De acordo com ALEXANDRINO e PAULO, sobre a diferença entre a atividade de polícia administrativa e atividade de polícia judiciária, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Polícia administrativa.
(2) Polícia judiciária.
( ) Exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos.
( ) É atividade dessa política a concernente ao ilícito de natureza penal.
( ) Desempenhada por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, integrantes dos mais diversos setores de toda a administração pública.
- A) 1 - 1 - 2.
- B) 1 - 2 - 1.
- C) 2 - 1 - 2.
- D) 2 - 2 - 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1 - 2 - 1.
Gabarito: letra B.
b) 1 - 2 - 1. – certa.
Inicialmente, vejamos a lição de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino:
“Observe-se, também, que a polícia administrativa é exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a polícia judiciária incide diretamente sobre pessoas. (Item I)
Ademais, a polícia administrativa, em regra, é desempenhada por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, integrantes dos mais diversos setores de toda a administração pública, (Item III) ao passo que a polícia judiciária é executada por corporações específicas (a polícia civil e a Polícia Federal e, ainda, em alguns casos, a polícia militar, sendo que esta última exerce também a função de polícia administrativa) (Item II).” (PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo Descomplicado. 29ª ed. São Paulo: Método, 2021. P. 257)
Ao analisar a lição colacionada, nota-se que as relações entre as colunas ficam da seguinte forma:
(1) Exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos. – polícia administrativa.
(2) É atividade dessa política a concernente ao ilícito de natureza penal. – polícia judiciária.
(1) Desempenhada por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, integrantes dos mais diversos setores de toda a administração pública. – polícia administrativa.
Nessa linha, a alternativa correta a ser assinalada é a letra B.
Deixe um comentário