do certame.
d) permite a inabilitação técnica dos licitantes que não cumprirem esse requisito formal, não sendo possível à Administração pública se fiar em compromissos de qualidade. – errada.
Como a exigência de amostras, que não do licitante vencedor, não é admitida pelo TCU no âmbito do pregão, tem-se que não é possível a inabilitação dos licitantes que não cumprirem tal requisito.
Incorreta a alternativa, portanto.
e) não é admitida quando se tratarem de bens de natureza comum, considerando a pouca complexidade e fácil constatação de qualidade pelo administrador público. – errada.
Como visto nos comentários anteriores, a exigência de amostra é admitida no pregão, o qual tem por objeto bens de natureza comum, mas somente pode ocorrer para o licitante vencedor.
Logo, incorreta a alternativa.
165) Considerando a legislação e os conceitos pertinentes a licitações e contratos administrativos, julgue o item a seguir.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
O item está CERTO.
Diferentemente da Lei 8.666/1993, o valor da contratação não é critério útil na definição do pregão, isto é, o procedimento dessa modalidade pode ser usado para contratações de qualquer valor.
Quer dizer, a Lei do Pregão não segue o paradigma da Lei 8.666/1993 para as modalidades comuns, em que um dos fatores decisivos na escolha da modalidade licitatória é o montante de dispêndios que a Administração assumirá com a contratação.
No pregão, não há relação entre o seu procedimento e o valor da futura contratação. Desde que o objeto licitado se enquadre no conceito de bem e serviço comum, a contratação derivada de licitação feita nessa modalidade pode envolver qualquer valor.
Inclusive, em razão da ausência de limites de valor, não há como cogitar, à primeira vista, o fracionamento de despesas no uso de dois ou mais pregões para objetos iguais ou assemelhados. Obviamente, a realização de sucessivos pregões pode configurar, no caso concreto, como ato antieconômico (licitar gera despesas), além de ser uma sinalização da falta de planejamento por parte do administrador público.
166) A licitação precede o empenho da despesa e tem por objetivo verificar, entre vários fornecedores, quem oferece condições mais vantajosas à Administração.
- A) No pregão o objetivo é a aquisição de bens e serviços pelo menor preço, enquanto no leilão há busca da maior oferta possível.
- B) No pregão há participação de qualquer interessado, enquanto no leilão a participação é restrita a convidados.
- C) No pregão há uma fase inicial de habilitação preliminar destinada a comprovar que os interessados possuem os requisitos mínimos de qualificação exigidos, enquanto no leilão não há essa exigência.
- D) O pregão é realizado entre interessados para escolha de trabalho técnico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, enquanto o leilão é realizado entre interessados em obter bens apreendidos ou penhorados.
- E) O pregão destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, enquanto no leilão não há essa preocupação.
A alternativa correta é letra A) No pregão o objetivo é a aquisição de bens e serviços pelo menor preço, enquanto no leilão há busca da maior oferta possível.
A resposta é letra “A”.
O pregão é vulgarmente conhecido com leilão reverso ou às avessas. Isso pelo motivo de, no pregão, o objetivo ser a aquisição; no leilão, a venda; no pregão, o critério de julgamento ser o menor preço; e, no leilão, ser a alienação. Enfim, movimentos antagônicos.
Os demais itens estão errados. Abaixo:
b) No pregão há participação de qualquer interessado, enquanto no leilão a participação é restrita a convidados.
Em ambos procedimentos o acesso não é restrito a convidados ou cadastrados.
c) No pregão há uma fase inicial de habilitação preliminar destinada a comprovar que os interessados possuem os requisitos mínimos de qualificação exigidos, enquanto no leilão não há essa exigência.
No pregão, há uma inversão de fases, sendo a habilitação posterior ao julgamento. A fase de habilitação preliminar é característica da concorrência. Já, no leilão, até pode existir esta etapa preliminar, exigindo-se, por exemplo, habilitação financeira.
d) O pregão é realizado entre interessados para escolha de trabalho técnico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, enquanto o leilão é realizado entre interessados em obter bens apreendidos ou penhorados.
