Quando a Administração Pública aplica penalidade de cassação da carteira de motorista ao particular que descumpre as regras de direção de veículos configura-se o exercício do poder
- A) de polícia.
- B) disciplinar.
- C) ordinatório.
- D) regulamentar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) de polícia.
O ordenamento jurídico passou a reconhecer, a partir de meados do século XVIII, a necessidade do Estado assegurar uma série de direitos à população. Com isso, deixava de existir a figura do Estado opressor (limitador de direitos), para vir à tona a obrigatoriedade do Poder Público assegurar uma série de benefícios aos administrados.
Para alcançar estes benefícios e garantir o bem estar da coletividade é que surge a ideia central do exercício do poder de polícia. O conceito de poder de polícia, ainda que cercado por entendimentos doutrinários, possui base legal. E este dispositivo é o Código Tributário Nacional, que em seu artigo 78 assim dispõe:
Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Deste conceito conseguimos extrair o núcleo do poder de polícia, que é a restrição de um direito particular em prol de toda a coletividade.
Na situação narrada, estamos diante de uma manifestação do poder de polícia (Letra A). Assim, a cassação da carteira de motorista de um particular que descumpre as normas de trânsito possui como objetivo a restrição de um direito individual (o direito de dirigir) em prol de um interesse de toda a coletividade (evitar que o motorista em questão venha a causar algum tipo de acidente ou dano a outras pessoas).
O poder disciplinar (Letra B) é aquele que autoriza que o Poder Público investigue as infrações cometidas e aplique as penalidades previstas em lei a todos que mantenham um vínculo específico com o Estado.
O poder regulamentar (Letra D) é aquele que consiste na prerrogativa conferida aos Chefes do Poder Executivo para a edição de decretos destinados à regulamentação das leis.
Na Letra C, não estamos diante de um poder administrativo.
Gabarito: Letra A
Deixe um comentário