Levando em consideração os conceitos de Administração Pública, é correto afirmar que
- A) em seu sentido material, a Administração Pública manifesta- se exclusivamente no Poder Executivo.
- B) o conjunto de órgãos e entidades integrantes da Administração é compreendido no conceito funcional de Administração Pública.
- C) Administração Pública, em seu sentido objetivo, não se manifesta no Poder Legislativo.
- D) no sentido orgânico, Administração Pública confunde-se com a atividade administrativa.
- E) a Administração Pública, materialmente, expressa uma das funções tripartites do Estado.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a Administração Pública, materialmente, expressa uma das funções tripartites do Estado.
Gabarito: LETRA E
A Administração Pública pode ser conceituada em seu sentido objetivo (material ou funcional) ou subjetivo (formal ou orgânico).
Veja, abaixo, uma explicação sobre ambos os sentidos:
1) Administração pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico
Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico significa o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas. Esse conceito, portanto, leva em conta o sujeito, isto é, QUEM ESTÁ EXERCENDO A FUNÇÃO ADMINISTRATIVA, em qualquer dos Poderes.
Dessa forma, o conceito não se restringe aos agentes, órgãos e pessoas do Poder Executivo, haja vista que os Poderes Legislativo e Judiciário também administram, notadamente quando organizam seus serviços internos e gerenciam seus servidores.
Não obstante, frise-se que a maioria da doutrina não faz essa distinção, e simplesmente define a Administração Pública em sentido subjetivo como o “conjunto de órgãos, agentes e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado”.
2) Administração pública em sentido material, objetivo ou funcional
Em sentido material, objetivo ou funcional, a administração pública abrange as atividades exercidas pelas pessoas jurídicas, órgãos e agentes incumbidos da função administrativa do Estado. O conceito, portanto, adota como referência o objeto, isto é, O QUE É REALIZADO, NÃO OBRIGATORIAMENTE QUEM EXERCE.
As seguintes atividades são apontadas como próprias da administração pública em sentido objetivo:
Polícia administrativa: abrange as atividades administrativas que implicam restrições ou condicionamentos aos direitos individuais impostos em prol do interesse de toda coletividade, como ordens, notificações, licenças, autorizações, fiscalização, sanções.
Serviço público: toda atividade executada diretamente pela Administração Pública formal ou por particulares delegatários que tenham por fim satisfazer as necessidades coletivas, sob regime predominantemente público. Exemplos: serviço postal, serviços de telecomunicações, transporte ferroviário, rodoviário e aéreo etc.
Fomento: compreende a atividade administrativa de incentivo à iniciativa privada de utilidade ou interesse público, tais como o financiamento sob condições especiais e concessão de benefícios ou incentivos fiscais.
Intervenção: é entendida como sendo a regulamentação e fiscalização da atividade econômica de natureza privada (intervenção indireta), por exemplo, mediante a atuação de agências reguladoras. Pode ser entendida também como a atuação do Estado diretamente na ordem econômica, geralmente por meio das empresas estatais (intervenção direta).
Quanto ao último item acima “intervenção”, importante ressaltar que alguns autores não consideram atividade de administração pública em sentido material a intervenção direta do Estado na economia (Estado empresário). Isso porque, quando atua nessas condições, o Estado está predominantemente sujeito ao regime de direito privado, exercendo atividade econômica em sentido estrito, isto é, em igualdade de condições com os particulares. Para esses autores, as atividades de administração pública em sentido material seriam somente aquelas desempenhadas sob regime predominantemente de direito público.
Agora, vamos analisar as alternativas da questão:
a) em seu sentido material, a Administração Pública manifesta- se exclusivamente no Poder Executivo.
INCORRETA. Em seu sentido material, a Administração Pública é toda a função administrativa do Estado. A função administrativa do Estado, por sua vez, está presente em todos os seus Poderes, visto que apesar de o Executivo executar função administrativa de forma típica, o Legislativo e Judiciário a exercem de maneira atípica.
b) o conjunto de órgãos e entidades integrantes da Administração é compreendido no conceito funcional de Administração Pública.
INCORRETA. O conceito funcional relaciona-se a função administrativa. O conjunto de órgãos da Administração estão dentro do conceito orgânico, subjetivo ou formal.
c) Administração Pública, em seu sentido objetivo, não se manifesta no Poder Legislativo.
INCORRETA. A função administrativa do Estado está em todos os Poderes, inclusive no Legislativo.
d) no sentido orgânico, Administração Pública confunde-se com a atividade administrativa.
INCORRETA. No sentido orgânico, Administração Pública é constituída pelos órgãos, entidades e agentes públicos, e não pela função administrativa.
e) a Administração Pública, materialmente, expressa uma das funções tripartites do Estado.
CORRETA. A Administração Pública em sentido material é o conjunto de funções administrativas do Estado.
E a função administrativa é, justamente, umas das três funções do Estado. Além dela, temos as funções legislativa e judicante. Por isso a questão fala em "uma das funções tripartites do Estado".
Confirmamos, portanto, o gabarito na LETRA E.
Deixe um comentário