É o método utilizado na atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática ou abstenção de fato, em razões de interesses públicos concernentes à segurança, a higiene, a ordem, aos costumes, a disciplina da produção e do mercado, ao exercício das atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, a tranquilidade pública ou a respeito a propriedade e aos direitos individuais e coletivos.
- A) Emissão de autos.
- B) Poder de polícia.
- C) Inspeção sanitária.
- D) Autoridade sanitária.
- E) Autuação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Poder de polícia.
GABARITO - B
Para que a administração pública tenha condições de zelar pelo fiel cumprimento dos interesses coletivos e possua meios para coibir eventuais barreiras capaz de obstar os objetivos públicos lhe é garantida o gozo de prerrogativas especiais. O conjunto dessas prerrogativas públicas é chamada de Poderes Administrativos.
A Constituição Federal e demais leis infraconstitucionais garantem aos cidadãos uma série de direitos. No entanto, o exercício de tais direitos ficam condicionados ao atendimento do interesse coletivo e não devem interferir no bem estar social.
É necessário que tais liberdades estejam de acordo e compatíveis com o interesse público de tal modo que seu exercício não implique em privação do atendimento das demandas coletivas e objetivos públicos.
Neste contexto o poder de polícia é uma prerrogativa conferida à Administração Pública para disciplinar, condicionar, restringir e limitar o exercício de direitos e atividades dos particulares em nome dos interesses da coletividade.
O bem estar e a saúde pública são os bens jurídicos tutelados pela utilização do Poder de Polícia. Em outras palavras, é possível que a administração utilize do poder de polícia para disciplinar, condicionar, restringir, limitar e ainda impor a abstenção do fato por particular que lesar ou ameaçar o interesse público no tocante:
- à segurança,
- à higiene,
- à ordem,
- aos costumes,
- à disciplina da produção e do mercado,
- ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público,
- à tranquilidade pública ou
- ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
De acordo com o contexto jurídico proposto, vamos identificar a alternativa que contempla adequadamente à prerrogativa pública prevista no enunciado da questão:
a) Emissão de autos. INCORRETA
b) Poder de polícia. CORRETA
c) Inspeção sanitária. INCORRETA
d) Autoridade sanitária. INCORRETA
e) Autuação. INCORRETA
Verifica-se, assim, que a alternativa B está correta justamente por contemplar perfeitamente o conceito e características do Poder de Policia bem como descrever a amplitude do interesse público protegido por meio da limitação ou restrição do exercício de direitos e liberdades por particulares quando contrários ao bem estar social.
Deixe um comentário