O poder de polícia é a faculdade que a Administração Pública tem para limitar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade e do próprio Estado. A livre escolha pelo poder público da oportunidade e conveniência de exercer o poder de polícia, bem como de aplicar sanções e empregar meios para atingir o fim desejado, associa-se ao seguinte atributo do poder de polícia:
- A) coercibilidade
- B) arbitrariedade
- C) proporcionalidade
- D) discricionariedade
Resposta:
A alternativa correta é letra D) discricionariedade
Gabarito: Letra D.
A Constituição Federal e demais leis infraconstitucionais garantem aos cidadãos uma série de direitos. No entanto, o exercício de tais direitos ficam condicionados ao atendimento do interesse coletivo e não devem interferir no bem estar social. É necessário que tais liberdades estejam de acordo e compatíveis com o interesse público de tal modo que seu exercício não implique em privação do atendimento das demandas coletivas e objetivos públicos.
Neste contexto o poder de polícia é uma prerrogativa conferida à Administração Pública para disciplinar, condicionar, restringir e limitar o exercício de direitos e atividades dos particulares em nome dos interesses da coletividade.
Dada a importância da regulação do exercício dos direitos e liberdades individuais, para a garantia do bem estar social o poder de polícia é composto de atributos específicos sendo:
- Discricionariedade;
- Autoexecutoriedade;
- Coercibilidade;
- Exigibilidade.
Para identificar a alternativa correta, vamos extrair alguns elementos do enunciado da questão:
- da oportunidade e conveniência de exercer o poder de polícia,
- bem como de aplicar sanções e empregar meios para atingir o fim desejado.
Dentre os atributos mencionados acima, destaca-se a discricionariedade que caracteriza os atos decorrentes do poder de polícia.
Algumas situações exigem do gestor público a análise do fato concreto para a escolha, de acordo com critérios de conveniência e oportunidade, em condicionar ou restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, sempre em benefício da coletividade ou do próprio Estado, facultando à Administração Pública a utilização do Poder de Polícia.
A discricionariedade que reveste os atos do poder de polícia confere ainda a possibilidade jurídica de aplicar as sanções e empregar os meios que entender conveniente e oportuno para atingir o interesse coletivo.
Nessas condições, vamos identificar a alternativa que contempla adequadamente o atributo do poder de polícia que se relaciona com a definição do enunciado.
a) coercibilidade INCORRETA
b) arbitrariedade INCORRETA
c) proporcionalidade INCORRETA
d) discricionariedade CORRETA
Deixe um comentário