Acerca das autarquias, analise as partes que seguem: São pessoas jurídicas de direito público interno, pertencentes à administração pública direta (1ª parte) São criadas e extintas por lei específica (2ª parte). São dotadas de autonomia gerencial, orçamentária e patrimonial (3ª parte).
Das partes, pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S):
- A) Somente a 1ª parte.
- B) Somente a 2ª e a 3ª partes.
- C) Somente a 3ª parte.
- D) Somente a 1 ª e a 2ª partes
- E) A 1ª, a 2ª e a 3ª partes.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente a 2ª e a 3ª partes.
Vejamos cada uma das partes propostas pela Banca:
São pessoas jurídicas de direito público interno, pertencentes à administração pública direta (1ª parte)
ERRADO
Na verdade, as autarquias são entidades que compõem a administração indireta, como se depreende claramente da leitura do art. 4º, II, "a", do Decreto-lei 200/67:
"Art. 4° A Administração Federal compreende:
(...)
II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;"
Do exposto incorreta esta proposição, ao sustentar que as autarquias integrariam a administração direta.
São criadas e extintas por lei específica (2ª parte)
CERTO
De fato, as autarquias têm sua criação realizada diretamente por meio de lei específica, o que decorre da norma contida no art. 37, XIX, da CRFB:
"Art. 37 (...)
XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;"
Logo, sem reparos a serem aqui ofertados, uma vez que a assertiva tem apoio expresso no texto constitucional.
São dotadas de autonomia gerencial, orçamentária e patrimonial (3ª parte).
CERTO
Também é verdadeiro que as autarquias dispõem de autonomia gerencial, orçamentária e patrimonial. A autonomia gerencial relaciona-se com a possibilidade de gerir seus próprios negócios públicos, por exemplo no tocante à celebração de seus próprios contratos, ou na gestão de seus bens. A autonomia orçamentária vincula-se ao poder de apresentarem suas propostas orçamentárias, bem como na cobrança, em alguns casos, de taxas derivadas do exercício do poder de polícia ou da prestação de serviços públicos, o que lhes assegura receitas autônomas. Por fim, a autonomia patrimonial decorre do fato de que o patrimônio (universalidade de bens e direitos) das autarquias é distinto do ente central/instituidor.
Em assim sendo, apenas as segunda e terceira afirmativas estão corretas.
Gabarito: Letra B
Deixe um comentário