Questões Sobre Poderes e Deveres da Administração - Direito Administrativo - concurso
141) A faculdade de que dispõe a Administração Pública para disciplinar o uso dos bens, impondo limites ao exercício de direitos e liberdades, em prol da coletividade ou do Estado, é o poder:
- A) disciplinar.
- B) de polícia.
- C) normativo.
- D) regulamentar.
- E) hierárquico.
A alternativa correta é letra B) de polícia.
Gabarito: B.
O conceito exposto no enunciado é o de poder de polícia, como definido doutrinariamente, bem como no art. 78 do CTN.
"poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado."
Hely Lopes Meirelles, Direito Administrativo Brasileiro (2001)
"Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."
Em relação às demais alternativas, vamos tecer breves comentários.
a) ERRADO. Disciplinar - é o poder de aplicar punições, tanto aos servidores quanto aos particulares que possuam algum vínculo específico com a administração.
c) ERRADO. Normativo - é o poder de expedir normas infralegais com capacidade de explicitar a lei, dando-lhe maior aplicabilidade.
d) ERRADO. Regulamentar - decorrente do poder normativo, é o poder que possui o chefe do poder executivo de expedir decretos, para a fiel execução da lei.
e) ERRADO. Hierárquico - é o poder de organizar, coordenar, estabelecer subordinação e comando.
Abraços,
Professor Igor Moreira.
142) A respeito do regime disciplinar, do poder de polícia e de licitações e contratos administrativos, julgue o item seguinte.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CERTO.
No entanto, discordamos do gabarito. Vejamos.
Conforme a doutrina majoritária, só há autoexecutoriedade quando: (a) expressamente prevista em lei; ou (b) tratar-se de medida urgente que, acaso não adotada de imediato, pode ocasionar prejuízo maior para o interesse público. Com base nisso, parte da doutrina desdobra a autoexecutoriedade em dois outros atributos: a exigibilidade e a executoriedade.
Na exigibilidade, a Administração usa de meios indiretos de coerção para que suas decisões sejam cumpridas, como a utilização das multas. Na executoriedade, a Administração emprega meios diretos de coerção, compelindo materialmente o administrado a fazer alguma coisa, utilizando-se inclusive da força.
Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, na primeira hipótese (exigibilidade), os meios de coerção vêm sempre definidos na lei; na segunda (executoriedade), podem ser utilizados, independentemente de previsão legal, para atender situação emergente que ponha em risco a segurança, a saúde ou outro interesse da coletividade.
143) No que tange aos poderes administrativos, o de polícia
- A) possibilita a anulação de liberdades públicas e o aniquilamento de direitos fundamentais assegurados constitucionalmente.
- B) é o que dispõe a Administração Pública para condicionar o uso, o gozo e a disposição da propriedade e o exercício da liberdade dos administrados no interesse público ou social.
- C) encontra-se submetido ao princípio da legalidade, mas, por sua natureza, não se submete ao controle jurisdicional.
- D) é exclusivamente discricionário, já que a lei estabelece todos os elementos necessários para sua efetivação, e seu controle é restrito ao legislativo.
- E) é o que cabe à Administração Pública para apurar e punir internamente as infrações funcionais dos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
A alternativa correta é letra B) é o que dispõe a Administração Pública para condicionar o uso, o gozo e a disposição da propriedade e o exercício da liberdade dos administrados no interesse público ou social.
Eis os comentários sobre cada alternativa:
a) Errado:
A rigor, o poder de polícia viabiliza apenas a imposição de restrições, limites e condicionamentos ao exercício de direitos e liberdades, em prol da satisfação do interesse público. Não é verdade, portanto, que, com base nessa prerrogativa, a Administração possa aniquilar direitos fundamentais ou anular liberdades públicas.
b) Certo:
Agora, sim, trata-se de proposição que apresenta conteúdo escorreito, ao trazer as ideias essenciais pertinentes ao poder de polícia. Em caráter ilustrativo, e como reforço, eis a definição doutrinária proposta por Hely Lopes Meirelles:
"Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado."
