Leia atentamente os enunciados que se seguem:
Os enunciados acima referem-se, seqüencialmente, aos seguintes conceitos:
- A) Administração Pública, Poder, Política, Estado, Governo
- B) Poder, Estado, Governo, Política, Administração Pública
- C) Poder, Administração Pública, Governo, Estado, Política
- D) Administração Pública, Poder, Governo, Política, Estado
- E) Poder, Política, Estado, Governo, Administração Pública
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Poder, Política, Estado, Governo, Administração Pública
Análise dos enunciados:
- Relação entre dois sujeitos, na qual um impõe ao outro a sua própria vontade e lhe determina o comportamento.
CONCEITO DE PODER
A palavra poder adquire muitos significados, mas pode ser assim conceituado: poder é a capacidade de exercer influência. Muitos autores definem-no de forma semelhante:
- Max Weber (1982) e Galbraith (1989): “Poder é a capacidade de alguém impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas”.
- Corrêa (1977): “Poder social é uma força que exerce influência na conduta das pessoas” .
- Etzioni (apud CORRÊA, 1977): “Poder é habilidade de um ator para induzir outro a seguir sua orientação”.
- Aguiar (1989): “Poder (...) é a capacidade potencial do indivíduo de influenciar uma ou mais pessoas para agir em determinada direção ou para mudar a direção da ação”.
- A atividade ou conjunto de atividades que tem como finalidade a administração do conflito em torno de bens públicos.
CONCEITO DE POLÍTICA
Para Bobbio (2000), ao longo do tempo, o termo política deixou de ter o sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) e passou a ser um modo de “saber lidar” com as coisas da cidade, da sociedade. Assim, política pode estar associado às ações de governo e de administração do Estado. Por outro lado, também diria respeito à forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado.
- Organização que detém o monopólio legítimo do uso da força em um dado território.
CONCEITO DE ESTADO
“Uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição. É dirigido por um governo soberano, reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção.” (DE CICCO e GONZAGA, 2009).
- Conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma dada sociedade.
CONCEITO DE GOVERNO
"A palavra governo é plurissignificativa: (1) é o complexo organizatório do Estado (conjunto de órgãos) ao qual é reconhecida competência de direção política (ex.: forma de governo); (2) conjunto de todos os órgãos que desempenham tarefas e funções não enquadráveis no 'poder legislativo' e no 'poder jurisdicional' (ex.: 'poder executivo'); (3) órgão constitucional de soberania com competência para a condução da política geral do país e superintendente na administração pública." (CANOTILHO, 1999).
- Conjunto de atividades diretamente destinadas à execução concreta das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou organização estatal.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A administração pública, segundo o autor Alexandre de Moraes (Direito Constitucional Administrativo, 2007), pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.
Portanto, alternativa correta letra E.
Deixe um comentário