Analise as afirmativas a seguir, considerando as características da administração pública brasileira.
I – As entidades públicas são unidades administrativas responsáveis pela execução das atividades administrativas do Estado.
II – Os órgãos públicos são pessoas jurídicas criadas pelo Estado para desempenhar atividades de interesse público.
III – A administração pública direta é formada pelos entes políticos, seus órgãos e seus poderes.
IV – Os órgãos públicos possuem personalidade jurídica própria.
V – Os órgãos públicos são responsáveis pela fiscalização e o controle das funções do Estado.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
- A) I e II.
- B) II e III.
- C) III e V.
- D) I, IV e V.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) III e V.
Gabarito: LETRA C.
A questão versa acerca da Administração Pública. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta correta.
I - As entidades públicas são unidades administrativas responsáveis pela execução das atividades administrativas do Estado.
Incorreto. Na verdade, os órgãos públicos são centro de competências para desempenhar funções estatais, mediante seus agentes, com imputação de sua atuação à pessoa jurídica a que pertencem. Vejamos a definição de órgão público nas palavras de Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016, p. 71):
São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
II - Os órgãos públicos são pessoas jurídicas criadas pelo Estado para desempenhar atividades de interesse público.
Incorreto. Órgãos públicos não são pessoas jurídicas. No ordenamento pátrio, prevalece a teoria da imputação volitiva ou teoria do órgão, segundo a qual vontade do agente público que integra o órgão, que não é dotado de personalidade jurídica, é imputada à respectiva pessoa estatal. De fato, o conceito de órgão Maria Sylvia Zanella di Pietro (Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 590) é baseado na Teoria do Órgão. Vejamos:
Com base na teoria do órgão, pode-se definir o órgão público como uma unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado.
Ainda, de acordo com Maria Sylvia di Pietro (Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 589), vejamos a conceituação da teoria do órgão para entendermos melhor como funciona o órgão público no ordenamento jurídico pátrio:
pela teoria do órgão, a pessoa jurídica manifesta a sua vontade por meio dos órgãos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse; substitui-se a ideia de representação pela de imputação.
III - A administração pública direta é formada pelos entes políticos, seus órgãos e seus poderes.
Correto. De fato, a Administração Direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas de direito público interno (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). Vejamos na conceituação de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 29):
Administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas.
IV - Os órgãos públicos (NÃO) possuem personalidade jurídica própria.
Incorreto. Na verdade, os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa, não poderão ser sujeitos de direitos e obrigações. É o que nos diz Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016, p. 72):
Por isso mesmo, os órgãos não têm personalidade jurídica nem vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes, mas na área de suas atribuições e nos limites de sua competência funcional expressam a vontade da entidade a que pertencem e a vinculam por seus atos, manifestados através de seus agentes (pessoas físicas).
V - Os órgãos públicos são responsáveis pela fiscalização e o controle das funções do Estado.
Correto. Dentre as diversas atuações administrativas dos órgãos públicos, estão presentes as atividades fiscalização e controle (interno e externo) das funções do Estado.
Portanto, como somente os itens III e V estão corretos, gabarito LETRA C.
Deixe um comentário