O conceito parcial de leilão está perfeito. Já, para o pregão, o enunciado referiu-se à modalidade de licitação concurso.
e) O pregão destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, enquanto no leilão não há essa preocupação.
Todos os procedimentos são cercados de três objetivos: selecionar proposta mais vantajosa, garantir a isonomia e garantir o desenvolvimento nacional sustentável.
167) A autoridade competente de determinado ente da Administração Pública indireta, após justificar a necessidade de aquisição de certo bem comum, adotou todas as medidas exigidas pela Lei nº 10.520/2002, que disciplina a licitação na modalidade pregão, dentre elas,
- A) I, II e III, apenas.
- B) I, III e IV, apenas.
- C) I e IV, apenas.
- D) III e IV, apenas.
- E) II e IV, apenas.
A alternativa correta é letra D) III e IV, apenas.
A resposta é letra “D”.
Todo procedimento de licitação conta com fases internas e externas. As internas são nominadas de preparatória. E a externa inicia com a publicação do aviso do edital.
Esse é o ponto de partida para a resolução da questão. Peço que leia os itens, e tenta observar o que é interno à Administração, enfim, os atos preparatórios.
Dispõe a lei do pregão:
Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;
II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;
III - dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e
IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.
Os trechos, em negrito, conferem com os itens I e II. Portanto, por eliminação, chegamos à alternativa “D”.
O único item que me chamou a atenção, em razão da redação foi:
III. a convocação dos interessados, com a indicação da forma de obtenção do edital; e
Forma de obtenção do edital? Não entendi. Assim dispõe a Lei, no art. 5º:
Art. 5º É vedada a exigência de:
II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e
Então por que razão o interessado deverá indicar a forma de obtenção do edital? No mínimo, a redação está estranha, por transparecer que o interessado deve obter o edital com antecedência. Claro que terá obtido, ainda que por acesso ao sítio eletrônico, mas será obrigado a dizer isto? Tenho minhas dúvidas.
168) O pregão é uma modalidade de licitação que poderá ser empregada para aquisição de bens e serviços comuns.
- A) Justificação, por parte da autoridade, sobre a necessidade de contratação
- B) Definição do objeto do certame e as exigências de habilitação
- C) Estabelecimento dos critérios de aceitação
- D) Determinação das sanções por inadimplemento do contrato
- E) Elaboração de cláusulas contratuais, sem a necessidade de fixação de prazos
A alternativa correta é letra E) Elaboração de cláusulas contratuais, sem a necessidade de fixação de prazos
A questão versa sobre a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse contexto, a fase preparatória do pregão deve conter os elementos elencados no art. 3º, inciso I, da Lei do Pregão:
Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:
I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação (LETRA A) e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação (LETRA B), os critérios de aceitação das propostas (LETRA C), as sanções por inadimplemento (LETRA D) e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento (LETRA E);
Portanto, como os prazos deverão ser fixados, a única incorreta é a LETRA E, gabarito da questão.
169) Assinale a alternativa que não contem uma regra estabelecida legalmente para a fase externa do pregão.
- A) Colocação à disposição de qualquer pessoa para consulta as cópias do edital e do respectivo aviso
- B) Fixação do prazo de 20 (vinte) dias úteis para apresentação de documentação adicional para o processo
- C) Exposição de aviso contendo a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital
- D) Determinação de abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, após encerramento da fase competitiva
- E) Declaração do licitante vencedor, após a verificação do atendimento aos itens contidos no edital
A alternativa correta é letra B) Fixação do prazo de 20 (vinte) dias úteis para apresentação de documentação adicional para o processo
A questão versa sobre a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse contexto, as regras para a realização da fase externa do pregão estão elencadas no art. 4º, e incisos, da Lei:
Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
[...]
II - do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital; (LETRA C)
[...]
IV - cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei nº 9.755, de 16 de dezembro de 1998; (LETRA A)
[...]
XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital; (LETRA D)
[...]
