Assinale a alternativa correta quanto às espécies de órgãos públicos.
- A) Quanto à função, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão autônomo.
- B) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão superior.
- C) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão consultivo.
- D) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão singular.
- E) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.
Alternativa correta: letra e)
Questão sobre a classificação dos órgãos públicos. Vou fazer aqui um breve resumo sobre essa classificação, portanto, se você quer ser mais objetivo e não quer ver essa explanação teórica, pule para o fim da questão, onde iremos analisar alternativa por alternativa.
Classificação dos órgãos públicos:
- Quanto à posição estatal/hierárquica
a) Independentes: Órgãos que representam os poderes do Estado. Não estão subordinados hierarquicamente a nenhum outro órgão. Ex.: Presidência da República.
b) Autônomos: são subordinados aos órgãos independentes, porém possuem autonomia administrativa e financeira. Ex.: Ministérios; Secretarias de Estado e Município.
c) Superiores: Não tem autonomia nem independência, porém possuem poder de decisão no exercício de suas atribuições. São departamentos, procuradorias, etc. Ex.: Secretaria da Receita Federal; Procuradoria da Fazenda Nacional.
d) Subalternos: Mera execução da atividade pública.
- Quanto à esfera de atuação
a) Central: Tem atribuição para exercer atividades em toda a extensão da pessoa jurídica que integra. Ex.: Secretaria de Segurança Púbica do Estado da Paraíba.
b) Local: Tem atribuição para exercer suas atividades apenas em parte da extensão da pessoa jurídica que integra. Ex.: A Delegacia da cidade de Bayeux é competente para exercer suas atividades apenas na cidade de Bayeux, apesar de ser um órgão estadual.
PRESTA ATENÇÃO!!!!! Deverá ser observada a pessoa política a qual o órgão faz parte. Ex.: O Tribunal de Justiça da PB é um órgão central, pois é um órgão estadual e exerce sua competência em todo o Estado da Paraíba. Já o Tribunal Regional do Trabalho 13º região é um órgão local, visto que é um órgão que pertence à União e exerce sua competência apenas no Estado da Paraíba. |
- Quanto à estrutura (classificação estrutural / organizacional)
a) Simples: órgão que tem estrutura formada por um único órgão. Ex.: Senado Federal; Câmara dos Deputados; Delegacias de Polícia.
b) Compostos: Tem sua estrutura composta por mais de um órgão público, cada um com suas atribuições específicas separadamente, e quando juntos, passam a ter as novas atribuições. Ex.: Congresso Nacional; Secretaria de Segurança Pública da PB.
- Quanto à atuação profissional
a) Singular: Órgão manifesta sua vontade através da vontade de apenas um agente público. Ex.: Presidência da República; Ministérios; Secretarias.
b) Colegiado: Órgão manifesta sua vontade através de um conjunto de agentes públicos. A manifestação de vontade do órgão, portanto, depende de decisão conjunta, de um grupo de agentes. Ex.: Congresso Nacional; Assembleia Legislativa.
- Quanto às funções (tomará por base a função primordial do órgão)
a) Ativos: Aqueles órgãos que prestam o serviço público, a atividade típica do Estado, a função administrativa.
b) Consultivos: Atuam no auxílio da atividade de outros órgãos. Emite pareceres, opinam, dão suporte para que os outros órgãos (ativos) exerçam as atividades típicas de Estado.
DUPLA FUNÇÃO!!! Poderão existir órgãos com dupla função: tanto exercendo a prestação do serviço, como também atuando na consulta e auxílio a outros órgãos. Ex.: A Procuradoria da Fazenda Nacional atua na prestação da função administrativa, mas também dá parecer para o Ministério da Fazenda. |
c) De controle: órgãos que atuam na fiscalização de outros órgãos.
Pode ser de controle interno (CGU atua internamente, controla a atividade pública exercida pelos órgãos da própria União).
Como também pode ser órgão de controle externo (TC controla externamente, auxilia o poder legislativo e atua no controle legislativo da atuação administrativa. É o controle de um poder sobre o outro).
Tema revisado, agora vamos às alternativas:
a) Quanto à função, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão autônomo.
Alternativa incorreta. Quanto à função, o órgão pode ser ativo, consultivo ou de controle. Órgão autônomo entra na classificação quanto à posição estatal/hierárquica.
b) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão superior.
Alternativa incorreta. Quando à estrutura organizacional, o órgão pode ser apenas simples ou composto. Órgão superior entra na classificação quanto à posição estatal/hierárquica.
c) Quanto à estrutura organizacional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão consultivo.
Alternativa incorreta. Quando à estrutura organizacional, o órgão pode ser apenas simples ou composto. Órgão consultivo entra na classificação quanto às funções.
d) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão singular.
Alternativa incorreta. Quanto à atuação profissional, a CM de Valinhos é exemplo de órgão colegiado, e não singular, pois suas decisão são tomadas por um conjunto de agentes públicos.
e) Quanto à atuação funcional, a Câmara Municipal de Valinhos é exemplo de órgão colegiado.
Alternativa correta. Exatamente, pela mesma explicação da alternativa anterior.
Confirmamos assim nosso gabarito na letra E.
Deixe um comentário