A é todo o aparelhamento do Estado, preordenado à realização de seus serviços, visando a satisfação das necessidades coletivas.
Marque a alternativa que complete o espaço em branco corretamente:
- A) Administração Pública.
- B) Receita Pública.
- C) Administração Direta.
- D) Dívida Pública.
- E) Administração Indireta.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Administração Pública.
Gabarito: letra A.
Inicialmente, vejamos a lição de Hely Lopes Meirelles:
“A administração pública é todo o aparelhamento do Estado preordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.” (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2016. P. 68)
Ao analisar a lição colacionada, nota-se que a alternativa que preenche a lacuna do enunciado corretamente é a letra A.
As demais alternativas, por exclusão, encontram-se incorretas.
Vejamos:
b) Receita Pública. – errada.
“RECEITA PÚBLICA
Para atender às necessidades da sociedade, o governo precisa prestar serviços e realizar obras - o que exige gastos. Receita pública é o dinheiro que o governo dispõe para manter sua estrutura e oferecer bens e serviços à sociedade, como hospitais, escolas, iluminação, saneamento, etc.
Para poder fazer isso, o governo precisa arrecadar dinheiro e faz isso de diversas maneiras. Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do tesouro nacional, recebimento de indenizações.” (Disponível: https://portaldatransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/execucao-receita-publica. Acesso em: 13/03/23)
c) Administração Direta. – errada.
Administração Direta corresponde aos órgãos que integram a estrutura das pessoas federativas (pessoas políticas), que exercem a atividade administrativa de forma centralizada.
Exemplos: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios.
FONTE: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 79
d) Dívida Pública. – errada.
“O que é dívida pública? Qual é o seu papel?
A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.
Assim como o bom uso do crédito por um cidadão facilita o alcance de grandes conquistas (a compra de sua casa própria, por exemplo), o endividamento público, se bem administrado, permite ampliar o bem-estar da sociedade e favorece o bom funcionamento da economia.
Especialistas costumam destacar a importante função que o endividamento público exerce ao garantir níveis adequados de investimento e de prestação de serviços pelo governo à sociedade, ao mesmo tempo em que propicia maior equidade entre gerações.” (Disponível: https://www.tesourotransparente.gov.br/videos/a-divida-em-videos/2-o-que-e-a-divida-publica.pdf. Acesso em: 13/03/23)
e) Administração Indireta. – errada.
Administração Indireta corresponde às pessoas jurídicas criadas pelos entes federados, vinculadas às respectivas Administrações Diretas, cujo objetivo é exercer a função administrativa de forma descentralizada.
Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.
FONTE:
ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 79
Deixe um comentário