Analise as seguintes situações:
I. A Administração Pública, usando meios de coação, apreende mercadorias irregulares ou interdita uma indústria poluidora.
II. Autorização dada pela Administração Pública, diante do interesse público em jogo, para a circulação de veículos com peso ou altura excessivos ou para a pesquisa e lavra de recursos naturais.
Tais situações, relacionadas aos atributos do poder de polícia, dizem respeito, respectivamente, a
- A) coercibilidade e exigibilidade.
- B) coercibilidade e vinculação.
- C) exigibilidade e vinculação.
- D) discricionariedade e auto-executoriedade.
- E) auto-executoriedade e discricionariedade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) auto-executoriedade e discricionariedade.
Gabarito: letra E.
e) auto-executoriedade e discricionariedade. – certa.
I. A Administração Pública, usando meios de coação, apreende mercadorias irregulares ou interdita uma indústria poluidora. – autoexecutoriedade.
“Nas palavras de Hely Lopes Meirelles, o atributo da autoexecutoriedade consiste na “faculdade de a Administração decidir e executar diretamente sua decisão por seus próprios meios, sem intervenção do Judiciário”. Por exemplo, se um estabelecimento comercial estiver vendendo alimentos deteriorados, o Poder Público poderá apreendê-los e incinerá-los, não necessitando para tanto de qualquer ordem judicial.
Entretanto, tal fato obviamente não impede o particular, que se sentir prejudicado pelo excesso ou desvio de poder, de recorrer ao Poder Judiciário para fazer cessar o ato de polícia abusivo.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 241).
Nessa linha, nota-se que no caso trazido pelo item o ato está relacionado com o atributo da autoexecutoriedade do poder de polícia.
II. Autorização dada pela Administração Pública, diante do interesse público em jogo, para a circulação de veículos com peso ou altura excessivos ou para a pesquisa e lavra de recursos naturais. – discricionariedade.
“A discricionariedade consiste na liberdade de escolha da autoridade pública sobre a conveniência e oportunidade do exercício do poder de polícia. No entanto, embora a discricionariedade dos atos de polícia seja a regra, em algumas situações o exercício do poder de polícia é vinculado, não deixando margem para que a autoridade responsável possa fazer qualquer tipo de opção.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 240).
Ao analisar o conceito do atributo da discricionariedade do poder de polícia, constata-se que, no caso em tela, a Administração Pública fez um juízo de oportunidade e conveniência quanto à autorização concedida.
Portanto, o ato está relacionado com o atributo da discricionariedade do poder de polícia.
Sendo assim, a alternativa correta a ser assinalada é a letra E.
Deixe um comentário