Não é considerada característica da administração pública extroversa:
- A) A intervenção na propriedade privada
- B) A gestão de pessoal.
- C) A prestação de serviços públicos.
- D) O fomento econômico.
- E) O exercício do poder de polícia administrativa.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A gestão de pessoal.
Gabarito: LETRA B.
A questão versa acerca de aspectos gerais da Administração Pública. Nesse contexto, note que a administração pública extroversa é aquela que representa o conjunto conjunto de relações jurídicas externas entre o Poder Público e os administrados (por exemplo, intervenção na propriedade privada, prestação de serviços públicos, fomento econômico e exercício do poder de polícia administrativa). Por sua vez, a administração pública introversa são as relações internas da Administração com seus agentes públicos, órgãos estatais e entidades administrativas (por exemplo, a gestão de pessoal). É o que nos explica Alexandre Mazza (Manual de Direito Administrativo. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2019, p. 200):
Administração pública extroversa é o conjunto de relações jurídicas externas entre o Poder Público e os administrados. A administração pública introversa significa o complexo das vinculações internas envolvendo agentes públicos, órgãos estatais e entidades administrativas.
Portanto, como somente a gestão de pessoal não é uma atividade da administração extroversa, mas sim da administração introversa, gabarito LETRA B.
Deixe um comentário