Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Autarquias são entidades com administração Indireta.
( ) Órgãos integrantes da Governadoria são da administração indireta.
( ) Órgãos Autônomos são de administração indireta.
( ) Empresa Pública – entidade de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei específica, com capital público, para realizar atividades de interesse da Administração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A) V - F - V - F
- B) V - V - F - V
- C) V - V - F - F
- D) V - V - V - F
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V - F - V - F
Gabarito da banca: LETRA A.
Gabarito do professor: ANULADA.
Vamos analisar as afirmativas da questão, que tratam sobre a ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
VERDADEIRA. São entidades da administração Indireta as entidades que compõem a F-A-S-E:
F | undações Públicas |
A | utarquias |
S | ociedades de Economia Mista |
E | mpresas Públicas |
Percebe-se, portanto, que as autarquias fazem parte da administração Indireta.
Ainda, veja a redação do Decreto-lei 200/67:
"Art. 4° A Administração Federal compreende:
(...)
II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Emprêsas Públicas;
c) Sociedades de Economia Mista.
d) fundações públicas."
FALSA. Podemos fazer uma interpretação analógica do Decreto-lei 200/67, veja:
"Art. 4° A Administração Federal compreende:
I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios."
Perceba que a Presidência da República corresponde a Governadoria, nos Estados. Assim, a Governadoria, no Estados, assim como todos os órgãos e serviços dentro de sua própria estrutura, representam a administração direta dos Estados.
FALSA. A banca deu a afirmativa como verdadeira, mas está falsa.
Quanto à posição estatal ou hierárquica, os órgãos públicos classificam-se em: independentes, autônomos, superiores e subalternos.
a) Independentes: Órgãos que representam os poderes do Estado. Não estão subordinados hierarquicamente a nenhum outro órgão. Ex.: Presidência da República.
b) Autônomos: são subordinados aos órgãos independentes, porém possuem autonomia administrativa e financeira. Ex.: Ministérios; Secretarias de Estado e Município.
c) Superiores: Não têm autonomia nem independência, porém possuem poder de decisão no exercício de suas atribuições. São departamentos, procuradorias, etc. Ex.: Secretaria da Receita Federal; Procuradoria da Fazenda Nacional; Secretarias executivas.
d) Subalternos: Mera execução da atividade pública. Ex.: Setor de RH.
Perceba que os autônomos são diretamente subordinados aos independentes, e estes são aqueles que representam os poderes estatais, não sendo cabíveis na administração indireta.
FALSA. A empresa pública não é criada por lei específica, e sim tem sua criação AUTORIZADA por lei específica, o que é diferente.
Ainda, ela pode atuar exploração de atividade econômica ou prestação de serviço público.
Veja o que diz a lei das estatais (Lei nº 13.303/2016):
"Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, abrangendo toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos.
(...)
Art. 3º Empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios."
A sequência correta, portanto, é V-F-F-F.
Assim, entendemos que a questão deveria ser ANULADA, pois a sequência a ser assinada não consta em nenhuma das alternativas trazidas pela banca.
Deixe um comentário