Assinale a alternativa que corresponde ao dever dos órgãos e das entidades públicas quanto às informações de interesse coletivo por eles produzidas.
- A) Orientar em relação aos procedimentos para a consecução do acesso.
- B) Promover a divulgação em local de fácil acesso.
- C) Proteger a informação, garantindo-se sua disponibilidade quando solicitado.
- D) Assegurar a disponibilidade das informações referentes aos projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos relacionados à segurança da sociedade e do Estado.
- E) Autorizar o acesso integral à informação, mesmo que ela seja parcialmente sigilosa.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Promover a divulgação em local de fácil acesso.
Gabarito: LETRA B.
A questão versa sobre a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal, disciplinando o acesso à informação no âmbito da União. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta correta.
a) Orientar em relação aos procedimentos para a consecução do acesso.
Incorreto. Esta é uma função exclusiva do serviço de informações ao cidadão. Vejamos:
Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:
I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:
a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;
b) Promover a divulgação em local de fácil acesso.
Correto. Este é um dos deveres dos órgãos e entidades públicas. Vejamos:
Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
c) Proteger a informação, garantindo-se sua disponibilidade quando solicitado.
Incorreto. Deve-se proteger a informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade mesmo quando não solicitado, posto que se trata de uma incumbência dos órgãos públicos. Confira-se:
Art. 6º Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:
[...]
II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e
III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.
d) Assegurar a disponibilidade das informações referentes aos projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos relacionados à segurança da sociedade e do Estado.
Incorreto. Pelo contrário, a informação referente a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado não pode ser franqueada ao amplo acesso. Vejamos:
Art. 7º. [...]
§ 1º O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado
e) Autorizar o acesso integral à informação, mesmo que ela seja parcialmente sigilosa.
Incorreto. Quando a informação é parcialmente sigilosa e não for autorizado seu acesso integral, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo, conforme a literalidade do art. 7º, § 2º, da Lei de Acesso à Informação - LAI:
Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
[...]
§ 2º Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo.
Portanto, gabarito LETRA B.
Deixe um comentário