Os poderes administrativos são instrumentos que a Administração Pública pode utilizar para cumprir suas finalidades. Qual o nome do poder exemplificado quando o Corpo de Bombeiros interdita um bar por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio?
- A) Poder discricionário
- B) Poder de Polícia
- C) Poder Regulamentar
- D) Poder normativo
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Poder de Polícia
Gabarito: LETRA B.
A questão trata sobre os poderes da administração pública. No caso trazido pela banca, temos um exemplo claro de aplicação do PODER DE POLÍCIA.
O poder de polícia é o poder que a administração tem de limitar, condicionar e restringir a propriedade, as atividades e a liberdade das pessoas, ajustando-as ao interesse da coletividade (interesse público).
Vale trazermos o conceito legal presente no art. 78 do Código Tributário Nacional:
"Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."
Então perceba que, ao interditar um bar por falta de condições adequadas, o Corpo de Bombeiros está limitando o direito individual de um particular para preservar o interesse do coletivo que, no caso, seriam seus clientes.
Confirmamos, portanto, o gabarito na LETRA B.
As demais alternativas estão INCORRETAS, vejamos seus conceitos:
a) Poder discricionário
No poder discricionário a lei confere margem de liberdade à Administração na escolha da conveniência, oportunidade e conteúdo do ato administrativo. A lei aqui irá dar a Administração Pública mais de uma opção para atuação em um caso concreto, ficando a cargo da conveniência e oportunidade da própria administração qual opção irá escolher.
Por exemplo, a escolha de imóvel a ser desapropriado é baseada no interesse público, ou seja, no poder discricionário.
c) Poder Regulamentar
O poder regulamentar é a faculdade de que dispõe os Chefes do Executivo de explicar a lei para a sua correta execução (decreto executivo), ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência, quando cabível.
Por exemplo, temos a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e, anualmente, temos a edição de um decreto (executivo) que atualiza os valores constantes na lei.
d) Poder normativo
O poder normativo é o poder que a administração pública tem de expedir normas gerais e abstratas, dentro dos limites da lei.
Por exemplo, a Lei nº 11.343/06 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, mas o rol das substâncias que são consideradas drogas, para os fins da lei, está presente na Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998.
A melhor doutrina entende que o poder normativo é gênero, do qual poder regulamentar é uma espécie.
Deixe um comentário