Claramente, como se vê, a noção conceitual é bastante similar àquela defendida pela Banca, de modo que não há incorreções a serem apontadas quanto a este item da questão.
c) Errado:
Trata-se aqui de assertiva que malfere ostensivamente o princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional, em vista do qual nem mesmo a lei pode afastar da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direitos. Assim, os atos administrativos baseados no poder de polícia são perfeitamente passíveis de controle judicial de legitimidade, acaso lesionem ou ameacem direitos, bastando que haja a devida provocação de parte interessada, por meio da proposição da ação judicial cabível, como, por exemplo, a impetração de um mandado de segurança.
d) Errado:
A uma, embora a discricionariedade seja apontada como uma das características próprias ao poder de polícia, não é acertado sustentar uma pretensa "exclusividade" dessa característica, uma vez que também existem atos vinculados que são praticados com apoio em tal poder da Administração. Como exemplo, cite-se o ato de licença, que constitui típico consentimento de polícia, e que tem natureza vinculada. Afinal, presentes os requisitos legais, o particular tem direito subjetivo à sua expedição, de maneira que o ente público deve, necessariamente, acatar o requerimento que lhe foi endereçado.
e) Errado:
Por fim, incorreta esta opção, visto que traz, na realidade, definição atinente ao poder disciplinar, e não ao poder de polícia.
Gabarito: Letra B
Referências:
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 127.
144) É certo que o poder de polícia
- A) tem conceituação especificamente doutrinária, uma vez que a legislação nacional não prevê qualquer conceito legal a respeito desse poder administrativo.
- B) geral cuida genericamente da salubridade pública, dentre outras, e a especial de setores específicos da atividade humana que afetem bens de interesse coletivo.
- C) administrativa atua sobre as pessoas individualmente ou indiscriminadamente, sendo controlado apenas parcialmente face a natureza desse poder.
- D) judiciária e a de manutenção da ordem pública incidem sobre os bens, direitos e atividades dos administrados, estando sujeito a controle único do Conselho Nacional de Justiça.
- E) originária ocorre por meio de transferência legal, é limitado aos termos da delegação e se caracteriza por atos de execução.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Vejamos cada assertiva, separadamente:
a) Errado:
Na verdade, o poder de polícia possui, sim, definição legal contida no art. 78 do CTN, o que se justifica em razão de o exercício do poder de polícia constituir fato gerador da cobrança de taxas. No ponto, confira-se:
"Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."
Incorreta, pois, esta opção, ao sustentar que o poder de polícia teria conceituação especificamente doutrinária, bem como estaria ausente qualquer definição legal acerca do instituto.
b) Certo:
A presente opção está devidamente amparada na doutrina de Hely Lopes Meirelles, como se pode verificar da leitura do seguinte trecho de sua obra:
"Modernamente se tem distinguido a polícia administrativa geral da polícia administrativa especial, sendo aquela a que cuida genericamente da segurança, da salubridade e da moralidade públicas, e esta de setores específicos da atividade humana que afetam bens de interesse coletivo, tais como a construção, a indústria de alimentos, o comércio de medicamentos, o uso das águas, a exploração das florestas e das minas, para os quais há restrições próprias e regime jurídico peculiar."
Como se vê, esta alternativa espelha, com precisão, referida lição doutrinária, de forma que deve ser apontada como a resposta da questão.
c) Errado:
Em verdade, o poder de polícia administrativa tem por objeto incidir sobre bens, direitos e atividades, e não sobre as pessoas, sendo que estas últimas, a rigor, constituem objeto da polícia judiciária, que é aquela dedicada à elucidação de infrações penais, mediante colheita de provas e identificação de seus autores, com vistas a subsidiar a propositura da ação penal cabível.
d) Errado:
Como explicitado no item anterior, a polícia judiciária é caracterizada por recair sobre as pessoas, e não sobre bens, direitos e atividades, os quais vêm a ser, na verdade, objeto da polícia administrativa.
e) Errado:
Por fim, a transferência legal é traço que configura o poder de polícia delegado, ao passo que o poder de polícia originário é aquele atribuído por competência constitucional ao respectivo ente federado.
Refira-se que a Banca acabou por anular a presente questão, o que, ao que se apurou, teria sido pelo fato de o programa do edital não contemplar o Código Tributário Nacional.
Gabarito: Anulada
Gabarito sugerido: Letra B
Referências:
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 127.
145) Considera-se poder de polícia a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Levando-se em conta o enfatizado no enunciado, é correto afirmar que:
- A) O poder de polícia visa o interesse social e a supremacia do estado sobre as pessoas, bens e atividades.
- B) A polícia administrativa atua sobre as pessoas, repressivamente.
