Em relação ao significado de administração direta, assinale a afirmação incorreta.
- A) É composta por órgãos públicos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios, secretarias, além dos órgãos subordinados.
- B) Não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa. Suas despesas são realizadas diretamente através do orçamento da referida esfera.
- C) É aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas através de orçamento próprio. São exemplos as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
- D) Administração direta caracteriza-se pela desconcentração administrativa, que é uma distribuição interna de competências, sem a delegação a uma pessoa jurídica diversa.
- E) A administração direta caracteriza-se pela descentralização administrativa, ou seja, a competência é distribuída.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) É aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas através de orçamento próprio. São exemplos as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
Gabarito: Letra C
a) É composta por órgãos públicos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. São os próprios organismos dirigentes, seus ministérios, secretarias, além dos órgãos subordinados.
CORRETO. A alternativa exige conhecimento do art. 4º, incisos I do Decreto nº 200/67.
Nesse sentido, o referido inciso ensina que:
- Administração Direta é composta:
- Presidência da República;
- Ministérios.
Sendo assim, vejamos os termos do Decreto:
Art. 4° A Administração Federal compreende:
I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
Logo, item correto.
b) Não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa. Suas despesas são realizadas diretamente através do orçamento da referida esfera.
CORRETO. A doutrina conceitua órgão público como o complexo de competências administrativas, sem personalidade jurídica, sem patrimônio e sem autonomia administrativa, financeira e orçamentária, que é criado mediante processo de desconcentração administrativa, ou seja, surge da distribuição vertical de funções dentro de determinada estrutura, a fim de melhor organizar a Administração Pública.
Portanto, item correto.
c) É aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e cujas despesas são realizadas através de orçamento próprio. São exemplos as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
INCORRETO. O erro da alternativa está em afirmar que a Administração Direta é composta pelas entidades narradas na alternativa.
Nesse sentido, a Administração Indireta é que é integrada por autarquias, empresas estatais e fundações públicas. Essas entidades possuem personalidades jurídicas, de direito público ou privada, e sua criação ou instituição ocorre por lei específica.
Veja:
Art. 4° A Administração Federal compreende:
II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Emprêsas Públicas;
c) Sociedades de Economia Mista.
d) fundações públicas.
Além disso, veja que os termos do art. 37, XIX da CF determina que a lei específica cria as autarquias e autoriza a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação.
Veja:
Art. 37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;
Esquematizando, temos:
- A lei específica:
- CRIA: autarquia;
- AUTORIZA: A instituição de empresa pública, sociedade de economia mista e fundação.
Portanto, item incorreto.
d) Administração direta caracteriza-se pela desconcentração administrativa, que é uma distribuição interna de competências, sem a delegação a uma pessoa jurídica diversa.
CORRETO. A desconcentração administrativa ocorre com a distribuição interna de competências dentro de determinada estrutura administrativa, que resulta na criação de órgãos públicos.
Assim, item correto.
e) A administração direta caracteriza-se pela descentralização administrativa, ou seja, a competência é distribuída.
CORRETO. Essa alternativa foi dada como correta, mas ousamos discordar do gabarito.
É que a descentralização administrativo é o fenômeno do qual resulta a criação de entidades da Administração Indireta, e não da Administração Direta.
Como vimos, a organização da Administração Direta caracteriza-se pela desconcentração administrativa.
Sendo assim, ao nosso ver, a alternativa está incorreta.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra C.
Deixe um comentário