Leia as afirmativas a seguir:
I. A ausência do servidor público ao seu serviço provoca danos ao trabalho ordenado da instituição e reflete negativamente no desempenho organizacional.
II. As ações de atendimento ao cidadão devem cumprir o princípio constitucional da eficiência.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.
Gabarito: Letra A
Leia as afirmativas a seguir:
I. A ausência do servidor público ao seu serviço provoca danos ao trabalho ordenado da instituição e reflete negativamente no desempenho organizacional.
CERTO. A assertiva encontra amparo no inciso XIV, alínea 'l' do Decreto nº 1.171/94, que trata do Código de Ética dos servidores públicos federais.
Veja os termos do Decreto:
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;
Assim, item correto.
II. As ações de atendimento ao cidadão devem cumprir o princípio constitucional da eficiência.
CERTO. A assertiva exige conhecimento do art. 37 da CF/88.
Nesse sentido, o referido artigo determina expressamente os princípios administrativos, a saber:
- Legalidade;
- Impessoalidade;
- Moralidade;
- Publicidade;
- Eficiência.
Veja:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Dessa forma, veja que o princípio da eficiência é de observância obrigatória pela Administração Pública, inclusive no que trata das ações de atendimento ao cidadão.
Portanto, item correto.
Sendo assim, é correto afirmar que as duas afirmativas são verdadeiras.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra A.
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