Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto aos temas órgão público, Estado, Governo e Administração Pública, é correto afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) o órgão público é desprovido de personalidade jurídica. Assim, eventual prejuízo causado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre deve ser Imputado ao Estado do Acre.

Gabarito: letra A.

 

Sem enrolação, vamos comentar as alternativas que tratam desse assunto um tanto raro em questões de prova: Estado, Governo e Administração Pública. 

 

a) CERTO. Perfeito. Assim como seus órgãos não tem existência própria, mas são comandados pela sua pessoa, os órgãos públicos não respondem por si, mas quem responde é a pessoa jurídica na qual eles se inserem. 

 

Essa é a aplicação da chamada teoria do órgão no direito administrativo.


b) ERRADO. O Direito Administrativo tem por objeto de estudo a Administração Pública e a relação desta com a sociedade, bem como seus órgãos e agentes.

 

As noções de Governo e Estado são objeto de estudo do Direito Constitucional e da Teoria Geral do Estado (ou filosofia política).


c) ERRADO. Não. Se estamos falando da relação entre Administração Pública e seus agentes públicos, estamos falando da Administração Pública introversa.


d) ERRADO. O enfoque funcional, também chamado de objetivo ou material, diz respeito à função administrativa, às atividades exercidas pela Administração: serviços públicos, atividade de polícia, fomento e intervenção.


e) ERRADO. Nada disso. A criação de órgão público não pode ser feita por ato normativo infra-legal. Usando a regra da Constituição Federal e aplicando a simetria para os Estados em geral, essa criação representaria aumento de gastos, o que fere a regra do Art. 84, VI.

"Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

 

VI – dispor, mediante decreto, sobre:

 

a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar (1) aumento de despesa nem (2) criação ou extinção de órgãos públicos;

 

b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;"

Espero ter ajudado.

 

Professor Igor Moreira.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *