Sobre o Poder de Polícia, é INCORRETO afirmar que:
- A) É a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
- B) Possui atributos específicos e peculiares ao seu exercício, quais sejam: discricionariedade, auto-executoriedade e coercibilidade.
- C) São setores de atuação do Poder de Polícia do Município: polícia das construções, polícia das atividades urbanas em geral e policia dos logradouros públicos.
- D) A coercibilidade como um dos atributos do Poder de Polícia, se traduz na livre escolha pela Administração, da oportunidade e conveniência de exercer este poder.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A coercibilidade como um dos atributos do Poder de Polícia, se traduz na livre escolha pela Administração, da oportunidade e conveniência de exercer este poder.
GABARITO - D
Para identificar a alternativa INCORRETA vamos analisar e julgar as afirmativas propostas na questão que trata da definição e características do Poder de Polícia.
a) É a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. CORRETA
Muito embora eu, particularmente, não seja a favor de utilizar o termo faculdade para se referir ao Poder de Polícia, tendo em vista que nem todos os atos expedido por força do poder de polícia são facultativos, é inegável que um dos traços marcantes de tal prerrogativa pública é a discricionariedade que reveste alguns atos decorrentes da utilização do poder de polícia.
Isto porque algumas situações exigem do gestor público a análise do fato concreto para a escolha, de acordo com critérios de conveniência e oportunidade, em condicionar ou restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, sempre em benefício da coletividade ou do próprio Estado, facultando à Administração Pública a utilização do Poder de Polícia.
b) Possui atributos específicos e peculiares ao seu exercício, quais sejam: discricionariedade, auto-executoriedade e coercibilidade. CORRETA
Dada a importância da regulação do exercício dos direitos e liberdades individuais, para a garantia do bem estar social, o poder de polícia é composto de atributos específicos sendo:
- Discricionariedade;
- Autoexecutoriedade;
- Coercibilidade;
c) São setores de atuação do Poder de Polícia do Município: polícia das construções, polícia das atividades urbanas em geral e policia dos logradouros públicos. CORRETA
Dada a necessidade e importância de regular as atividades privadas para condicioná-las ao interesse público, atualmente o poder de polícia não se limita mais a assegurar somente a ordem pública, tendo em vista que se encontra presente em praticamente todas as áreas de atuação administrativa, entendida, em sentido mais amplo, como a limitação de atividade, liberdade e propriedade particular para adequá-los aos interesses públicos e bem estar social.
Trata-se, portanto, de uma disciplina legal de adequação as condutas individuais sempre que possam ser potencialmente contrárias aos interesse coletivo. Neste contexto, temos presente a atuação da polícia administrativa nas seguintes áreas da municipalidade: de construção, sanitária, política urbana, logradouros públicos, meio ambiente, entre outras.
d) A coercibilidade como um dos atributos do Poder de Polícia, se traduz na livre escolha pela Administração, da oportunidade e conveniência de exercer este poder. INCORRETA
A afirmativa está INCORRETA, pois a definição proposta não corresponde ao atributo da coercibilidade, mas sim da discricionariedade.
O atributo da coercibilidade é atributo que reveste alguns atos administrativos e característica dos atos expedidos por força do poder de polícia, traduz-se na possibilidade jurídica de as medidas praticadas pela Administração Pública serem impostas coativamente ao administrado, inclusive mediante o uso de força para fazer cumprir as determinações administrativas.
A imposição coercitiva imposta pela Administração Pública por meio de atos de polícia independe de prévia autorização judicial, mas se sujeitam ao controle judicial quanto a sua legalidade.
Deixe um comentário