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A  supremacia  do  interesse  público  sobre  o  privado,  também  chamada  simplesmente  de  princípio  do  interesse  público ou da finalidade pública, princípio implícito na atual  ordem jurídica, significa que os interesses da coletividade são mais  importantes que os interesses individuais, razão pela qual a Administração, como defensora dos interesses  públicos, recebe da lei poderes especiais não extensivos aos  particulares. 

 

Alexandre Mazza. Manual de direito administrativo.  8.ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. 

 

Com relação a esse princípio, assinale a alternativa correta. 

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B)   Só existe  a  supremacia  do  interesse  público  primário  sobre o interesse privado. O interesse patrimonial do  Estado  como  pessoa  jurídica,  conhecido  como  interesse  público  secundário,  não  tem  supremacia  sobre o interesse do particular. 

A questão versa acerca da Administração Pública. Nesse contexto, algumas prerrogativas são decorrentes do super-princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. Vejamos as 12 prerrogativas mais evidentes no cotidiano administrativas, conforme elencada Alexandre Mazza (Manual de direito administrativo. 9. ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 109-110, grifamos):

 

São exemplos de prerrogativas especiais conferidas à Administração Pública e seus agentes decorrentes da supremacia do interesse público:

1) possibilidade de transformar compulsoriamente propriedade privada em pública (desapropriação); (LETRA D)

2) autorização para usar propriedade privada em situações de iminente perigo público (requisição de bens). Exemplo: requisição de veículo particular, pela polícia, para perseguir criminoso; (LETRA C)

3) poder de convocar particulares para a execução compulsória de atividades públicas (requisição de serviço). Exemplo: convocação de mesários para eleição;  (LETRA A)

4) prazos processuais em dobro para contestar e responder recurso, ou seja, em todas as suas manifestações processuais, não se aplicando tal benefício quando a lei estabelecer prazo próprio (art. 183 do CPC);

5) possibilidade de rescindir unilateralmente contratos administrativos;

6) dever de o particular dar passagem no trânsito para viaturas sinalizando situação de emergência;

7) presunção de legitimidade dos atos administrativos;

8) impenhorabilidade dos bens públicos;

9) impossibilidade de perda de bens por usucapião (imprescritibilidade dos bens públicos);

10) presença de cláusulas exorbitantes nos contratos administrativos;

11) possibilidade do exercício, pelo Estado, do poder de polícia sobre particulares;

12) poder para criar unilateralmente obrigações aos particulares (imperatividade).

 

No que toca a LETRA E, temos que os atos de gestão são marcados pela horizontalidade das relações entre Administração e administrados, sendo este princípio mais presente nos atos administrativos de império, conforme ensina Alexandre Mazza (Manual de direito administrativo. 9. ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 110):

 

A noção de supremacia do interesse público é mais forte (aplicação direta) nos atos administrativos de império, marcados por uma relação de verticalidade; enquanto nos atos de gestão a horizontalidade da relação entre a Administração e o particular afasta o reconhecimento total da supremacia (aplicação indireta).

 

Por fim, temos que a LETRA B está correta, pois somente o interesse público primário pode se sobrepor ao interesse particular. O secundário, por sua vez, como reflete um interesse meramente patrimonial, não goza desta supremacia. Vejamos novamente com Alexandre Mazza (Manual de direito administrativo. 9. ed. - São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 109):

 

Convém reafirmar que só existe a supremacia do interesse público primário sobre o interesse privado. O interesse patrimonial do Estado como pessoa jurídica, conhecido como interesse público secundário, não tem supremacia sobre o interesse do particular.

 

Portanto, gabarito LETRA B.

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