- C) O ato de polícia não se subordina ao ordenamento jurídico.
- D) O poder de polícia limita o direito de liberdade e de propriedade, limita a liberdade e a propriedade, e não o direito de liberdade e de propriedade.
- E) A polícia judiciária incide sobre bens, direitos e atividades, preventivamente.
A alternativa correta é letra A) O poder de polícia visa o interesse social e a supremacia do estado sobre as pessoas, bens e atividades.
Gabarito: letra A.
a) O poder de polícia visa o interesse social e a supremacia do estado sobre as pessoas, bens e atividades. – certa.
Realmente, o poder de polícia consiste na limitação de direitos e interesses de particulares com vistas a resguardar o interesse público. Conforme preceitua o CTN:
“Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redação dada pelo Ato Complementar nº 31, de 1966)”
Ainda, conforme lição de Matheus Carvalho:
“É evidente que o Estado deve atuar à sombra do Princípio da Supremacia do Interesse Público e, na busca incessante pelo atendimento do interesse coletivo, pode estipular restrições e limitações ao exercício de liberdades individuais e, até mesmo, ao direito de propriedade do particular. Neste contexto, nasce o Poder de Polícia, decorrente da supremacia geral da Administração Pública, ou seja, aplicando-se a todos os particulares, sem a necessidade de demonstração de qualquer vínculo de natureza especial.” (CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 5ª ed. Salvador: JusPodivm, 2018. P.131)
Por todo o exposto, tem-se que está correta a alternativa, devendo ser assinalada.
b) A polícia administrativa atua sobre as pessoas, repressivamente. – errada.
Ao contrário do que afirmado, a polícia administrativa atua sobre bens, direitos ou atividades, e não sobre pessoas. Além disso, sua atuação é predominantemente preventiva, e não repressiva.
Logo, incorreta a alternativa.
c) O ato de polícia não se subordina ao ordenamento jurídico. – errada.
Ao contrário do que afirmado, o ato de polícia se subordina sim ao ordenamento jurídico.
Como ato administrativo que é, deve respeitar seus elementos legalmente estabelecidos, quais sejam, competência, finalidade, forma, motivo e objeto.
Além disso, caso viole a proporcionalidade ou a razoabilidade, o ato de polícia será passível de anulação.
Assim, incorreta a alternativa.
d) O poder de polícia limita o direito de liberdade e de propriedade, limita a liberdade e a propriedade, e não o direito de liberdade e de propriedade. – errada.
O examinador se perdeu nessa alternativa.
Ao afirmar que o poder de polícia limita o direito de liberdade e de propriedade, e logo em seguida afirmar que o mesmo poder não limita o direito de liberdade e de propriedade, a questão se mostra contraditória (para não dizer teratológica), e por si só equivocada.
Incorreta, portanto, a alternativa.
Obs.: conforme visto no comentário da letra A, o poder de polícia pode sim limitar direito (inclusive o de propriedade), interesse ou liberdade.
e) A polícia judiciária incide sobre bens, direitos e atividades, preventivamente. – errada.
A polícia judiciária incide sobre pessoas. Além disso, sua atuação é preponderantemente repressiva.
Logo, incorreta a alternativa.
146) A atividade destinada a disciplinar direito, interesse ou liberdade, regulando a prática de ato ou abstenção de fato, em razão do interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, ao exercício da atividade econômica, dentre outros, é denominado de:
- A) Poder de polícia judiciária.
- B) Poder de polícia administrativa.
- C) Poder de polícia ostensiva.
- D) Poder normativo da Administração Pública.
A alternativa correta é letra B) Poder de polícia administrativa.
A questão aborda o tema Poderes da Administração Pública, mais precisamente acerca do Poder de Políca. Nesse contexto, percebamos que o conceito de PODER DE POLÍCIA está presente no art. 78 do CTN:
Art. 78. Considera-se PODER DE POLÍCIA atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Com efeito, O poder de Polícia administrativa serve para restringir a esfera de interesses do particular, pois é o mecanismo que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. Vejamos nas lições de Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016, p. 134):
Em linguagem menos técnica, podemos dizer que o poder de polícia é o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual. Por esse mecanismo, que faz parte de toda Administração, o Estado detém a atividade dos particulares que se revelar contrária, nociva ou inconveniente ao bem-estar social, ao desenvolvimento e à segurança nacional.