XV - verificado o atendimento das exigências fixadas no edital, o licitante será declarado vencedor; (LETRA E)
Assim, perceba que não haverá fixação do prazo de 20 (vinte) dias úteis para apresentação de documentação adicional para o processo. Portanto, gabarito LETRA B.
170) Célio, que era funcionário de um oficialato, tornou-se pregoeiro de pregões eletrônicos (Lei nº 10.520/2002). No exercício de sua nova função, quando do julgamento de propostas apresentadas, deve observar uma série de pontos, inclusive o que corretamente consta de uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
- A) Célio deve ter como critério seletivo o melhor preço, sem necessidade de observância de qualquer outro critério.
- B) Em tendo sido escolhido o vencedor do pregão, Célio não é mais autorizado a negociar diretamente, a fim de obter um preço ainda melhor.
- C) Uma vez abertos os envelopes das propostas, Célio tem o prazo de 3 (três) dias úteis para verificar se estão em conformidade com os requisitos do edital.
- D) Célio deve observar, como expressamente conceitua a lei, aceitabilidade como permissão de desclassificação apenas quando se verificar a inexequibilidade do preço ofertado.
- E) Sob orientação de Célio, após verificadas as propostas formais, oralmente, o participante da oferta com valor mais baixo e os de propostas com preço até 10% (dez por cento) superiores poderão fazer novos e sucessivos lances para se chegar ao vencedor final.
A alternativa correta é letra E) Sob orientação de Célio, após verificadas as propostas formais, oralmente, o participante da oferta com valor mais baixo e os de propostas com preço até 10% (dez por cento) superiores poderão fazer novos e sucessivos lances para se chegar ao vencedor final.
Gabarito: letra E.
a) Célio deve ter como critério seletivo o melhor preço, sem necessidade de observância de qualquer outro critério. – errada.
Em verdade, o critério a ser adotado no pregão é o de menor preço, e não de melhor preço, como afirmado. Nos termos legais:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;”
Logo, incorreta a alternativa.
b) Em tendo sido escolhido o vencedor do pregão, Célio não é mais autorizado a negociar diretamente, a fim de obter um preço ainda melhor. – errada.
Dispõe a Lei nº 10.520/02:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;
XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;
XVII - nas situações previstas nos incisos XI e XVI, o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor;”
Nessa linha, nos casos previstos nos incisos XI e XVI do art.4º, o pregoeiro poderá sim negociar diretamente com o proponente visando à obtenção de melhor preço, pelo que incorreta a alternativa.
c) Uma vez abertos os envelopes das propostas, Célio tem o prazo de 3 (três) dias úteis para verificar se estão em conformidade com os requisitos do edital. – errada.
Diferentemente do que afirmado, uma vez abertos os envelopes das propostas, Célio deverá verificar imediatamente se estão em conformidade com os requisitos do edital, e não no prazo de 3 dias úteis. Nos termos da Lei nº 10.520/02:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
VII - aberta a sessão, os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;”
Incorreta a alternativa, portanto.
d) Célio deve observar, como expressamente conceitua a lei, aceitabilidade como permissão de desclassificação apenas quando se verificar a inexequibilidade do preço ofertado. – errada.
Em verdade, Célio deverá obrigatoriamente decidir sobre a aceitabilidade da proposta classificada em 1º lugar, independentemente da exequibilidade do preço. Nos termos legais:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;”
Logo, incorreta a alternativa.
e) Sob orientação de Célio, após verificadas as propostas formais, oralmente, o participante da oferta com valor mais baixo e os de propostas com preço até 10% (dez por cento) superiores poderão fazer novos e sucessivos lances para se chegar ao vencedor final. – certa.
Realmente, é dever de Célio, como pregoeiro, observar a prerrogativa de os ofertantes com preço de até 10% a mais da melhor proposta, bem como ao ofertante da melhor proposta, fazerem lances verbais e sucessivos. Nesse sentido, determina a Lei do Pregão:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
(...)
VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;”
Correta a alternativa, portanto, devendo ser assinalada.