Considerando as entidades integrantes da administração pública indireta, julgue o item.
Ainda que integre a administração pública indireta, a empresa pública que explore atividade econômica se sujeita ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
De início, não há dúvidas de que as empresas públicas são entidades integrantes da administração indireta, conforme expresso no art. 4º, II, "b", do Decreto-lei 200/67, que ora colaciono:
"Art. 4° A Administração Federal compreende:
(...)
II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
a) Autarquias;
b) Emprêsas Públicas;
c) Sociedades de Economia Mista.
d) fundações públicas."
Ademais, igualmente acertado sustentar que, no caso das empresas públicas exploradoras de atividades econômicas, é necessário que se submetam ao mesmo regime jurídico aplicável às empresas privadas, inclusive no tocante a obrigações trabalhistas e tributárias.
Cuida-se de expressa imposição constitucional, que tem fundamento no princípio da livre concorrência, de maneira a evitar que tais entidades administrativas desfrutem de condições mais vantajosas quando em competição de mercado com as empresas congêneres do setor privado.
No ponto, o teor do art. 173, §1º, II, da CRFB:
"Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
§ 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre:
(...)
II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários;"
Dessa forma, inteiramente correta a proposição aqui comentada.
Gabarito: CERTO
Deixe um comentário