Leia com atenção os textos a seguir.
TEXTO I: “Este tipo de administração é composto de órgãos que estão diretamente ligados ao chefe do Poder Executivo. Neste contexto, temos como exemplos os ministérios, suas coordenadorias e departamentos”.
TEXTO II: “A administração pública descentralizada é composta por entidades que, por meio de descentralização de competências do governo, foram criadas para desempenhar papéis nos mais variados setores da sociedade e prestar serviços à população. Essas entidades possuem personalidade jurídica própria (CNPJ), e, muitas vezes, recursos próprios, provenientes de atividades que geram receitas”.
Os textos apresentados se referem respectivamente a quais tipos de administração pública?
- A) Administração Pública Indireta e Pública Descentralizada.
- B) Administração Pública Descentralizada e Pública Direta.
- C) Administração Pública Direta e Administração Pública Indireta.
- D) Administração Pública Direta e Pública Mista.
- E) Administração Pública Indireta e Pública Direta.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Administração Pública Direta e Administração Pública Indireta.
Gabarito: letra C.
Vamos analisar os "textos", para vermos qual alternativa está correta.
Quando se usa a expressão "composto de órgãos", dá-se a entender que a refeida Administração não possui entidades, o que é absurdo. Assim como você não vê um estômago ou um basso andando por aí, também não existem órgãos separados de entidades.
No caso, estamos falando da Administração Direta. E as entidades que a compõem são as Entidades Políticas, também chamados de entes federativos: União, Estados, DF e Municípios.
E, é claro, o contato direto que os usuários de serviço público tem, no caso da Administração Direta, é com os órgãos que compõe. O Estado, a União, o DF e os Municípios se apresentam à população na figura dos ministérios, secretarias, departamentos etc. Mas isso não quer dizer que não haja entidades.
Aqui, por sua vez, estamos falando da Administração Indireta, que é composta pelas entidades administrativas: Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.
Espero ter ajudado.
Deixe um comentário