A Administração Pública Direta é composta pelos órgãos públicos ligados ao governo federal, estadual ou municipal. Qual das características abaixo não é uma característica dos órgãos da Administração Pública Direta.
- A) Possuir personalidade jurídica própria.
- B) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado.
- C) Apresentar patrimônio próprio.
- D) Possuir autonomia administrativa.
- E) Atuar em políticas públicas de caráter essencialmente do Estado.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito: ANULADA
A questão foi corretamente anulada pela banca organizadora do concurso público por apresentar mais de uma alternativa que não contempla característica dos órgãos da Administração Pública Direta.
Para confirmar a nulidade da questão, vamos analisar e julgar as afirmativas propostas:
a) Possuir personalidade jurídica própria. CORRETA
A afirmativa está correta pois os órgãos públicos não são dotados de personalidade jurídica própria. Esta característica é típica das Entidades Administrativas da Administração Indireta. Os juristas administrativos Marcelo Allexandrino e Vicente Paulo assim definem órgãos públicos:
órgãos são meros conjuntos de competências, sem personalidade jurídica própria; são resultado da técnica de organização administrativa conhecida como "desconcentração".
b) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado. CORRETA
A afirmativa está igualmente correta, pois os Órgãos Públicos são unidades de direito público e, de acordo com a definição do jurista administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello são:
unidade abstratas que sintetizam os vários círculos de atribuição do Estado.
c) Apresentar patrimônio próprio. CORRETA
A afirmativa está correta e não corresponde a uma característica dos órgãos públicos. Os órgãos públicos não possuem patrimônio próprio, uma vez que o patrimônio utilizado pelos órgãos é de propriedade da pessoa jurídica a que pertencem.
d) Possuir autonomia administrativa. CORRETA
Se o enunciado da questão exige a identificação da alternativa que não contempla característica dos órgãos públicos, a alternativa também esta correta, pois, de acordo com o professor Hely Lopes Meirelles, os órgãos públicos não possuem autonomia administrativa por serem centros de competências para o desempenho das funções estatais, através de seus agentes..
são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada a pessoa jurídica a que pertence
e) Atuar em políticas públicas de caráter essencialmente do Estado INCORRETA
A afirmativa está incorreta por ser a única que contempla uma das características dos órgãos públicos. A criação de alguns órgãos específicos possuem a prerrogativa de atuar em políticas públicas de caráter essencialmente de Estado, como: Defesa Nacional, Relações Exteriores, Saúde, Previdência, Educação e diversas outras áreas.
Como o enunciado exigia a alternativa que não é uma característica dos órgãos da Administração Pública Direta, verifica-se que a questão comporta quatro afirmativas corretas, o que inviabiliza a manutenção da questão e de forma acertada foi anulada pela banca.
Deixe um comentário