Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Julgue o item que se segue.Considere a seguinte situação hipotética.  

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, após constatar a ocorrência de irregularidades, e a presença dos pressupostos legais, interditou determinado estabelecimento.

Nessa situação, o ato é inválido já que a administração pública não poderia tomar referida providência sem a prévia autorização judicial.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

O item está ERRADO.

 

A autoexecutoriedade é a prerrogativa de que certos atos administrativos sejam executados imediata e diretamente pela própria Administração, independentemente de ordem ou autorização judicial.

Para Lucas Rocha Furtado, a autoexecutoriedade decorre da presunção de legitimidade, embora com esta não se confunda. Afinal de nada valeria dizer que os atos administrativos são presumivelmente legítimos, caso a Administração precisasse de autorizações judiciais para agir.

A interdição de estabelecimento é ato decorrente do exercício regular do poder de polícia. Esse poder, ao lado da discricionariedade e coercibilidade, conta com o atributo da autoexecutoriedade. Logo, no caso concreto, é válida a providência adotada pela Administração, considerando o atributo da autoexecutoriedade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *