A lei, como fonte primária do Direito Administrativo, abrange a(os):
- A) Doutrina.
- B) Jurisprudência.
- C) Constituição.
- D) Analogia.
- E) Costumes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Constituição.
Quatro são as Fontes do Direito Administrativo: Lei, Doutrina, Jurisprudência e Costumes.
A lei é a nossa fonte primária e, por isso mesmo, a mais importante delas. Em virtude de estarmos em um Estado Democrático, toda manifestação de vontade da Administração Pública deve estar amparada por uma lei que a autorize ou determine.
A jurisprudência é o conjunto de decisões dos tribunais sobre determinada matéria. São fontes secundárias, não podendo contrariar as leis.
A doutrina é o conjunto de teorias e teses criadas pelos estudiosos da matéria. Como o Direito Administrativo não é codificado, diversos são os autores que buscam estudar a matéria e a partir disso desenvolver suas teorias.
Os costumes, por sua vez, são as praticas reiteradas de um determinado comportamento, que, embora não esteja expresso em uma norma, são observadas por toda a Administração.
Devemos ficar atentos que o vocábulo “lei”, enquanto fonte, abrange não apenas a lei em sentido estrito, mas todas as normas aptas a inovar no ordenamento jurídico, tais como a Constituição, as leis delegadas, as leis complementares e as emendas constitucionais.
Gabarito: Letra C
Deixe um comentário