Sobre a organização administrativa, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
( ) São centros de competência, instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes.
( ) A atuação dos centros de competência é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
( ) Possui atuação discreta e limitada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) V / V / F
- B) F / V / F
- C) V / F / F
- D) F / F / V
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V / V / F
Gabarito: letra A.
a) V / V / F – certa.
Passemos à análise das assertivas:
(Verdadeira) São centros de competência, instituídos para o desempenho de funções estatais, por meio de seus agentes.
Realmente, esse é o conceito de órgãos públicos, que fazem parte da organização administrativa.
Logo, assertiva correta.
Na lição de Ricardo Alexandre e João de Deus:
“É óbvio que para o exercício de suas atribuições legais o órgão, por ter existência abstrata, precisará de agentes (pessoas físicas de existência concreta). No entanto, não podemos confundir o órgão com seus cargos e funções, tampouco com os agentes que os titularizam. Nesse sentido, são dignas de destaque as pedagógicas palavras de Hely Lopes Meirelles, para quem a alteração de funções, ou a vacância dos cargos, ou a mudança de seus titulares, não acarreta a extinção dos órgãos”. É nesse contexto que, abraçando a teoria objetiva, o autor define órgãos públicos como “centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem”.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 68)
(Verdadeira) A atuação dos centros de competência é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
Da lição de Ricardo Alexandre e João de Deus é possível extrair que a atuação dos centros de competência é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
Sendo assim, assertiva correta.
Vejamos:
“É nesse contexto que, abraçando a teoria objetiva, o autor define órgãos públicos como “centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem”.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 68)
(Falsa) Possui atuação discreta e limitada.
A atuação administrativa e, por consequência, dos órgãos e entidades pertencentes à organização administrativa é baseada no princípio da publicidade, por essa razão, a assertiva encontra-se incorreta. Isso porque, a atuação é limitada, porém, pública e não discreta.
Na lição de Ricardo Alexandre e João de Deus:
“A administração, além de pública, deve ocorrer “em público”, sendo regra a ampla publicidade dos atos administrativos, e exceções os casos de sigilo.
O princípio da publicidade decorre do princípio democrático, pois, se todo poder emana do povo, não seria possível imaginar que a atuação da administração ocorresse sem o conhecimento do povo, o que teria como consequência a impossibilidade de o titular do poder controlar o respectivo exercício por parte das autoridades constituídas.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 186)
Portanto, a alternativa correta a ser assinalada é a letra A.
Deixe um comentário