Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, em diligência, com base na lei, apreenderam pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro pelo particular João, restringindo, assim, seu direito de propriedade, em prestígio ao interesse da coletividade ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o poder administrativo que embasou diretamente a atuação dos agentes públicos do Ibama é o poder
- A) disciplinar.
- B) regulamentar.
- C) hierárquico.
- D) de polícia.
- E) de meio ambiente.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) de polícia.
À luz da narrativa proposta pela Banca, vejamos cada opção:
a) disciplinar.
Errado: o poder disciplinar é aquele com base no qual a Administração aplica sanções a seus agentes, bem como a particulares que com ela mantenham vínculo jurídico específico. Aí se inserem, por exemplo, os concessionários e permissionários de serviços públicos, os alunos de escolas e universidades públicas, as pessoas internadas em hospitais públicos, as pessoas custodiadas em unidades prisionais etc.
Na hipótese descrita, em rigor, o caso seria de exercício do poder de polícia, baseada no ideia de supremacia geral da Administração, porquanto incide sobre todo e qualquer indivíduo, bastante que se amolde à situação descrita em norma de caráter geral e abstrato. De acordo com a narrativa, o caso seria de fiscalização de polícia, da qual se seguiu a aplicação de sanção de polícia (apreensão dos animais), em razão da violação de normas de proteção ambiental.
b) regulamentar.
Errado: o poder regulamentar consiste em prerrogativa de expedição de atos gerais e abstratos (normativos) com vistas à fiel execução da lei. Obviamente, não é disso que se cuida, porquanto a Banca descreveu um caso concreto, consistente em medida punitiva, em resposta à infração da ordem jurídica, configurando-se o poder de polícia, na realidade.
c) hierárquico.
Errado: o poder hierárquico é aquele por meio do qual a Administração organização internamente, de forma escalonada, sendo assim definido por Hely Lopes Meirelles:
“Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal."
Claramente, portanto, não é este o poder administrativo versado no enunciado da questão, porquanto o caso é de exercício de poderes em relação a um dado particular, inexistindo aplicação de hierarquia entre a Administração e os particulares. Insista-se que a hierarquia somente é manifestada na esfera interna da Administração e, ainda assim, dentro de uma mesma pessoa jurídica.
d) de polícia.
Certo: conforme fundamentos acima ofertadas, aqui se encontra a alternativa correta.
e) de meio ambiente.
Errado: não existe o poder administrativo "de meio ambiente". O que existe é o poder de polícia voltado à fiscalização da preservação do meio ambiente. Assim, incorreta esta última opção.
Gabarito: Letra D
Referências:
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 117.
Deixe um comentário