Sobre questões de Direito Administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) O motivo do ato administrativo é relevante para a validade de atos administrativos que o ensejam, tais como o interesse social e a utilidade pública são para a desapropriação.
- B) A Constituição Federal brasileira assegura ao cidadão a inviolabilidade de sua casa, assim não está permitido ao agente da SANECAP o ingresso sem o seu consentimento, mesmo para fiscalizar o consumo de água.
- C) A licitação tem procedimento próprio descrito pela Lei n.º 8.666/93 e a homologação é realizada como fase imediatamente anterior à abertura de envelopes das propostas concorrentes.
- D) O Poder de Polícia se constitui com a argumentação jurídico-política da prevalência do interesse social e na ação administrativa lícita de restrição à liberdade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A licitação tem procedimento próprio descrito pela Lei n.º 8.666/93 e a homologação é realizada como fase imediatamente anterior à abertura de envelopes das propostas concorrentes.
Analisemos cada alternativa, em busca da incorreta:
a) Certo:
O motivo pode ser definido como o antecedente de fato e de direito que conduz à prática do ato. De fato, cuida-se de um dos elementos formadores dos atos administrativos, sendo que sua observância, de acordo com o que dispuser a lei, condiciona a validade do ato. Desta maneira, se o agente público pratica ato com base em motivo inexistente ou inidôneo, o ato será nulo, por vício no elemento motivo.
Por outro lado, os exemplos aqui oferecidos estão corretos, vistos que o interesse social e a utilidade públicos constituem, grosso modo, motivos gerais que justificam a desapropriação de bens ou direitos pela Administração.
b) Certo:
Trata-se de proposição escorreita, porquanto alinhada ao teor do art. 5º,
"Art. 5º (...)
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;"
A necessidade de fiscalização do consumo de água, por óbvio, não se enquadra em qualquer das exceções acima previstas, no citado preceito constitucional, de sorte que, realmente, o fiscal da concessionária precisa do consentimento do morador para adentrar na residência deste.
c) Errado:
Na realidade, a homologação do certame é efetivada em momento procedimental posterior à abertura dos envelopes contendo as propostas, como se depreende do art. 43, III e VI, da Lei 8.666/93:
"Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:
(...)
III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;
(...)
VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação."
E assim deve se dar, realmente, visto que a homologação é ato por meio do qual a autoridade competente verifica a regularidade do procedimento, atestando-a, de maneira que não poderia ocorrer antes mesmo de as propostas serem oferecidas pelos licitantes.
d) Certo:
Por fim, este item traz conceito correto acerca da essência do poder de polícia. De fato, cuida-se de prerrogativa com base na qual a Administração impõe limites e condicionamentos ao exercício de direitos e liberdades, com vistas à satisfação do interesse público.
Gabarito: Letra C
Deixe um comentário