A Administração Pública se apresenta em relação ao poder do Estado de fazer valer a sua autoridade de legislar, tributar, fiscalizar e regulamentar, sendo dividida em dois tipos diferentes de estruturas: Administração Pública direta e Administração Pública indireta.
(MEIRELLES, 2010.)
A função administrativa é exercida pela Administração Pública indireta por meio de:
- A) Centralização.
- B) Concentração.
- C) Descentralização.
- D) Desconcentração.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) Descentralização.
A Administração Pública indireta é composta por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, criadas pelo Estado para atuar em determinadas áreas ou atividades específicas. Essas entidades são divididas em duas categorias: autarquias e fundações públicas de direito público, e empresas públicas e sociedades de economia mista.
A função administrativa é exercida pela Administração Pública indireta de forma descentralizada, ou seja, as entidades que a compõem possuem certa autonomia em relação ao Estado, podendo tomar decisões e agir de forma independente dentro dos limites legais estabelecidos. Isso é importante para que o Estado possa atender de forma mais eficiente às demandas da sociedade em áreas específicas.
Portanto, a resposta correta é a alternativa C, pois a função administrativa é exercida pela Administração Pública indireta por meio de descentralização.
Deixe um comentário