São pressupostos pertinentes à interpretação do Direito Administrativo EXCETO:
- A) A supremacia do Poder Público sobre os cidadãos, dada a prevalência dos interesses individuais sobre os coletivos.
- B) A desigualdade jurídica entre a Administração e os administradores.
- C) A presunção de legitimidade dos atos da Administração
- D) A necessidade de poderes discricionários para a Administração atender ao interesse público
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A supremacia do Poder Público sobre os cidadãos, dada a prevalência dos interesses individuais sobre os coletivos.
Gabarito: letra A.
O próprio texto da alternativa está paradoxal, e por isso incorreto. Ora, se há a supremacia do Poder Público sobre os cidadãos é por que o que prevalece são os interesses coletivos sobre os individuais, e não o contrário.
Dito isto, vamos comentar as demais alternativas.
b) CERTO. Essa desigualdade é própria do Regime Jurídico Administrativo, que se fundamenta sobre dois pilares:
O que prevalece na Administração Pública é o interesse público. Por isso este tem que prevalecer para que a Administração possa, legitimamente, praticar atos com o uso de imperatividade.
c) CERTO. A presunção de legitimidade dos atos é uma das consequências desse princípio de Supremacia do Interesse Público que tratamos acima. Ela dispensa a Administração da necessidade de provar a legalidade e legitimidade de seus atos, que são dados como legais e legítimos a priori.
d) CERTO. A discricionariedade nada mais é do que uma certa liberdade de ação que a Administração tem para atender ao interesse público. Não se trata de uma liberdade total e irrestrita, muito pelo contrário. É uma liberdade limitada e determinada pela lei.
Espero ter ajudado.
Deixe um comentário