O poder atribuído ao Estado de condicionar e limitar o exercício de direitos relativos à liberdade e à propriedade em nome do interesse público denomina-se:
- A) poder regulamentar;
- B) poder hierárquico;
- C) poder de polícia;
- D) poder vinculado;
- E) poder discricionário.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) poder de polícia;
Gabarito: LETRA C.
A questão aborta os poderes, que são prerrogativas da Administração Pública para o desempenho de suas atividades em prol do interesse público. Para tanto, responderemos a questão com base na obra do Professor Ricardo Alexandre¹.
a) poder regulamentar;
INCORRETA. O poder regulamentar está relacionado a edição de normas com a finalidade de dar fiel cumprimento às outras leis. Veja o que o autor discorre:
O exercício do poder regulamentar encontra fundamento no art. 84, IV, da Constituição Federal², consistindo na competência atribuída aos Chefes de Poder Executivo para que editem normas gerais e abstratas destinadas a detalhar as leis, possibilitando a sua fiel execução (regulamentos).
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;
b) poder hierárquico;
INCORRETA. O poder de condicionar e limitar o exercício de direitos relativos à liberdade não corresponde ao poder hierárquico que, em linhas gerais, diz respeito a estrutura organizacional da Administração.
O poder hierárquico é aquele conferido à autoridade administrativa para distribuir e escalonar funções de seus órgãos, estabelecendo uma relação de coordenação e subordinação entre os servidores sob sua chefia.
c) poder de polícia;
CORRETA. O poder de polícia possibilita o Estado a condicionar e limitar o exercício de direitos relativos à liberdade e à propriedade em nome do interesse público.
O poder de polícia consiste na faculdade conferida ao Estado de estabelecer regras restritivas e condicionadoras do exercício de direitos e garantias individuais, tendo em vista o interesse público.
d) poder vinculado;
INCORRETA. Do poder vinculado decorre a pratica de atos pela Administração de acordo com a lei, sem avaliação de oportunidade e conveniência.
O ato administrativo vinculado é aquele cujos elementos e requisitos necessários à formalização são determinados pela lei, não permitindo que autoridade decida o seu conteúdo ou exerça qualquer juízo de conveniência e oportunidade quanto à sua produção
e) poder discricionário.
INCORRETA. Quanto ao poder discricionário a Administração pode avaliar a conveniência e a oportunidade para a prática de um ato administrativo.
A Administração tem liberdade para decidir como e quando agir. São situações em que é lícito ao administrador decidir sobre a conveniência e a oportunidade para praticar determinados atos.
¹ALEXANDRE, Ricardo. Direito administrativo. São Paulo: Método, 2018.
²Constituição Federal.
Deixe um comentário