Observando o interesse público, o poder de polícia:
- A) possibilita a cobrança, como contrapartida, de preço público.
- B) sempre se instrumentaliza por meio de alvará de autorização.
- C) para atingir os seus objetivos maiores, em prol da predominância do interesse público pode afastar a razoabilidade.
- D) confere ao Estado a possibilidade de limitar o exercício da liberdade ou das faculdades de determinado proprietário.
- E) não precisa, necessariamente, ser exercido nos limites da lei, gerando a possibilidade de cobrança de taxa.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) confere ao Estado a possibilidade de limitar o exercício da liberdade ou das faculdades de determinado proprietário.
Gabarito: Letra D
Observando o interesse público, o poder de polícia:
a) possibilita a cobrança, como contrapartida, de preço público.
ERRADO. Na forma do art. 145, inciso II da Constituição, o exercício do poder de polícia é fato gerador da taxa, e não de preço público.
Veja:
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
Portanto, alternativa incorreta.
b) sempre se instrumentaliza por meio de alvará de autorização.
ERRADO. O poder de polícia é instrumentalizado por diversas formas, sendo possível, dentre outras:
- Alvarás;
- Licenças;
- Aplicação de sanções administrativas;
- Interdições;
- etc.
Logo, item incorreto.
c) para atingir os seus objetivos maiores, em prol da predominância do interesse público pode afastar a razoabilidade.
ERRADO. A validade do exercício do poder de polícia está condicionada, entre outros, aos imperativos de razoabilidade, proporcionalidade, responsabilidade, eficiência e legalidade.
Vale informar que a atuação do poder de polícia fora desses imperativos pode incorrer em abuso de poder por parte da Administração Pública, dando ensejo à anulação do ato.
Dessa forma, alternativa incorreta.
d) confere ao Estado a possibilidade de limitar o exercício da liberdade ou das faculdades de determinado proprietário.
CERTO. O poder de polícia confere prerrogativas para que a Administração Pública, mediante atos normativos ou concretos, limite ou discipline direito individual visando à garantia e manutenção do interesse público.
É por meio do poder de polícia que a administração fiscaliza estabelecimentos comerciais quanto à higiene, estabelece a correta ocupação do espaço territorial, concede o usufruto de espaços públicos ao particular, entre outros.
O art. 78 do Código Tributário Nacional prevê:
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Sendo assim, alternativa correta e gabarito da questão.
e) não precisa, necessariamente, ser exercido nos limites da lei, gerando a possibilidade de cobrança de taxa.
ERRADO. O poder de polícia que deve sempre observar os limites legais, sob pena de do agente público em incorrer em abuso de poder.
Nesse sentido, veja o que ensina os termos do art. 78, parágrafo único do Código Tributário Nacional:
Art. 78, Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.
Assim, item incorreto.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra D.
Deixe um comentário