Em matéria do poder de polícia de que dispõe a Administração Pública, considere:
I. A finalidade do poder de polícia se restringe à defesa do Estado e de sua Administração, conferindo-lhe poderes para anular liberdades públicas ou direitos dos cidadãos.
II. O poder de polícia tem atributos específicos, peculiares, e tais são a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade, mas passíveis de controle em geral.
III. No poder de polícia originário e no delegado observa-se que o primeiro é pleno no seu exercício e consectário, ao passo que o segundo é limitado nos termos da delegação e se caracteriza por atos de execução.
IV. As condições de validade do poder de polícia são diferentes as dos demais atos administrativos comuns porque limitadas à proporcionalidade da sanção e à legalidade dos meios empregados pela Administração.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I e II.
- B) I, II e IV.
- C) I, III e IV.
- D) II e III.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) II e III.
A resposta é letra "D" (F, V, V e F).
I - FALSO. A finalidade do poder de polícia se restringe à defesa do Estado e de sua Administração, conferindo-lhe poderes para anular liberdades públicas ou direitos dos cidadãos.
O poder de polícia é a para a proteção do Estado, sem dúvida. Porém, não há como ignorar o fato de que o poder de polícia é importante mecanismo para a proteção dos cidadãos em geral. Veja o caso da interdição de estabelecimento prestes a ruir. Ademais, o Poder de Polícia é só para LIMITAR OU CONDICIONAR, não se destina, sobremodo, a anular nada.
II - VERDADEIRO. O poder de polícia tem atributos específicos, peculiares, e tais são a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade, mas passíveis de controle em geral.
São atributos do Poder de Polícia: DICA, nesta ordem, discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade.
III - VERDADEIRO. No poder de polícia originário e no delegado observa-se que o primeiro é pleno no seu exercício e consectário, ao passo que o segundo é limitado nos termos da delegação e se caracteriza por atos de execução.
Acrescento ao item o fato de que, para o STF, a delegação não pode ser feita a particulares. E, para o STJ, parte do ciclo do poder de polícia pode ser delegado a particulares, como é o caso do ato de fiscalização e consentimento.
IV - FALSO. As condições de validade do poder de polícia são diferentes as dos demais atos administrativos comuns porque limitadas à proporcionalidade da sanção e à legalidade dos meios empregados pela Administração.
São condições de validade do poder de polícia: adequação, necessidade e proporcionalidade.
Deixe um comentário