Assinale a opção correspondente ao instituto pelo qual é exigida a expressa consignação em lei de atividades a serem exercidas pela entidade da administração indireta.
- A) princípio do controle
- B) capacidade de autoadministração
- C) princípio da especialidade
- D) princípio da indisponibilidade do interesse público
- E) personalidade jurídica
Resposta:
A alternativa correta é letra C) princípio da especialidade
Gabarito: LETRA C.
A questão versa sobre os princípios da administração pública. Nesse contexto, pelo princípio da ESPECIALIDADE, é exigida a expressa consignação em lei de atividades a serem exercidas pela entidade da administração indireta. Com efeito, o princípio da especialidade tem por característica a descentralização administrativa através da criação de entidades que integram a Administração Indireta, como fora de descentralização da prestação de serviços público, para justamente especializar a função e melhor atender as suas finalidades, conforme explica Maria Sylvia Di Pietro (Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 69-70)
Dos princípios da legalidade e da indisponibilidade do interesse público decorre, dentre outros, o da especialidade, concernente à ideia de descentralização administrativa. Quando o Estado cria pessoas jurídicas públicas administrativas - as autarquias- como forma de descentralizar a prestação de serviços públicos, com vistas à especialização de função, a lei que cria a entidade estabelece com precisão as finalidades que lhe incumbe atender, de tal modo que não cabe aos seus administradores afastar-se dos objetivos definidos na lei; isto precisamente pelo fato de não terem a livre disponibilidade dos interesses públicos.
Portanto, gabarito LETRA C.
Deixe um comentário