Por fim, perceba que o poder de polícia relativo à polícia administrativa, é aquela em que a administração pública faz incidir sobre os bens, direitos e atividades, diversamente da polícia judiciária e da polícia de manutenção da ordem pública, que atinge pessoas. Não obstante, a polícia administrativa ser, sim, inerente e se difundir por toda a Administração Pública, conforme leciona Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016, p. 153):
Desde já convém distinguir a polícia administrativa, que nos interessa neste estudo, da polícia judiciária e da· polícia de manutenção da ordem pública, estranhas às nossas · cogitações. Advirta-se, porém, que a polícia administrativa incide sobre os bens, direitos e atividades, ao passo que as outras atuam sobre as pessoas, individualmente ou indiscriminadamente. A polícia administrativa é inerente e se difunde por toda a Administração Pública, enquanto as demais são específicas e privativas de determinados órgãos (Polícias Civis) ou corporações (Polícias Militares e Guardas Municipais).
Portanto, gabarito LETRA B.
147) Com relação a polícia administrativa, é correto afirmar que
- A) são seus atributos, conforme afirmado pela doutrina, a auto-executoriedade e a coercibilidade, dentre outros.
- B) deve ser exercida mediante atividades normativas que objetivem atender o interesse individual do administrado.
- C) é a atividade do Executivo consistente na obrigação de restringir o exercício da liberdade individual em benefício da coletividade, independente de limites traçados em lei.
- D) as restrições quanto ao uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício do interesse público, não se aplicam aos estrangeiros de passagem pelo território nacional.
- E) suas medidas destinadas a limitar interesses privados em detrimento do interesse social são exclusivamente preventivas, enquanto que as da polícia judiciária são estritamente repressivas.
A alternativa correta é letra A) são seus atributos, conforme afirmado pela doutrina, a auto-executoriedade e a coercibilidade, dentre outros.
Gabarito: Letra A
a) são seus atributos, conforme afirmado pela doutrina, a auto-executoriedade e a coercibilidade, dentre outros. – alternativa correta.
Realmente, são atributos do poder de polícia administrativa a auto-executoriedade e coercibilidade. Vejamos a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus sobre o tema:
“A doutrina dominante aponta alguns atributos peculiares ao poder de polícia, quais sejam: a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. No entanto, vale ressaltar que nem todas essas características estão presentes simultaneamente em todos os atos de polícia, como será visto a seguir.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 234).
b) deve ser exercida mediante atividades normativas que objetivem atender o interesse individual do administrado. – alternativa incorreta.
Pelo contrário, o poder de polícia visa o interesse da coletividade. Vejamos a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus sobre o tema:
“Conforme já estudado, entre os princípios basilares que dão os contornos do regime jurídico administrativo está a supremacia do interesse público sobre o interesse privado. Tal princípio, além de justificar a concessão à Administração de um conjunto de prerrogativas que verticalizam suas relações com os administrados, permite ao Estado restringir o exercício de direitos e garantias individuais em benefício de interesses da coletividade.” (grifei) (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 233).
c) é a atividade do Executivo consistente na obrigação de restringir o exercício da liberdade individual em benefício da coletividade, independente de limites traçados em lei. – alternativa incorreta.
Inicialmente, salienta-se que o poder de polícia não é exercido somente pelo executivo. Ademais, o poder de polícia está condicionado aos limites legais. Vejamos a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus sobre o tema:
“Com efeito, podemos afirmar que o poder de polícia consiste na faculdade conferida ao Estado de estabelecer regras restritivas e condicionadoras do exercício de direitos e garantias individuais, tendo em vista o interesse público.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 233).
“Os atos praticados no exercício do poder de polícia, como todo ato administrativo, ainda que discricionário, encontra limitações legais quanto à competência, à forma, aos fins, aos motivos ou ao objeto.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 244).”
d) as restrições quanto ao uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício do interesse público, não se aplicam aos estrangeiros de passagem pelo território nacional. – alternativa incorreta.
O poder de polícia aplica-se a todos os administrados. Não há essa exceção quanto aos estrangeiros de passagem pelo território nacional. Vejamos a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus sobre o tema:
“Conforme já estudado, entre os princípios basilares que dão os contornos do regime jurídico administrativo está a supremacia do interesse público sobre o interesse privado. Tal princípio, além de justificar a concessão à Administração de um conjunto de prerrogativas que verticalizam suas relações com os administrados, permite ao Estado restringir o exercício de direitos e garantias individuais em benefício de interesses da coletividade.” (grifei) (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 233).
e) suas medidas destinadas a limitar interesses privados em detrimento do interesse social são exclusivamente preventivas, enquanto que as da polícia judiciária são estritamente repressivas. – alternativa incorreta.
