Sobre o tema do poder de polícia, analise as afirmativas a seguir.
I. A polícia administrativa tem caráter predominantemente preventivo, enquanto a polícia judiciária tem caráter predominantemente repressivo.
II. O poder de polícia é indelegável, somente podendo ser exercido pela Administração Pública direta.
IIII. O poder de polícia sempre será exercido em caráter vinculado, nos estritos termos da lei que autoriza o seu exercício.
Está correto o que se afirma em
- A) I, apenas.
- B) II, apenas.
- C) III, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, apenas.
Poder de Polícia é o tema mais cobrado dentro do assunto Poderes da Administração Pública. Por isso é muito importante saber bastante sobre esse poder.
Vamos analisar cada alternativa e aprender um pouco mais sobre a prerrogativa de polícia da administração pública.
I. CORRETO. Desculpem o termo, mas essa foi difícil de engolir.
O posicionamento doutrinário que acreditava ser predominantemente preventiva a atuação do Poder de Polícia é antigo e já foi ultrapassado (Conforme Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo - Direito Administrativo Descomplicado).
No entanto, é óbvio que o poder de polícia administrativo possui caráter preventivo. O problema foi afirmar que esse é predominante. Mas, para a banca, essa afirmação está correta.
II. ERRADO. Outra afirmação delicada.
O poder de polícia pertence à administração e somente a ela. No entanto, a jurisprudência vêm admitindo a delegação de aluns aspectos desse poder, algumas ações materiais específicas, para particulares.
Esses aspectos seriam referentes às fases de consentimento e fiscalização do ciclo de polícia.
Mesmo assim, a banca considerou a afirmativa como ERRADA.
IIII. ERRADO. Negativo. A maior parte da atuação do poder de polícia é discricionária. A vinculação no poder de polícia acontece apenas em situações excepcionais. Um exemplo é a emissão de licenças, que são manifestações do poder de polícia, mas são atos vinculados.
Por isso, nosso gabarito é a letra A.
Abraços!
Deixe um comentário