De acordo com o regramento legal brasileiro, a autarquia representa uma estrutura da Administração Pública Indireta responsável por realizar determinada atividade típica do Estado.
Assinale a afirmação correta, em relação às autarquias, é correto afirmar que
- A) representam uma qualificação dada a uma associação que celebre parceria com o Poder Público.
- B) por fazem parte da Administração Pública, não possuem personalidade jurídica.
- C) podem conter participação de capital privado, caso realizem atividade econômica.
- D) devem ser criadas mediante lei específica aprovada pelo Poder Legislativo.
- E) são consideradas um patrimônio destinado a um fim de interesse público.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As autarquias devem ser criadas mediante lei específica aprovada pelo Poder Legislativo.
Explicação:
De acordo com o regramento legal brasileiro, a autarquia é uma estrutura da Administração Pública Indireta responsável por realizar determinada atividade típica do Estado.
Uma das características das autarquias é que elas possuem personalidade jurídica própria, ou seja, são entidades com capacidade de adquirir direitos e assumir obrigações. Portanto, a afirmação contida na alternativa B está incorreta.
Quanto à alternativa A, a qualificação dada a uma associação que celebre parceria com o Poder Público não se refere às autarquias, mas sim às Organizações Sociais (OS) e às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Já em relação à alternativa C, as autarquias não podem conter participação de capital privado, mesmo que realizem atividade econômica. Isso ocorre porque as autarquias exercem atividades típicas do Estado e devem ser integralmente controladas pelo Poder Público.
Portanto, a alternativa correta é letra D, pois as autarquias devem ser criadas mediante lei específica aprovada pelo Poder Legislativo. Essa criação deve ser feita por meio de uma lei que estabeleça a sua finalidade, competências e estrutura organizacional, conferindo-lhe autonomia administrativa e financeira.
Deixe um comentário