Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) O poder de polícia administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta última tem por finalidade a repressão a ilícitos penais, sendo estudada pelo direito processual penal.
- B) O poder de polícia administrativa pode ocorrer de forma preventiva, repressiva ou fiscalizadora.
- C) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a discricionariedade.
- D) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a coercibilidade.
- E) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.
Gabarito: Letra E
Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder de polícia administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta última tem por finalidade a repressão a ilícitos penais, sendo estudada pelo direito processual penal.
CERTO. O poder de polícia judiciária é exercida pelo Estado como forma de combate à criminalidade, não se confundindo com o poder de polícia administrativa.
Item correto.
b) O poder de polícia administrativa pode ocorrer de forma preventiva, repressiva ou fiscalizadora.
CERTO. O poder de polícia da Administração é realizado de forma preventiva, repressiva e fiscalizadora.
De forma preventiva, o Poder Público regulamenta as atividades do particular, permitindo ou não que ele exerça determinada de atividade. É o caso em que o particular solicitação uma autorização ou permissão para praticar alguma atividade.
De forma repressiva, atua contra ilegalidades ou desobediências observadas na atividade permitida, podendo revogar licenças e alvarás quando visualizar que a atividade não está sendo executada de forma correta.
De forma fiscalizadora, ocorrerá durante as fiscalizações ordinárias e extraordinárias, que tem por finalidade fazer o controle da atividade do particular.
Desse modo, item correto.
c) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a discricionariedade.
CERTO. A discricionariedade, na verdade, é a possibilidade que a Administração Pública possui de analisar o mérito administrativo, entendido como o estudo da oportunidade e da conveniência para a prática de determinado ato.
Dessa forma, o poder de polícia é classificado pela doutrina como discricionário, mas, em alguns momentos, assume contorno de ato vinculado, como nos casos da emissão de licenças.
Assim, item correto.
d) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a coercibilidade.
CERTO. A coercibilidade está diretamente associada à autoexecutoriedade do Poder de Polícia.
Nesse sentido, a coercibilidade é conceituada como a imposição coativa das medidas de polícia aplicadas pelo Estado, que permite o uso de meios diretos e indiretos para satisfação do interesse público.
Logo, item correto.
e) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.
ERRADO. Uma das características do poder de polícia é a autoexecutoriedade, ou seja, as decisões da Administração são autoexecutórias e podem ser executadas independentemente da aprovação do Poder Judiciário.
Portanto, item incorreto.
Diante do exposto, nosso gabarito é a Letra E.
Deixe um comentário