Perante as regras que regem o pregão, é correto o seguinte posicionamento de um servidor público ao afirmar que
- A) em data, hora e local designados é realizada a primeira sessão pública para interposição de recursos de um certame.
- B) o pregoeiro procederá a análise documental de candidatos na etapa inicial de qualificação de fornecedores.
- C) o prazo fixado para apresentação de propostas, contado a partir da publicação do aviso, não pode ser menor que 10 dias úteis.
- D) na sessão o autor da oferta de valor mais baixo e aqueles com ofertas até 10% superiores àquela poderão fazer novos lances, até a proclamação do vencedor.
- E) não poderão haver mais de 3 certames seguidos com a mesma finalidade e num prazo de 30 dias, justificando eventuais compras diretas por agente público.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) na sessão o autor da oferta de valor mais baixo e aqueles com ofertas até 10% superiores àquela poderão fazer novos lances, até a proclamação do vencedor.
Gabarito: letra D.
a) em data, hora e local designados é realizada a primeira sessão pública para interposição de recursos de um certame. – errada.
Em verdade, de acordo com a Lei nº 10.520/02, assim que declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso.
Logo, não será realizada uma sessão pública para a interposição de recursos.
Vejamos:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
XVIII - declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos;”
b) o pregoeiro procederá a análise documental de candidatos na etapa inicial de qualificação de fornecedores. – errada.
A Lei nº 10.520/02 prevê que a análise documental quando encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas.
Portanto, alternativa incorreta.
No texto legal:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;”
c) o prazo fixado para apresentação de propostas, contado a partir da publicação do aviso, não pode ser menor que 10 dias úteis. – errada.
Em verdade, de acordo com a Lei nº 10.520/02:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;”
Logo, a alternativa encontra-se incorreta.
d) na sessão o autor da oferta de valor mais baixo e aqueles com ofertas até 10% superiores àquela poderão fazer novos lances, até a proclamação do vencedor. – certa.
Realmente, essa é a previsão da Lei nº 10.520/02:
“Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;”
Portanto, alternativa correta.
e) não poderão haver mais de 3 certames seguidos com a mesma finalidade e num prazo de 30 dias, justificando eventuais compras diretas por agente público. – errada.
Em verdade, não há essa vedação.
O prazo de validade das propostas é de 60 dias, se não for outro o que estiver no edital.
No texto da Lei nº 10.520/02:
“Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.”
Logo, alternativa incorreta.
ATENÇÃO: Como o assunto é tratado pela Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21):
Salienta-se que a nova Lei de Licitações regulamentou totalmente modalidade de licitação do pregão, revogando a Lei nº 10.520/02 a partir de 30 de dezembro de 2023.
Deixe um comentário