Pelo contrário, o poder de polícia pode ser preventivo ou repressivo. Vejamos a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus sobre o tema:
“Atos administrativos e operações materiais de aplicação ao caso concreto: consiste na adoção de medidas preventivas para evitar que o indivíduo descumpra a lei, tais como: fiscalização, vistoria e concessão de autorização ou licença; e de medidas repressivas, que objetivam obrigar o infrator a cumprir a lei, a exemplo da interdição de estabelecimentos comerciais, apreensão de mercadorias estragadas, dissolução de reunião, demolição de prédio que ameaça desabar ou internação de pessoa com doença contagiosa.” (grifei) (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 238).
148) Com referência aos poderes da administração pública, julgue o item seguinte.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
A questão aborda o tema Poderes da Administração Pública. Nesse contexto, o conceito de PODER DE POLÍCIA está presente no art. 78 do CTN:
Art. 78. Considera-se PODER DE POLÍCIA atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Assim, perceba que o poder de polícia pode ser exercido de forma preventiva ,quando o Poder Público estabelece normas que limitam ou condicionam a utilização de bens ou o exercício de determinadas atividades. Por sua vez, o Poder de Polícia poderá ser repressivo, quando a administração aplica sanções ao particular diante de uma infração cometida, conforme ensinam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 267):
O poder de polícia administrativa pode ser exercido preventiva ou repressivamente. No primeiro caso - exercício preventivo do poder de polícia -, o poder público estabelece normas que limitam ou condicionam a utilização de bens (públicos ou privados) ou o exercício de atividades privadas que possam afetar a coletividade, exigindo que o particular obtenha anuência da administração pública previamente à utilização desses bens ou ao exercício dessas atividades. [...]A outra possibilidade de exercício - atividade repressiva de policia administrativa - é consubstanciada na aplicação de sanções administrativas como consequência da prática de infrações a normas de policia pelos particulares a elas sujeitos. Verificando a existência de infração, a autoridade administrativa deverá lavrar o auto de infração pertinente e cientificar o particular da sanção aplicada
Portanto, assertiva CORRETA.
149) Pedro, policial em exercício em fórum de cidade do interior de estado da Federação, cumprindo ordens emanadas do tribunal de justiça, editadas com a finalidade de garantir a segurança nas instalações do Poder Judiciário, executou a revista de um cidadão que pretendia adentrar o recinto de sala de audiência. Para tal, apalpou-lhe a cintura de forma a detectar a presença de arma.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
O item está CERTO.
Há um enfrentamento, na questão, ou colisão de valores melhor dizendo, entre a segurança dos bens e das pessoas e a intimidade. Ora, é claro que, nesse conflito, vence a revista íntima, para impedir-se a violação à segurança dos participantes. Claro que se exige prudência e proporcionalidade das medidas.
A proporcionalidade, inclusive, é um dos requisitos de validade do poder de polícia.
Em decorrência da proporcionalidade, que pode ser entendida como a adequada relação entre a medida restritiva e o benefício a ser atingido, a decisão adotada pela autoridade não poderá ultrapassar o necessário para atingimento do benefício desejado pela coletividade, sendo desproporcional o ato de polícia praticado com abuso de poder, podendo ser corrigido pela atuação do Poder Judiciário, por exemplo.
Na visão de alguns doutrinadores, eficácia, necessidade e proporcionalidade são as “regras” básicas para o adequado exercício do poder de polícia. Destas, a eficácia pode ser entendida como a escolha da decisão adequada para impedir um dano ao interesse público.
A eficácia limita, sem dúvida, a atuação do Estado no desempenho do poder de polícia administrativa, no qual só pode utilizar da medida precisa para o atendimento do interesse público.
150) Com relação aos poderes da administração, julgue o item seguinte.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
A questão aborda o tema Poderes da Administração Pública. Nesse contexto, perceba que existe, sim, conceito legal de Poder de Polícia, estando expresso no art. 78 do Código Tributário Nacional:
Art. 78. Considera-se PODER DE POLÍCIA atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Portanto, assertiva INCORRETA.