Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Construtoras vencendo licitações duvidosas e financiando campanhas eleitorais. Primos, sobrinhos, entre outros parentes de políticos sem qualquer preparo assumindo cargos de confiança na administração pública. Uso de verbas públicas para uso próprio ou para financiamento de campanhas eleitorais. Embora a contemporaneidade dos fatos, tal alegação pode ser coincidida a um modelo de gestão pública que prevaleceu durante o período dos estados absolutistas, sendo ele, o modelo de gestão pública:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Patrimonialista

A resposta é letra C.

 

O enunciado trata do modelo de gestão pública denominado patrimonialista.

A administração patrimonialista era baseada nos Estados absolutistas firmados nos séculos XVII e XVIII, quando o patrimônio do monarca se confundia com o patrimônio público.

Em suma, no patrimonialismo, a gestão pública apresenta-se como assunto de interesse particular do soberano. Um claro exemplo dessa confusão ocorria nas monarquias absolutistas, onde a propriedade do rei - suas terras e seus tesouros - se confundiam nos seus aspectos público e particular: rendas e despesas se aplicavam, sem discriminação normativa prévia, nos gastos da família ou em bens e serviços de utilidade geral.

 

Das demais alternativas, temos modelos de Administração Pública presente nas letras B e D. Vejamos uma síntese de cada um deles.

A burocracia é a organização com base na eficiência e, para que ocorra essa eficiência, é necessário que tudo seja detalhado antecipadamente. Esse modelo, que se utiliza de um conjunto de medidas cujo propósito consiste na defesa da coisa pública, surge com o objetivo de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista, que permeavam as administrações precedentes, sobretudo as baseadas no modelo dos Estados absolutistas. 

 

A administração gerencial tem sua origem relacionada com as mudanças ocorridas nas administrações públicas de alguns países a partir da década de 1970 (Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália). O termo gerencial nos remete à introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na Administração Pública, que, de regra, são oriundas da iniciativa privada.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *