A Comunicação Oficial, assim como todo Ato administrativo público, atende aos princípios contidos no artigo 37 da Constituição Federal que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Todos esses princípios, de algum modo, são praticados nas redações oficiais que são emitidas pelos órgãos públicos, sobretudo, os princípios da Impessoalidade e Publicidade. Observando as frases abaixo, qual a que não fere o princípio da Impessoalidade?
- A) Acho a proposta muito pertinente.
- B) Defendo que o projeto seja implantado com as devidas retificações.
- C) Estou de acordo com as modificações apresentadas no documento.
- D) Solicito a compra de dois computadores para o Setor.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Solicito a compra de dois computadores para o Setor.
A Comunicação Oficial, assim como todo Ato administrativo público, atende aos princípios contidos no artigo 37 da Constituição Federal que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Todos esses princípios, de algum modo, são praticados nas redações oficiais que são emitidas pelos órgãos públicos, sobretudo, os princípios da Impessoalidade e Publicidade. Observando as frases abaixo, qual a que não fere o princípio da Impessoalidade?
a) Acho a proposta muito pertinente.
b) Defendo que o projeto seja implantado com as devidas retificações.
c) Estou de acordo com as modificações apresentadas no documento.
d) Solicito a compra de dois computadores para o Setor.
Gabarito: Letra D
O princípio da impessoalidade traz dois vetores de observância obrigatória.
O primeiro diz respeito à exigência de que a Administração Pública deve ser impessoal e isonômica em suas relações com os particulares, ou seja, não é possível que se diferencie particulares que se encontram em situação idêntica, salvo os casos previstos expressamente na Constituição e na lei.
O segundo consiste na proibição de utilização da máquina pública como forma de autopromoção do agente público. Tal disposição está prevista no art. 37, §1º da CF/88, senão vejamos:
Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Nesse sentido, perceba que a atuação administrativa deve estar sempre pautada pela busca de realização do interesse público, ou seja, o interesse privado estará sempre em segundo plano.
Logo, a que mais se aproxima do conceito de impessoalidade é a compra de dois computadores para o Poder Público, à medida em que se destina ao atingimento de finalidade pública específica.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra D.
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